A Bíblia é um Livro Arcaico?

6

Comentário de um leitor no Gospel+ sobre o texto Causa Gay:

“Eu sou ateu e por isso me considero livre pensador, pois não estou sujeito a regras pre concebidas e a preconceitos de livros arcaicos. Religião e’ isso intolerância, obscurantismo, guerra e preconceito da Inquisição ao 11 de setembro a religião deixa seu rastro de monstruosidade propagando o ódio cego aos “diferentes”. Cria zumbis que são incapazes de pensar de modo racional e seguem cegamente livros arcaicos que autorizam ate mesmo o apedrejamento ate a morte de crianças desobedientes (levitico). Torço para que esse pais não vire a ser um pais fundamentalista como países como Ira e Afeganistão onde mora o ódio de classes. Vcs evangélicos contribuem para uma nação obscurantista que persegue minorias sejam elas gays, espiritas, católicos..”

Resposta:

Caro leitor, muito obrigado por seu comentário. Acho que você é livre sim para acreditar no que quiser.

Também me considero um livre pensador.

Sou formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora e pós-graduado em Estatística.

Já li vários livros e com base em quê você argumenta que um livro seja arcaico? Pela sua idade?

Você conhece Platão ou Sócrates? Eles viveram antes de Jesus, e seus escritos são de antes do Novo Testamento. Acha que suas idéias são arcaicas?

Outra coisa. Para se criticar um livro, é necessário conhecer a obra por inteiro. Já li esse livro inteiro uma dezena de vezes, e acho que talvez possa criticá-lo. Você já o leu inteiro?

Como ateu que você é e livre pensador, espero que não leia as coisas com uma idéia pré-concebida ou de forma preconceituosa, como está dizendo que a religião é. E concordo que na maioria das vezes é mesmo.

Em que você acredita? Tem certeza que seja verdade? Como já discuti pelo menos uma centena de vezes com ateus, posso te afirmar que você não tem certeza, e se disser que tem dirá por ter fé nisso. No big ben ou sei lá qual teoria você acredite. Talvez apenas ignore os fatos para tentar viver em paz.

O fato da negação é o caminho que muitos encontram para viver suas vidas. Porém isso não muda nada. Não muda seu interior e não te faz uma pessoa melhor. Apenas negar ou desconstruir coisas tem um preço alto.

Agora, se você é ateu, nós somos frutos do acaso. Por quê se preocupa com moral? Na verdade isso deveria ser apenas uma questão de viver bem uns com os outros e cada sociedade deveria escolher suas normas de condutas. Qual o problema com a morte pela lei então? Se somos fruto do acaso, existimos apenas. Não há propósito na nossa existência.

Agora, se temos uma moral internamente, isso é algo no mínimo estranho não? Dizer que tudo é fruto de uma formação aleatória? A complexidade do corpo humano. Seu olho, se tivesse uma coisa fora do lugar você não enxergaria. A capacidade de sentir, de amar, de odiar, de pensar. A busca pelo transcendental que está presente em todas as culturas do mundo, inclusive tribos em lugares muito distantes. Como explicar isto?

Agora, querer colocar a culpa na religião é no mínimo injusto. O problema não está na religião em si, mas no homem. Como o homem está na religião também, ele a destrói. Nem todos que se dizem cristãos são cristãos. Ser cristão é ser imitador de Jesus. Seguir aquilo que Ele ensinou. Muito diferente do que você está dizendo: Ele dizia: Ame aqueles que te perseguem. Se te baterem numa face, dê a outra. Dizia para amar aqueles que nos odeiam. Isso é o cristianismo brother.

Agora, colocar a culpa no cristianismo, que na verdade é culpa do pecado do homem é injustiça.

Aqueles países que se consideram ateus como você é, são os que mais perseguem Cristãos, você sabia disso?

A Coreia do Norte que é um pais ateu declaradamente considera os cristãos um mal, como você diz, e os envia para campos de concentração onde são mortos. Sabia disso? Ou na China, onde a igreja é fiscalizada pelo governo que também é ateu, e não dão liberdade aos cristãos e perseguem muitos líderes religiosos.

Qual será o problema desses lugares? A religião?

O problema está no pecado. Por isso Jesus veio para morrer no nosso lugar querido. O livro arcaico que você diz que é, mudou minha vida. Eu estaria morto se Deus não tivesse falado comigo através desse livro que você diz ser arcaico. Infelizmente alguns amigos não tiveram a mesma escolha e eles não estão mais aqui. Quer saber um pouco da minha historia? Entra lá em Sobre Mim no http://www.somenteagraca.com

Querido, é por fé mesmo que cremos em Deus. Se eu te disser tudo que já vi, tudo que experimentei e tudo que já ouvi de Deus, você não acreditaria porque foi para mim. Mas já vivi milagres, já presenciei milagres e já vi pessoas serem libertas por causa de Jesus.

Mas eu cri antes de ver tudo isso.

Oro a Deus para que você tenha um encontro com Ele. Ele não muda por você não acreditar nEle, porém você sim.

Abraços!!!!


