Home »

Ziclague, lugar de luta e vitória

Avatar de Everson Barbosa Publicado por Everson Barbosa em 20 de janeiro de 2012
Tags: , , , , , , , , , ,

Estudos Bíblicos em seu email

Receba Estudos Bíblicos em seu email gratuitamente! Insira seu email:

Gospel+ no Twitter!

ou no facebook

Ziclague, lugar de luta e vitória

Texto base: 1 Sm 30

Visite: Gospel +, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica Gospel

O texto relata a história de Davi quando morou em Ziclague. Havia uma palavra profética sobre sua vida, sua família, sua descendência com relação ao governo de Israel. Entretanto, Deus começou a usar Davi de forma bem simples, levando-o para a guerra a fim de defender os interesses do reinado de Saul.

Davi era um homem segundo o coração de Deus. Não porque nunca pecava, mas porque ele conhecia princípios eternos que dirigiam sua vida: o temor do Senhor, a obediência à instrução, o respeito à autoridade que Deus instituiu e não se opunha a ela em hipótese nenhuma (mesmo sendo perseguido por Saul).

O Senhor tinha algo poderoso para Davi, uma promessa especial. Contudo, para chegar lá, ele precisou primeiro passar por Ziclague. Só então conseguiu começar a visualizar e a experimentar a realidade desse sonho, quando recebeu a notícia da morte de Saul e a coroa chegou até ele.

Ziclague representa um tempo de muita luta. É bom observar, que na Bíblia, batalha, guerra, peleja é regra; a vida de paz é exceção. Por isso todo cristão precisa aprender a guerrear. É verdade que algumas (poucas) batalhas, o Senhor vai dizer: “Descansa, pois nessa guerra você não terá que pelejar.” Mas todas as outras, Ele dará forças aos valentes para guerrear. Quem estiver enfrentando uma luta vai ter que persistir, sangrar e, talvez, até morrer pela sua fé.

Nem sempre se sai ileso de uma batalha, o que não significa que ela não foi vencida. Mas, algumas vezes, as perdas são tão grandes e deixam marcas tão profundas que é até difícil comemorar. Nem sempre se sai sem arranhões ou cicatrizes das guerras rumo à promessa de Deus. Isso serve para lembrar ao soldado que ele não venceu pela força de seu braço, foi o Senhor dos Exércitos que o conservou em vida.

Ziclague havia sido saqueada pelos amalequitas. Quando Davi e seus valentes voltaram de uma guerra, ao invés de encontrarem descanso e alegria só viram assolação. Quando esperavam ser acolhidos e consolados, só receberam péssimas notícias. Quando estavam exaustos e precisando de descanso, descobriram que ainda tinham que resgatar suas mulheres e crianças das mãos dos inimigos. No versículo 6, a Bíblia diz que o povo ficou em grande amargura e desejou apedrejar Davi.

Nessa situação, Davi aprendeu algo importante: a se reanimar no Senhor! Ao se isolar por um tempo e ficar a sós com Deus. horas e horas. ele conseguiu se reanimar sem o auxílio de nenhum dos seus companheiros, confiando apenas no Todo-Poderoso. Assim, foi capaz de renovar suas forças e ter ânimo suficiente para voltar ao campo de batalha e buscar os cativos. Davi descobriu o segredo de perseverar até Deus intervir!

Nada se recebe sem pagar o preço. Quem quer ter experiência com Deus, unção e vitória? Vai pagar o preço!

Os verdadeiros vencedores são aqueles que aprendem a se reanimarem no Senhor.

Por Harold McLaryea – Escola Adorando 2012

Fonte: Adorando

"As opiniões ditas pelos colunistas são de inteira e única responsabilidade dos mesmos, as mesmas não representam a opinião do Gospel+ e demais colaboradores."


PS.: Comentários via Google+ estão logo abaixo desabilitados no momento.


Comentários via Facebook

Sua resposta

Adicione seu comentário abaixo, ou faça trackback de seu site ou blog. Você pode também assinar esses comentários via RSS.
Seja legal. Não escreva em CAIXA ALTA. Mantenha no tópico. Limite de 3000 caracteres no comentário.

Há 5,000 comentários no Estudos Bíblicos.