Porque com uma só oblação, aperfeiçoou para sempre os que são santificados.
Com seu sacrifício na cruz, Cristo santificou-nos para Deus de forma definitiva e perfeita. “Porque com uma só oblação (a oferta de seu corpo e de sua vida), aperfeiçoou para sempre os que são santificados”. Mas a santificação em nós mesmos, que é realizada pelo Espírito Santo, não está concluída, ainda está longe de ser perfeita.
“Deus nos escolheu em Cristo antes da fundação do mundo”. Ele “nos fez aceitos no amado”. De maneira que todos nós quando recorremos a Cristo em busca do perdão e da salvação, somos aceitos e amados por Deus, ainda que continuemos a ser pobres pecadores, e é por isso que ainda necessitamos de admoestações e exortações, para fazer morrer em nós muitas de nossas más inclinações.
Não fomos aceitos e amados por Deus devido à nossa boa conduta, senão tão somente pelos méritos de Jesus Cristo. Por isso, o melhor que podemos fazer e o que mais agrada a Deus, é crer que graças ao sacrifício de Cristo fomos perfeitamente santificados. Graças a essa “uma só oblação”, ou oferta, podemos estar seguros do perdão e da salvação, ainda que em meio das imundícies e das misérias que há em nós. Se não cremos e não confessamos isso, negamos também que nossa santidade dependa unicamente de Cristo.
Lutero disse: “Aquele que não quer confessar que pela fé é um santo e justo filho de Deus, senão que sempre está mirando seus pecados e lamentando-se por suas fraquezas, se comporta como se dissera: Não creio que Cristo tenha morrido para pagar por meus pecados; sim, não creio no Evangelho, não creio em uma só palavra da Bíblia a respeito da salvação em Cristo”.
Oremos:
Pai Celestial, dá-nos a todos da tua graça para que ouçamos e recebamos humildemente tua Palavra como tua mesmo. Que te agradeçamos e te louvemos de coração por ela.
C.O.Rosenius (1816-1868) – Nuevo Dia – Trad .Sóstenes Ferreira da Silva