1 É pecado a mulher se pintar e se enfeitar? R: Não!
Rebeca recebeu de seu sogro Abraão, pendentes (brincos nas orelhas, Ezequiel 16.12) e pulseiras nas mãos(Gênesis 24.22,30,47). Antes do bezerro de ouro, as mulheres já usavam brincos (Êxodo 32.2,3a). Note que já se enfeitavam antes do pecado!
2 É pecado o homem usar anéis? R: Não!
José, Mardoqueu e o filho pródigo de Jesus usavam anel como enfeite (Gênesis 41.42 Ester 8.2 Lucas 15.22)
3 É pecado usar cordão no pescoço? R: Não!
Daniel usava cordão (Daniel 5.16,29) José também usava (Gênesis 41.42) Salomão recomendava o seu uso (Provérbios1.9 Cantares 1.10) a dracma perdida de Jesus, fazia parte de um colar (Lucas 15.8)
4 Colares e anéis eram usados pelo povo de Israel, e foram ofertados ao Senhor(Números 31.50), pulseiras, pendentes(brincos), anéis tanto de homens, como de mulheres israelitas, como ofertas (Êxodo 35.22)
5 O Senhor comparou o reino dos céus a um comerciante de jóias(Mateus 13.45).
6 O próprio Deus é que enfeitava as mulheres de Israel (Ezequlel 16.914). Note que já se enfeitavam antes do pecado!
7 Deus reprovava um coração orgulhoso pelo uso de jóias, e não os acessórios(Isaías 3.1624). Note que já se enfeitavam antes do pecado!
8 Enfeitarse era a coisa mais normal naquela época (Jeremias 2.32Isaías 61.10)
9 A Bíblia condena os exageros, e não o seu uso em si (I Timóteo 2.9 I Pedro 3.3)
10 É pecado a mulher cortar o cabelo? R: Não!
O mesmo Paulo raspou a cabeça obedecendo a lei do nazireado(Atos 18.18 21.23,24). Aliás, se no Antigo Testamento podia raspar a cabeça em voto ao Senhor (Números 6.2–9), imagine no Novo! Paulo sabia que a lei do nazireado, a qual ele praticava, se estendia também às MULHERES, ou seja, o apóstolo jamais podia ser contra a mulher raspar a cabeça, se ele mesmo obedecia um mandamento que permitia isso(Op. cit., 6.2,9). Paulo era um autêntico judeu criado segundo as tradições judaicas(Filipenses 3.5) e profundo conhecedor dos costumes hebraicos(Gálatasl 1.14), sendo assim, ele jamais ofenderia um judeu dizendo que ele era uma desonra para Deus orando de cabeça coberta, sabendo que os judeus tem por tradição orar com uma espécie de xale sobre a cabeça e usar o kippa[chapeuzinho redondo](I Coríntios 11.4,7). Aliás, quem nunca viu os judeus orando no Muro das Lamentações em Israel. Isso confirma que o apóstolo estava dando um conselho de cunho regional e não universal.
A Bíblia fala em mudança de caráter, e nunca em mudança de roupa, pois toda criatura é santificada pela Palavra de Deus e pela oração, e não pela roupa(I Timóteo 4.4,5). Os próprios fariseus, que eram “inimigos” declarados de Jesus, deram testemunho da postura dEle em relação à aparência: “…porque não olhas à aparência[a roupa] dos homens, antes com verdade[mostrando dentro da Palavra] ensinas o caminho de Deus…”(Marcos 12.14). O Senhor em João 7.24, afirma que não devemos julgar as pessoas pela aparência[pela roupa], mas segundo a reta justiça, ou seja, pelo caráter diante de Deus e da sociedade. O apóstolo Pedro, ministro conhecido na Bíblia por sua austeridade, ao falar da conduta do cristão declara: “A conduta de vocês entre os pagãos deve ser boa[exemplar], para que quando eles os acusarem de criminosos, tenham de reconhecer que vocês praticam boas ações…”(I Pedro 2.12 — NTLH), isto é, sejam dignamente honestos, tanto diante de Deus como diante dos homens(II Coríntios 8.21; I Tessalonicenses 4.12 ― ARC). Em momento algum ele falou de vestimentas, e sim, de caráter. O próprio Senhor Jesus ratificou as palavras de Pedro, em João 13.35, onde Ele afirma que os seus seguidores serão conhecidos por todos, não pelas roupas, mas pelo amor que amardes uns aos outros.
Reflexão: Isaías 29.13 Mateus 22.16 João 7.24 II Coríntios l0.7 Colossenses 2.2023
Os legalistas quando ensinam suas “doutrinas”, demonstram um flagrante despreparo no que tange a interpretação bíblica, principalmente, quando tocam no assunto sobre vestimentas.
A Bíblia Sagrada não apresenta apenas uma linguagem literal, mas outras linguagens, e entre elas, a alegórica. Quando o livro do Apocalipse fala sobre a nudez, o apóstolo João está referindo-se ao caráter, e não ao acessório físico(Op. Cit., 19.8;cf. II Co 5.3,4). No versículo 3.18 diz: Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e vestidos brancos, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez…. Interpretar esta passagem em epígrafe ao pé da letra é de uma ignorância repugnável! Aqui João está falando de valores espirituais, que são infinitamente superiores aos valores materiais desta vida terrena(cf. Na 3.5).
Interpretando corretamente a linguagem alegórica deste versículo:
Ouro Provado no Fogo — Nossas obras espirituais(I Co 3.12-15)
Vestidos Brancos Para Que Te Vistas — Nossas obras espirituais. Jesus disse: Estive nu e me vestistes, e na realidade Jesus nunca andou nu(Mt 25.36-40;cf. Ap 19.8). Outras passagens abordando vestir-se e nudez usando figuras de linguagem:
Te Vesti Com Roupas Bordadas(Ez 16.10)
Cobria-me de Justiça e Ela me Servia de Vestido(Jó 29.14)
Ai Daquela Grande Cidade Vestida de Linho Fino(Ap 18.16)
Um Anjo Vestido de Uma Nuvem(Ap 10.1)
Segundo Colossenses 3.9, a nudez(despir-se) é a eliminação do velho homem com suas práticas, isto é, a deformidade de caráter da pessoa antes de converter-se a Cristo, que representava uma vergonha social(Sl 109.18; Is 3.17; Lm 1.8; Ez 16.8,36,37; Os 2.9,10; Mq 1.11; Na 3.5).
Além do livro de Apocalipse ser repleto de simbolismos e figuras, há também um fundo histórico, indispensável a interpretação de qualquer livro da Bíblia. Laodicéia era uma cidade muito rica, e se orgulhava de seus tecidos e de sua indústria de tinturaria. Foi por isso que Cristo disse que ela deveria comprar vestes brancas, símbolo da santidade e justiça(Sl 51.7; Ec 9.8; Is 1.16-18).(Nota do Versículo de Apocalipse 3.18, da Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, CPAD, Rio de Janeiro, 2004)
Paz se Possível, Mas a Verdade a Qualquer Custo!
Martinho Lutero(1483-1546)