A VERDADEIRA ELEGÂNCIA DE UMA MULHER

0

Elegância

OBS: Em primeiro lugar este texto é um texto voltado para mulheres, meninas e moças cristãs que buscam uma vida de elegância pautada na Palavra de Deus!

A ELEGÂNCIA DE UMA MULHER

Elegante mesmo, é confiar em DEUS e viver para Sua Glória
Esses dias, peguei uma destas revistas de moda e mulher enquanto esperava a minha hora para fazer a unha em um salão, e ao folheá-la uma página me chamou muita atenção.

portanto nessa página, discutia-se a “ELEGÂNCIA DAS MULHERES”.

Essa reportagem me chamou atenção porque uma das coisas que mais admiro em uma mulher não é a beleza externa dela. Mas sim a elegância que a meu ver é a maneira dela se portar em todas as ocasiões.

Infelizmente, hoje em dia, quando falamos da elegância de uma mulher, a maioria das pessoas logo pensam no seu modo de vestir ou de se arrumar.

Também para a minha infelicidade, no artigo desta revista não tinha nada de útil nem de interessante. Não se referiam à elegância como algo relacionado ao comportamento e a atitude, mas sim a fatores unicamente externos.

Além disso eles abordavam a elegância de uma mulher apenas no quesito visual. Não obstante, davam dicas das melhores roupas da moda, sapatos, maquiagem, cabelos e até perfumes.

Mais importante. Eu fiquei pensando:

“Na realidade as coisas não funcionam assim. Eu conheço muitas mulheres que conseguem seguir todas essas dicas com muito bom gosto, andam super na moda, são super produzidas, mas nem por isso as considero mulheres elegantes”

Foi quando surgiu a idéia de escrever um pouco sobre a Verdadeira Elegância!
A meu ver, elegância é muito mais que tudo isso!

Ser elegante engloba principalmente o comportamento, o jeito de falar, o jeito de ser portar, o jeito de pensar e até de se comunicar.

Fico feliz quando conheço mulheres realmente elegantes. Confesso que sou uma eterna admiradora delas. Agradeço a Deus pela oportunidade de conhecer mulheres assim, para que nós tenhamos a quem espelhar.

Em um mundo onde a maioria mulheres tem se rebaixado cada vez mais a um nível de vulgaridade e futilidade, onde as boas referências estão cada vez mais escasso, ainda existem muitos bons exemplos de mulheres que sabem usar o bom senso em todas as ocasiões e se destacam por isso.

Calma meninas… mas não quero escrever um texto sobre etiqueta!!! (rs)

Quero apenas chamar atenção para um tema que tem sido destorcido e desconsiderado nos dias atuais: a verdadeira elegância de uma mulher.

Diferente do que aquela revista de moda mostrou, e diferente do que a mídia insiste em infiltrar em nossas mentes, ao contrário a verdadeira elegância não está relacionada ao preço da nossa roupa ou o quão impecável nosso “look” esteja. A elegância e a boa aparência exterior são apenas um reflexo de um interior em harmonia.

O que seria então uma mulher de fato ELEGANTE? A mulher de Deus por si só é elegante.
A elegância começa no coração, em nos sentirmos bem conosco, em nos cuidarmos e nos valorizarmos, na certeza de que somos criaturas de Deus e em nosso corpo habita o Espírito Santo.

Algumas pessoas confundem o amor próprio com vaidade e ego, o que é completamente errado! Um dos mandamentos da Bíblia consiste em amar ao próximo como a nós mesmos, não é verdade? Não obstante, precisamos nos amar para podermos amar ao próximo, é a regra nº 1 da elegância.: SE AMAR, pois quem se ama, se cuida, se valoriza, se respeita.
Vejo mulheres que perdem a elegância exatamente por não se amarem, não se respeitarem e não se valorizarem. Meninas, se nós não nos valorizarmos, quem fará isso por nós?

Não existe nada de errado em nos arrumarmos, cuidarmos do nosso corpo, alimentação, aparência, saúde. O errado é termos o coração nessas coisas e supervalorizarmos a aparência. O errado é termos motivações egoístas e o que alimentam o nosso ego. Isso gera uma camada de soberba e orgulho em nossos corações! (obs: soberba e orgulho não são nada elegantes eim?!! rs)

De outro lado, tenho visto mulheres que descuidam da aparência, pois consideram que por terem se tornado cristãs isto já não é um fator importante. Ei mulherada…deixa eu compartilhar o que penso sobre isso com vocês:

“ Somos representantes do Senhor aqui na terra, somos filhas do Rei. Como igreja, Jesus é o nosso noivo, não é mesmo? Precisamos sim nos preocupar em estar bem para o Senhor em todas as áreas: física, emocional e espiritual. Se uma dessas áreas estiverem em baixa, com certeza influenciará nas demais e não conseguiremos trabalhar na obra com tanto entusiasmo e alegria. Como representantes do Senhor, devemos nos preocupar com cada detalhe de nossa vida e de nosso testermunho. Devemos nos preocupar com todas as formas que poderemos glorificar o nome de DEUS através de nosso viver.”

