Lamentavelmente, já ouvi muitas vezes o texto de Jeremias 48.10: “Maldito aquele que fizer a obra do Senhor negligentemente, e maldito aquele que vedar do sangue a sua espada!”, ser utilizado para exortar os crentes a serem zelosos e fervorosos na obra do Senhor para que não ficassem sujeitos, em caso contrário, à maldição contida no citado texto.
O capítulo de Jeremias no qual este versículo se encontra inserido é o quadragésimo oitavo, e neste temos uma profecia dirigida contra Moabe.
As profecias de Is 15 e 16, e de Amós 2, contra Moabe, se cumpriram nos dias dos assírios, sob o rei Salmanasar, que havia invadido Moabe muito antes dos dias de Jeremias.
Mas, as profecias aqui descritas contra todas as cidades de Moabe, e a sentença do Senhor de que deixaria de ser nação, foram cumpridas por Nabucodonosor de Babilônia, cerca de 5 anos depois da destruição de Judá.
É importante lembrar que os moabitas, juntamente com os amonitas haviam se juntado a Babilônia para a ajudarem no cerco de Jerusalém, porque era historicamente, grande o ódio que estas duas nações tinham contra os israelitas, desde os dias de Moisés.
Então é profetizado aqui, o dia de ajuste de contas, especialmente pelo modo como desprezavam a Israel, sendo os moabitas e amonitas, descendentes de Ló, o sobrinho de Abraão, o que servia somente para agravar ainda mais o juízo deles.
O versículo décimo de Jeremias 48 tem sido muito mal empregado na Igreja, onde se afirma que qualquer pessoa que fizer a obra do Senhor negligentemente é maldita, como forma de ameaça e incentivo a levar os crentes a trabalharem com perfeição na obra de Deus, o que de fato deve ser buscado, mas nunca, jamais, debaixo de tal ameaça de maldição, porque a citação deste versículo pode ser entendida no contexto imediato e seguinte do próprio versículo, no qual se afirma a quem se aplicaria a maldição proferida pelo profeta: “aquele que vedar do sangue a sua espada!”, ou seja, todo babilônio que estava sendo levantado por Deus para uma destruição em todas as cidades de Moabe pela espada. Então, o soldado de Babilônia que embainhasse a sua espada e não a sujasse com o sangue dos moabitas, seria considerado maldito.
Além disso, deve ser considerado que nenhum crente genuíno está debaixo de qualquer condenação ou maldição de Deus, uma vez que fora resgatado das mesmas por Jesus Cristo, de uma vez para sempre. Então devemos focar em que consiste o tipo de zelo e fervor que são exigidos dos crentes na Palavra de Deus.
Falando dos judeus, Paulo afirma que eles têm zelo de Deus, mas sem entendimento. Devemos, mesmo como crentes, evitar esta mesma deficiência, pois é possível ter um espirito fervoroso e muito zelo na obra do Senhor, e no entanto, não ter discernimento ou um conhecimento adequado do evangelho e da vontade de Deus.
Isto é muito comum de se ver em nossa vida quando somos novos convertidos, mas importa fazermos progresso à medida que amadurecemos na fé, equilibrando o zelo com o entendimento.
Devemos também ter o cuidado, porque é muito comum ocorrer que ao se ganhar um melhor entendimento, se perca muito do zelo e do fervor que tínhamos no começo.
O próprio apóstolo Paulo diz que estava cheio de um zelo errado antes da sua conversão, quando pensando estar servindo a Deus, era perseguidor do evangelho, e fizera isto por ignorância da verdade.
Os próprios crentes estão sujeitos a isto, por conta de uma ignorância dos princípios fundamentais da Palavra de Deus, que podem ser rejeitados e até atacados em razão da citada ignorância, e do seu muito zelo em querer fazer a obra, só que de maneira inconveniente e errada.
1 – zelos (grego) – zelo
João 2.17 Lembraram-se então os seus discípulos de que está escrito: O zelo da tua casa me devorará.
Romanos 10.2 Porque lhes dou testemunho de que têm zelo por Deus, mas não com entendimento.
II Corintios 7.7 e não somente com a sua vinda, mas também pela consolação com que foi consolado a vosso respeito, enquanto nos referia as vossas saudações, o vosso pranto, o vosso zelo por mim, de modo que ainda mais me regozijei.
II Corintios 7.11 Pois vede quanto cuidado não produziu em vós isto mesmo, o serdes contristados segundo Deus! sim, que defesa própria, que indignação, que temor, que saudades, que zelo, que vingança! Em tudo provastes estar inocentes nesse negócio.
II Corintios 9.2 porque bem sei a vossa prontidão, pela qual me glorio de vós perante os macedônios, dizendo que a Acaia está pronta desde o ano passado; e o vosso zelo tem estimulado muitos.
II Corintios 11.2 Porque estou zeloso de vós com zelo de Deus; pois vos desposei com um só Esposo, Cristo, para vos apresentar a ele como virgem pura.
Filipenses 3.6 quanto ao zelo, persegui a igreja; quanto à justiça que há na lei, fui irrepreensível.
Filipenses 3.6 quanto ao zelo, persegui a igreja; quanto à justiça que há na lei, fui irrepreensível.
Colossenses 4.13 Pois dou-lhe testemunho de que tem grande zelo por vós, como também pelos que estão em Laodiceia, e pelos que estão em Hierápolis.
2 – zeloo (grego) – zeloso
I Corintios12.31 Mas procurai com zelo os maiores dons. Ademais, eu vos mostrarei um caminho sobremodo excelente.
I Corintios 14.1 Segui o amor; e procurai com zelo os dons espirituais, mas principalmente o de profetizar.
I Corintios14.39 Portanto, irmãos, procurai com zelo o profetizar, e não proibais o falar em línguas.
II Corintios 11.2 Porque estou zeloso de vós com zelo de Deus; pois vos desposei com um só Esposo, Cristo, para vos apresentar a ele como virgem pura.
Gálatas 4.17 Eles vos procuram zelosamente não com bons motivos, mas querem vos excluir, para que zelosamente os procureis a eles.
Gálatas 4.18 No que é bom, é bom serdes sempre zelosos, e não só quando estou presente convosco.
Apocalipse 3.19 Eu repreendo e castigo a todos quantos amo: sê pois zeloso, e arrepende-te.
3 – zeo (grego) – fervoroso
Atos 18.25 Era ele instruído no caminho do Senhor e, sendo fervoroso de espírito, falava e ensinava com precisão as coisas concernentes a Jesus, conhecendo entretanto somente o batismo de João.
Romanos 12.11 não sejais vagarosos no cuidado; sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor;
Pr Silvio Dutra