6 COMENTÁRIOS

  1. Quero me desculpar pelos erros de grafia. Estava escrevendo de um tablet com teclado em inglês e aproveito a agradecer o site que desde já aprofundou na discussão de meus escritos que pensava errou (erroniamente) não seria públicada por sentimento obscurantista e irracional.

    “Você conhece Platão ou Sócrates? Eles viveram antes de Jesus, e seus escritos são de antes do Novo Testamento. Acha que suas idéias são arcaicas?”

    Conheço sim alguns de seus escritos e ja escreví uma crítica (artigo) ao livro “Ética anicômaco” de Aristóteles em minha graduação de Direito. Artigo este que foi publicado em revista especializada na área jurídica e que rendeu nota máxima. Estudei filosofia no meu curso de Direito, além de estudar em pós-graduação e em curso preparatório a concurso de Diplomacia. Quanto a “arcáica”, o dicionário aurélio diz textualmente: “antiquado, obsoleto” e é exatamente isso que acho da bíblia, do alcoorão e de alguns pensamentos de Sócrates e Aristóteles que inegavelmente, ambos contribuiram para ao pensamento humano naquela época, mas que apresentam falhas hoje em dia. O Filosofia da Grécia Antiga deu a humanidade contribuições área política como a “Demo-cracia” que é o poder do povo e que foi consolidado mesmo depois da Revolução Francesa que questionou o poder do Rei e da Igreja.

    Sócrates defendia entre outras coisas a pedofilia e chegou de ser acusado dessa prática. Platão, a quem você cita, defendeu a escravidão em vários escritos. Isso são idéias atuais ? Acho que não ! Ambas violam Direitos Humanos, hoje reconhecidos e inquestionáveis. Direitos esses que a sociedade moderna conseguiu conquistar questionando e não sendo submissa a padrões que a sociedade antiga como a sociedade grega e romana perpetuaram. A Bíblia tem falhas gravíssimas com relação a Direitos Humanos e em várias passagens do “livro sagrado”, do “livro inquestionável”, do livro “escrito ou insipirado por Deus” mostra isso textualmente ora justificando a escravidão, ora autorizando a morte de pessoas que trabalham aos sábados (NUMEROS 15: 31-36) Devemos matar centenas de milhões de pessoas que trabalham aos sábados ? Acho que não numa civilização nenhuma pessoa que tenha o mínimo de inteligência deve acreditar nisso.

    No Primeiro mandamento diz: “NÃO TERÁ OUTROS DEUSES ALÉM DE MIM” Qual a sentença da Bíblia? Deuteronômio 17:6-7: “levarás às tuas portas o homem, ou a mulher, que tiver cometido esta maldade, e apedrejarás o tal homem, ou mulher, até que morra.
    Pela boca de duas ou de três testemunhas, será morto o que houver de morrer; pela boca duma só testemunha não morrerá. A mão das testemunhas será a primeira contra ele, para matá-lo, e depois a mão de todo o povo; assim exterminarás o mal do meio de ti” Como posso seguir um livro que propõe isso ? Isso sim é uma aberração que não deveria estar em nenhum lugar e muito menos ser lido por crianças. Quer continuar ?

  2. Moral é uma coisa relativa e não absoluta ela varia conforme a cultura e o tempoo. Quer um exemplo ? É imoral para os islâmicos que mulheres mostrem a face, nós (ocidentais) consideramos isso normal. Para os índios matar gêmios é um ato moral, para nós é imoral. No passado escravizar negros era um ato considerado moral, a sociedade aceitava o fato de que brancos eram superiores, isso hoje em dia é repudiado. Então a MORAL é relativa, esta relacionada ao tempo e ao espaço. Hoje o que vemos como imoral, pode ser moral amanhã e vice-versa porque a sociedade não é monolítica ela avança ou regridi.

    Mas tem uma moral que ela é basilar em toda as sociedades e em todos os tempos. Se vc der um tapa na cara de uma pessoa, aqui, no polo norte ou na China ela vai sentir da mesma forma. Essa moral não precisa de livros, de filosofia ou de ensinamento, ela esta no sentimento que cada ser vivo carrega dentro de sí. NÃO FAZER AOS OUTROS O QUE VC NÃO QUER A SI MESMO, talvez exprime melhor o que eu falo e para mim basta essas preciosas frases. Quantos Cristãos seguem esse preceito quando perseguem homosexuais verborragiando ódio ?
    Essa moral é a moral que tento seguir..é tão simples que uma criança pode entender e para mim a recompensa disso é a PAZ SOCIAL e não o “Paraíso celeste”

    • Querido, muito obrigado pelos comentários e pela disposição de compartilhar suas idéias a fim de crescermos juntos.

      Com relação ao seu argumento contra o antigo testamento, o que posso te dizer é que era a lei da época voltada para o homem antigo e para entendê-la, você precisaria entender a cultura da época, um pouco de como vivia o homem antigo no mundo oriental a mais de 7.000 anos atrás. Como você é advogado, sabe que não era uma questão de moral, mas de lei a ser seguida. Se não descumprissem a lei, não seriam penalizados.

