Texto Base Bíblico: João 4: 15
Jesus respondeu, e disse-lhe: Qualquer que beber desta água tornará a ter sede; Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna. Disse-lhe a mulher: Senhor dá-me dessa água, para que não mais tenha sede, e não venha aqui tirá-la.
Introdução: A ciência nos ensina que uma substância líquida conhecida como h²o, é chamada de água. Sem esta substância o homem não pode viver. O corpo humano é composto de 70% de água. Sem água os animais, o homem e toda vegetação perecem. Ela tem sido ao longo dos anos, uma importante substância na vida do homem. Desde aos tempos remotos já se fala dela. A Bíblia diz que Deus criou os céus e tudo que nela há (Gen. 1:1-2) “ No princípio criou Deus os céus e a terra. E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas”.
Comentário
No texto que lemos encontramos uma mulher, cujo nome não é revelado, apenas que ela era da cidade de Samaria, por esta razão é conhecida como a Samaritana. Jesus deixou a Judéia e foi outra vez á Galiléia, e nessa viagem era necessário passar por Samaria. Em Samaria tinha uma pequena cidade chamada Sicar. Havia também neste local, um poço conhecido como a “Fonte de Jacó”, que Ele tinha edificado e entregue a José seu filho (Gênesis 33: 19 – 48:22)
E chegou Jacó salvo à Salém, cidade de Siquém, que está na terra de Canaã, quando vinha de Padã-Arã; e armou a sua tenda diante da cidade. E comprou uma parte do campo em que estendera a sua tenda, da mão dos filhos de Hemor, pai de Siquém, por cem peças de dinheiro. “Depois disse Israel a José: Eis que eu morro, mas Deus será convosco, e vos fará tornar à terra de vossos pais.” “E eu tenho dado a ti um pedaço da terra a mais do que a teus irmãos, que tomei com a minha espada e com o meu arco, da mão dos amorreus.”
Era quase a hora sexta (três horas da tarde),quando Jesus cansado sentou-se junto da fonte para um descanso,quando veio uma mulher de Samaria e Jesus abriu um diálogo pedindo-lhe água. Ela indignada com sua atitude de pedir-lhe água questionou o fato de Ele Jesus (Judeu e ela Samaritana ) não quis dar água a Jesus. (Para entender a melhor esta situação precisa como pano de fundo analisar um pouco a mulher).
1) – Ela era uma mulher. Por ela ser uma simples pessoa do sexo feminino não poderia estar mantendo uma conversa com um homem em público. Havia este preconceito. Eles não poderiam estar conversando. Mas Jesus quebra este preconceito e inicia uma conversa com ela pedindo água.
– Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber. (v.7)
2) – Ela era uma Samaritana – Os Judeus, não conversavam com os samaritanos devido o fato de os povos ser de Samaria que na época de o Rei Acabe e de Jesabel rainha ímpia e idolatra que cultuavam diversos deuses pagãos, inclusive Baal que recebiam sacrifício de crianças. O povo de Samaria era, portanto idólatra aos olhos dos Judeus que cultuavam a Javé ou Jeová.
Sendo ainda uma mulher samaritana e ainda prostituta Jesus não poderia estar conversando com ela pelo zelo de ser Judeu e de ser um homem de bem.
Mas Jesus quebra essas duas barreiras quando pede água para ela.
Nesta passagem das Bíblia Sagrada explica-nos de uma maneira muito precisa que o homem não pode viver sem água.
Jesus estava no poço buscando água, a mulher também estava no poço buscando água. Ela também deseja desta água. Mas Jesus explica-lhe sobre uma água especial, que ela não precisaria ir mais ao poço buscar para beber dela. Ele fala de uma água viva, e a mulher samaritana se interessa pela água. Também nesta passagem apreendemos sobre o poço (v.11) água (15) e o cântaro (23).
I – O POÇO É FUNDO – (v.11) Disse-lhe a mulher: Senhor, tu não tens com que tirá-la, e o poço é fundo; donde, pois, tens essa água viva?
A mulher observou que Jesus n não possuía nada em suas mãos para tirar a água e ainda lhe disse que o poço era fundo. O poço poderia ser muito fundo, mas para Jesus ele não estava preocupado com a profundidade do poço e nem com esta situação. Ela estava preocupada com a profundidade do poço.
Muitas vezes ficamos preocupados assim. Às vezes chegamos ao fundo do poço. Não sabemos mais o que fazer, e quanto mais o tempo passa, mais fundo o posso fica. As drogas têm assolados vidas preciosas aos olhos de Deus. Jovens, adolescentes têm chegado ao fundo do poço. Lares estão sendo quebrados, infidelidade conjugal, esposo,esposa tem chegado ao fundo do poço.
O homossexualismo tem trazido separações e divido lares e desmantelados a sociedade, jovens ainda estão chegando ao fundo do poço, por não saberem a razão de viver. Muitas pessoas estão atoladas em dívidas e estão no fundo do poço e não conseguem sair.Grandes empresas tem tido falência em seus negócios e estão no fundo do poço e não sabem mais que fazer.Para muitos a vida esta vazia e sem razão e o poço é fundo, não conseguem olhar para a realidade, pois vivem de ilusão, da mentiras e de fantasias. Estão no fundo do poço e não consegue sair.