Por favor,não me interpretem mal.(rs).
Precisamos ter a convicção de que DEUS não olha a aparência, o Senhor não vê como o homem vê. Assim, o nosso principal objetivo em cuidar de nosso corpo, saúde e aparência deve ser de agradar ao Senhor. Alias, somos apenas administradores de nosso corpo,pois o Senhor é o dono de todas as coisas!

Como vi que são poucas as orientações que nós,mulheres cristãs, encontramos sobre a verdadeira elegância, vou ser um pouco ousada e deixar minha dica:

Mulheres cristãs: precisamos compreender que nosso corpo é templo do Espírito Santo de Deus. Precisamos sim nos cuidar, exercitar, cuidar da alimentação, do bem-estar, da saúde. O Espírito Santo precisa se sentir à vontade em sua morada.

Precisamos alimentar bem o nosso coração com a Palavra de Deus, receber e desfrutar do seu amor por nós.
O exterior será um reflexo da satisfação e contentamento que encontramos na Presença de Deus.

Para nos tornarmos mulheres elegantes, precisamos somar as características da uma mulher virtuosa descrita em provérbios 31 com todas as outras orientações que encontramos na Bíblia a respeito das funções e comportamentos delegados à uma mulher.

A verdadeira elegância exala um bom perfume, mas não se trata daquele que compramos nas prateleiras comerciais, mas sim aquele que adquirimos ao ficarmos muito próximos de Deus, é o cheio do Lírio dos Vales, porque é o bom perfume de Cristo.

A mulher de Deus por si só é elegante, ela não precisa de adornos especiais, ela tem um brilho especial, a face de Jesus resplandece sobre seu rosto. Ah meninas, isso é melhor que maquiagem. (rsrs) Senão vejamos:

Mais importante “O coração alegre formoseia o rosto, mas pela dor do coração o espírito se abate”. Pv15.13

Portanto elegante mesmo é confiar em DEUS, viver para Sua Glória!

Mateus 5:16 nos diz: “Assim resplandeça a vossa luz diante do homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.”

A mulher elegante de verdade, entende o propósitos pela qual foi criada, sabe que Deus delegou responsabilidades que homem nenhum poderá exercer. Ela sabe o valor que Deus lhe atribui. Dessa forma, ela se valoriza e sabe que diante de Deus, seu valor excede ao de muitos rubis, trata-se de uma joia rara e muito preciosa.

Diferente do que o artigo desta revista de moda mostrou a mulher de Deus é elegante ainda que não esteja de salto alto. Não é como ela “se veste” que faz a diferença, mas sim como ela se “comporta” e como ela é “segura” por confiar em Deus.

Bom meninas… espero que de alguma forma esse texto seja útil para que nós mulheres e possamos enxergar que a maioria das coisas que a mídia nos impõe a respeito da beleza e da elegância de uma mulher é mentira.

É enganação e é altamente perigoso. Pois assim nós esquecemos dos princípios de Deus para as nossas vidas e nos esquecemos o que de fato é importante! Para finalizar deixarei alguns iténs que uma mulher elegante deve procurar seguir, deixo também este versículo para a nossa constante meditação:

“Enganosa é a beleza e vã a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa sim será louvada.” (Provérbios 31:30)

Precisamos aprender mais com as mulheres da Bíblia.

Portanto, que nosso coração esteja enfeitado com a beleza de Cristo. Que a beleza de Cristo se veja em nós.
Escrevo naquEle que deixa para nós, mulheres, o melhor manual de elegância.

Finalmente, o fato de eu ser mulher, não me torna um tipo diferente de cristã, mas o fato de eu ser cristã, me torna um tipo diferente de mulher. (Elizabeth Elliot)

Elegante mesmo,em minha opinião, é aquela mulher que:

1- Não se contradiz- Conduz sua vida de maneira sábia e harmoniza seus pensamentos, discursos e ações.

2- Sabe adequar-se em todas as situações.

3- Valoriza as coisas simples da vida, olha nos olhos,é sensível a dor do próximo.

4- Elegante mesmo é falar baixo, ser discreta, vestir-se e agir com o fruto do Espírito Santo. “Imagine um porco carregando um anel de ouro no focinho. Eis a melhor referencia bíblica de uma mulher sem descrição. Pv1.22

5- Obedecer a Deus e revestir-se com a SUA armadura. Estes trajes são adequados para todas as ocasiões.

6- Elegante aquela mulher que não reclama, não murmura. Além disso, expõe sua posição de forma clara e sincera, mas em hipótese nenhuma com arrogância.

7- É aquela que agradece mais e reclama menos.

8- É aquela que é fiel, humilde e constante.

9- Portanto ouve mais e fala menos.

10- Além disso elogia mais e critica menos.

11- A Mulher elegante não é feminista, ao contrário é doce, além disso é auxiliadora e amável.

12- Quando casada é submissa, quando solteira é segura!

11- Cumpre com seus compromissos, responsabilidade e obrigações.

12- É aquela que retribui um gesto carinhoso.

13- Consequentemente é aquele que tem mais prazer em servir.

14- É aquela que ajuda ao próximo com um coração voluntário.

Ah… portanto elegante mesmo é aquela mulher que consegue manter a serenidade que a confiança de Deus lhe proporciona mesmo estando em meio ao caos.

Beijos no coração. Eu amo muito vocês!!!!! Fiquem com DEUS!
@raissabomtempo
www.raissabomtempo.blogspot.com.br


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here