      Ao ler a bíblia é necessário fazer uma transposição cultural, entender para quem foi dito aquilo, quem eram os receptores, quem era o autor, entender a situação pela qual estavam passando e então entenderemos o por quê de muitas palavras que olhando de fora, e fora de contexto podem soar estranhas para nós. Principalmente quando falamos de culturas orientais, que são completamente diferentes das ocidentais.

      O mesmo ocorre no caso deles tentando interpretar a nossa cultura.

      No caso do cristianismo, não seguimos nenhumas dessas leis. Depois de Jesus não precisamos seguir nenhuma dessas leis. Na verdade todos os mandamentos se resumiram em amarmos uns aos outros como Cristo nos amou. Nosso fundamento de fé está baseado nos ensinamentos de Jesus. Algum deles é obsoleto?
      Ensinamentos que se seguidos no mundo, não teríamos miséria, nem fome, nem guerras, nem desigualdade, nem nada disso. A questão de terem “cristãos” que não vivem isso, prefiro outro ensinamento de Jesus: Não olhe para o erro dos outros, primeiro olhe para os seus.

      Você levantou algumas questões interessantes e gostaria de levantar outras para que você possa me responder então.

      – Como o universo surgiu?

      – Pode uma pessoa de origem humilde, que troca os Ls pelos Rs, aos 18 anos sem nunca ter estudado uma outra língua, nem nunca ter saído da cidade do interior de minas onde morava, falar em outra língua fluentemente? Eu presenciei isso. Deus falou comigo através dessa pessoa, que cresceu junto comigo e eu sabia espanhol, ela não.

      – Como explicar uma mulher de menos de 60kg, conseguir jogar na parede do outro lado da sala, um homem de mais de 80kg? E uma criança de apenas 13 anos expulsou o demônio dessa mulher em nome de Jesus, e a mesma voltou ao normal sem remédios nem nada? (essa criança era eu).

      – Como explicar um terreiro de macumba, onde uma mulher recebia “espíritos” que sabiam tudo a seu respeito? Inclusive o que você falou na sua casa apenas para sua mãe? (é, também vi isso).

      Querido, entenda, existe muito mais coisas que você pode explicar. O universo é enorme e somos como grão de areia nele. Dizer que isso é fruto do nada e que não houve uma inteligência por trás de toda essa perfeição é ter muita fé no Big Ben.

      Não quero convencê-lo de nada, pois ninguém me convenceu. O Senhor que veio a mim e falou comigo. E oro para que Ele fale contigo também. Que mude sua história.
      Que Ele ilumine sua mente e abra seus olhos espirituais para ver aquilo que é invisível aos olhos.

  3. DEUS, EM NOME DE JESUS E NO PODER DO SEU ESPÍRITO SANTO, TIRA A OBSCURIDADE DA MENTE DESTE POBRE ATEU, SALVE-O E LEVANTE–O PARA PREGAR A SUA SANTA PALAVRA COM GRANDE PODER E GLÓRIA. MANIFESTE-SE À ELE SENHOR,HUMILDEMENTE LHE PEÇO.

  4. Olá, me considero um Cristão e citoTito 3 :1-11:
    “Admoesta-os a que se sujeitem aos principados e potestades, que lhes obedeçam, e estejam preparados para toda a boa obra;
    Que a ninguém infamem, nem sejam contenciosos, mas modestos, mostrando toda a mansidão para com todos os homens.
    Porque também nós éramos noutro tempo insensatos, desobedientes, extraviados, servindo a várias concupiscências e deleites, vivendo em malícia e inveja, odiosos, odiando-nos uns aos outros.
    Mas quando apareceu a benignidade e amor de Deus, nosso Salvador, para com os homens,
    Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo,
    Que abundantemente ele derramou sobre nós por Jesus Cristo nosso Salvador;
    Para que, sendo justificados pela sua graça, sejamos feitos herdeiros segundo a esperança da vida eterna.
    Fiel é a palavra, e isto quero que deveras afirmes, para que os que crêem em Deus procurem aplicar-se às boas obras; estas coisas são boas e proveitosas aos homens.
    Mas não entres em questões loucas, genealogias e contendas, e nos debates acerca da lei; porque são coisas inúteis e vãs.
    Ao homem herege, depois de uma e outra admoestação, evita-o,
    Sabendo que esse tal está pervertido, e peca, estando já em si mesmo condenado.”

  5. Se vc não cre na existencia de DEUS, então porque é q muitas vezes você sente 1 vazio tão grande q vc nem sabe mesmo o motivo,vc pode não admitir + vc sente q algo falta em sua vida, todos nós qdo não conheciamos a Deus ou negavamos sua existencia como vc faz, sentiamos esse vazio, vc ja tentou preeche-lo de varias maneiras em vão, pq querendo ou não esse vazio só pode ser preechido com a presença de Deus, não precisa nos responder pra se justificar, qdo estiver só, pense nisso, só Jesus pode satisfazer o que deseja o teu coração, tem coisas q nem seus amigos, familia ninguem sabe+ mas Jesus pode te responder. vamos orar p/ q encontre as respostas p as peguntas qexiste dentro de vc.DEUS o abençoe.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here