Para muitas pessoas o poço é muito fundo e não conseguem sair dele. Pó causa da tristeza, do desânimo, do stress, depressão, que lhe abatem não consegue sair dele.
As doenças, desempregos, frustrações têm deixado muitos no fundo poço e assim, não conseguem sair de lá.
Mas a Bíblia diz que Jesus conhece cada um de nós, sabe de nossos poréns e quer nos ajudar. Ele sabe e oferece ajuda por mais fundo que seja o poço, o Seu braço nos alcançará lá, Por mais difícil que seja a situação. Ele nos quer tirar do fundo do poço. Jesus disse Vinde a mim todos os cansados e oprimidos e eu vos aliviarei (Mateus 11>28)
Muitas vezes nos vamos até o poço e bebemos desta água amarga, frustrada e sem vida. E quando bebemos desta água voltamos a ter sede. Mas Jesus nos quer dar uma boa água, para não mais precisar ir ao poço.
II – A ÁGUA VIVA
Disse-lhe a mulher: Senhor dá-me dessa água, para que não mais tenha sede, nem venha aqui tirá-la. (15).
A mulher samaritana sempre vinha ao poço para buscar água. Ela já estava cansada desta vida.
Esta água não matava a sua sede. Constantemente ela teria que voltar ali e beber desta água.
As vezes somos assim constantemente estamos água que não sacia a nossa sede.
Estamos que num deserto e sempre queremos mais água.
Às vezes bebendo destas águas amargas como povo de Israel no deserto, não puderam beber das águas porque eram amargas, símbolo das águas do mundo que o mundo oferece, que o ódio oferece, que a inveja oferece, que a tristeza oferece, que as drogas oferecem, que o homossexualismo, a mentira, a luxúria, a soberba oferece. (Gen 15: 22 – 23)
São estas águas poluídas que muitas vezes bebemos e esquecemos pior que elas sejam sempre voltamos ao poço para novamente beber dela. Ela não mata a nossa sede,mas sempre nos convida a beber novamente.
A mulher samaritana queria uma outra água, pois ela sofria em seu modo de vida, sofrendo nas mãos de vários homens que não eram seu marido (15-16). E assim ela estava cansada desta vida.
Foi então que Jesus ofereceu uma água diferente, e se ela tomasse não iria mais ter sede.Jesus estava dizendo para ela que Ele era a água que ela precisava beber e quem beber desta água não terra mais sede.
Hoje Jesus vive e quer dar a mim e a você esta água maravilhosa, para você não ter mais sede deste mundo. A água que Jesus quer dar brotará dentro de você a vida eterna (v14).
Esta água resolve tuas tristezas, dores, mágoas e solidão. Ela é limpa e cristalina. Não tem sujeira e nem derrota.
Esta água anima os fracos e cansados. Esta água limpa o coração cheio de ódio,inveja,luxúria e destrói o vício das drogas, bebidas etc.
Jesus te convida… ”Quem quer dela não terá mais sede”
.
III – O CÂNTARO
Deixou, pois a mulher o seu cântaro (28).,
Umas das coisas que a mulher samaritana carregava com ela todas as vezes que ia buscar água era o seu cântaro. Por muitas vezes ela levava consigo. Neste cântaro ela carregou a água que tirava do poço.
Mas chegou o momento que ela não precisava mais dele, pois conheceu algo melhor. Ela deixou o cântaro e foi a cidade e convidou as pessoas para conhecer a Jesus. Diz a Bíblia que as pessoas da cidade foram ter com Jesus.
A bíblia ensina sobre o Cântaro de 2duas maneiras:
1) – Como um objeto para ser colocado água, temos como exemplo em 1° Reis 18:34 – Marcos 14:13.
2) – Como símbolo da vida. Eclesiastes 12:6
“ antes que se rompa a cadeia de prata, ou se quebre o copo de ouro, ou se despedace o cântaro junto à fonte, ou se desfaça a roda junto à cisterna”.
Nesta passagem da samaritana ela deixa o seu cântaro, ou seja, ela deixa em sua vida o que era muito importante para ela. Pois nele ela guardava a água. Isto nos ensina três lições:
1) – Ela deixou que as suas prioridades, passassem a ser secundárias e que Jesus tornasse a ser prioridade,
2) – Ela deixou a sua vida velha para traz e começou uma nova vida.
3) – Ela deixou a vida de pecado para seguir a Jesus.
CONCLUSÃO
Jesus esta interessado em nossos problemas,, temos decisões a serem feitas. Que profundidade tem sido o poço? Que tipo de água estamos tomando? Que tipos de cântaros, que são prioridades precisamos deixar? E buscarmos em Jesus a solução para nossas viver?
Jesus quer nos tirar do fundo poço,por mais fundo que ele seja, Seu braço de amor nos alcançará. Ele quer nos dar água viva para bebermos. Ele quer concertar o nosso cântaro (nossa vida), mesmo que esteja quebrado. Mesmo que nossas prioridades não tenha sido Ele. Quer nos abençoar. Caso você deseje que Ele te abençoe repita esta oração em vos alta:
Senhor Jesus, eu reconheço que estou no fundo do poço, que preciso de ajuda. Senhor Jesus perdoa os meus pecados e me transforma na pessoa que tu queres que eu seja. Escreve o meu nome no livro da vida. Em nome de Jesus Amém. Se esta oração tem sido o desejo de teu coração escreva-nos.