Inimigos da Oração

1
40

“Antes de tudo, pois exorto que se use a prática de súplicas, orações, intercessões, ações de graça, em favor de todos os homens, em favor dos reis e de todos os que se acham investidos de autoridade, para que vivamos vida tranqüila e mansa, com toda piedade e respeito. Isto é bom e aceitável diante de Deus nosso Salvador, o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade” 1 Tm 2.1-4

Há seis terríveis armas, que o diabo utiliza, para paralisar as asas de oração dos filhos de Deus.

1º Cansaço

O Cansaço paralisante, que te impede de orar sem cessar. Mas, justamente na oração podes dominar essa fadiga desnatural, pois a Bíblia diz: “Mas os que esperam no Senhor renovam as suas forças. Faz forte ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor” Is 40.31 a,29. Atira-te na corrente da oração. Ali encontrarás o verdadeiro e genuíno descanso.

2º Distração

Não consegues concentrar-te. Outros pensamentos te assaltam. Durante a oração, percebes assustado que teus pensamentos estão longe. Essa arma do inimigo fica sem efeito com a oração em voz alta. Davi diz no Salmo 55.16-17: “Eu, porém, invocarei a Deus, e o Senhor me salvará. À tarde, pela manhã e ao meio-dia farei as minhas queixas e lamentarei; e ele ouvirá a minha voz”. Filho de Deus, ora em voz alta e inteligível, então os poderes da distração não terão influência sobre ti!

3º Intranqüilidade interior

Uma intranqüilidade inexplicável domina-te. Justamente essa intranqüilidade só pode ser removida na oração. Seja qual for a origem – pecado, nervosismo ou incredulidade – A Bíblia diz: “Confia os teus cuidados ao Senhor, e ele te susterá: jamais permitirá que o justo seja abalado” Sl 55.22. E continua: “Porque estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu”
Sl 42.11. Ouve: somente na oração recebes ajuda também quanto a essa situação.

4º Pressa

A arma que satanás usa com maior sucesso, contra muitos que querem orar, é a pressa. O que a Escritura diz em Eclesiastes 8.3? “Não te apresses em deixar a presença dele”. Qual o motivo da tua pressa? A quantidade de serviço! Não vês fim no teu trabalho. Mas justamente e somente na oração, cria-se as condições para o melhor e mais rápido termino do trabalho. Quando mais oras, tanto mais trabalhas. Sei que isso PE contra a nossa lógica, mas a experiência de milhares confirma-o, e a Bíblia o diz em Isaias 55.2-3 a : “ Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão; e o vosso suor naquilo que não satisfaz? Ouvi-me atentamente, comei o que é bom, e vos deleitareis com finos manjares, Inclinai os vossos ouvidos, e vinde a mim; ouvi e a vossa alma viverá”. Pela tua oração constante, tuas tarefas diárias ficam envoltas nas fontes de poder divinas. Percebes admirado que o tempo que passaste em oração fervorosa foi o melhor utilizado, e a terrível arma da pressa fica sem efeito.

5 º Desânimo

O desânimo é uma arma que paralisa muitas pessoas de oração. Desânimo significa: não olhar longe o suficiente. A Bíblia diz: “Olhando firmemente para Jesus”. Isso significa: não olhar para o visível e sim olhar para Jesus – olhar na oração! Estás desanimado por causa da tua fraqueza, desanimado por causa das tuas derrotas, desanimado por causa de situações tristes. Paulo diz em 2 Coríntios 4.8 “Em tudo somos atribulados, porém, não angustiados; perplexos, porém não desanimados”. Por quê? Ele orava. Isaías diz: “Fortalecei as mãos frouxas, e firmai os joelhos vacilantes. Dizei aos desalentados de coração: Sêde fortes, não temais. Eis o vosso deus. A vingança vem, a retribuição de Deus; ele vem e vos salvará” Is 35.3-4. Só há uma maneira de afastar o desânimo: Através da oração sincera. Enquanto escrevo, parece-me que poderes ocultos querem impedir-me de escrever aquilo que ocorre. Eu sei que Satanás tenta tudo para desanimar-te para que não possas crer que a oração abre as eternas fontes de poder de deus. Mas, pelo nome de Jesus também esses poderes foram vencidos. Digo aos corações desalentados: Orem! Façam hoje um novo começo! Digam alto: Escolho a vontade de Deus e recuso a vontade de Satanás, pelo nome de Jesus. A vontade de deus é que tu ores; a vontade de Satanás, que não ores.

6º Indolência

A indolência é uma arma maliciosa, que Satanás usará contra aqueles que querem tornar-se pessoas de oração. É a arma da carne, da impotência. Tu te ajoelhas, queres orar; mas não sai quase nenhuma palavra. É tudo tão difícil. A carne não consegue orar. Como podes ficar livre dessa terrível inércia e dessa impotência? Aqui está a resposta: Ora com a Bíblia! Lê sempre de novo, em voz alta, as promessas que falam da oração. Jesus disse: “Pedi, e dar-se-vos-a; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á” Mt 7.7. Diz ao Senhor: não consigo pedir, mas tu dizes na tua Palavra que devo fazê-lo, e isso perseverantemente. Mostra-lhe toda a tua miséria. Não te cala! E enquanto falas com ele sobre isso e lês sua Palavra, perceberás repentinamente como a faísca da oração te atingiu, tua inércia desaparece, e podes chegar até ao trono da graça.

Jesus, ajuda a vencer, quando tudo desaparece,

quando vejo somente minha própria ruína,
quando não encontro poder para orar,
quando sou como um animal assustado.
Ó Senhor, queiras no íntimo das almas
unir-te aos mais profundos gemidos.

1 COMENTÁRIO

  1. Agradeço a Deus por existir esse site gospel, pois tem me ajudado muito no estudo da Bíblia.
    Tenho algo a acrescentar nesse comentário que é, a respeito da escrita.
    Os responsáveis pelo estudo bíblico devem tomar mais atenção quanto a escrever o nome “Deus” com letra minúscula,pois todo o nome que se refere ao grande “Eu Sou” é obrigatório ser escrito com letra maiúscula. Pois o “deus” de letra minúscula é o derrotado.
    Devemos ter reverência, temor, até na hora de escrevermos Seu nome, ou títulos.
    Não me levem a mal, isso é uma questão de reverência.
    Deus os abençõe com a paz do SENHOR Jesus.

DEIXE UMA RESPOSTA