A vontade de Deus faz toda diferença

1

O livro de Jeremias que leva o nome do Profeta mostra a realidade que se encontrava o reino de Judá por ocasião à vida de pecado que estavam levando. O profeta Jeremias foi chamado ao ministério profético que abrangeu um período de 40 anos no reino de Judá (626 a.C. até 586 a. C.). As autoridades não recebiam bem as suas mensagens, pois se tratavam de mensagens de punição pelo afastamento que estavam de Deus. Jeremias foi rejeitado, perseguido e preso. Ele foi usado por Deus para anunciar o castigo que O Senhor ia mandar e ainda estava vivo quando as suas profecias se cumpriram.

Jeremias foi um profeta que enfrentou períodos difíceis em seu ministério. A realidade espiritual do povo não era nada agradável aos olhos de Deus. No entanto, mesmo nesse cenário de degradação espiritual, ele obedece a Deus e menciona a palavra do Senhor aos incrédulos.

Após a cidade de Jerusalém ser invadida por Nabucodonosor, muitos são levados cativos para Babilônia, e uma minoria são deixados para traz, entre eles o profeta Jeremias. A situação não era nada agradável, estava um grande caos devido a tanta desolação. O grupo que ficou em Jerusalém aos cuidados de Gedalias, sofre com a traição de um homem chamado Ismael, levando inúmeros a morte. Logo, Joanã se levanta para prosseguir no cuidado dos sobreviventes.

É nesse momento que sob a liderança de Joanã que eles vão consultar o profeta Jeremias para saber qual é a vontade de Deus para vida deles, dando parecer favorável de que aquilo que o Senhor disser, eles irão acatar. O capítulo 42 registra essa consulta ao profeta, eles queriam saber se era melhor ficar em Judá, ou se os sobreviventes deveriam partir para o Egito. Depois de dez dias O Senhor revela que todos deveriam ficar ali, mesmo em meio aquele caos, pois ali seriam abençoados. Caso contrário, se partissem para o Egito, a espada de Nabucodonosor que eles tanto temiam, iria alcançá-los lá; a comida que almejavam ter no Egito, não encontrariam, mas teriam fome.

É nesse cenário de tantos acontecimentos que tiramos algumas lições para nossa vida, principalmente em momentos que não sabemos o que fazer, ou qual a melhor decisão a ser tomada. A consulta ao profeta foi algo positivo, pois a princípio demostraram temor em querer saber a vontade de Deus. No entanto, quando Deus revela a eles que Sua vontade era que permanecessem em Judá, o povo tem uma atitude contrária, dizendo que o profeta estava falando por si, e não a vontade de Deus. Tornaram conhecedores da vontade de Deus, mas desprezaram-na dizendo que não era verdade, que aquela não era a vontade de Deus.

Muitas vezes queremos que nossa vontade prevaleça, e justificamos dizendo que todas as demais possibilidades são falsas, mesmo sabendo que não. A declaração de não estar errado é uma falsa paz que o homem costuma ter. Aprendemos com isso, que não devemos ser tão somente conhecedores da vontade de Deus, mas também praticantes.

Ainda, tiramos como lição, que, não importa o que Deus mandar, pois mesmo que seja aos nossos olhos loucura, sempre será o melhor, pois a vontade do Senhor é perfeita. Aquilo que parecia ser incabível para eles era realmente o que Deus queria. Precisamos entender que com Deus o difícil se torna fácil, mas sem Ele até o mais fácil se torna difícil.

Por mais estranho que pareça aos nossos olhos o que Deus nos pede, podemos descansar que será sem dúvida o melhor. Contudo, infelizmente eles optaram por seguir a vontade deles e não a de Deus. Deus disse para não descer ao Egito, lugar de suposta paz, porque lá seriam perseguidos, mas que ficassem em Judá em meio ao caos, em meio a destruição, porque ali o Senhor os abençoaria. O salmista disse: “Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam.” (Sl.23:4) Com Deus tudo é diferente, mas sem Ele, o melhor lugar que se possa imaginar é comparado a um nada.

Não se engane, a vontade de Deus sempre foi e sempre será a melhor decisão a ser tomada. Deus abençoe a todos.

Se desejar acesse:
http://pastorronaldomaia.blogspot.com.br/2014/04/a-vontade-de-deus-faz-toda-diferenca.html


1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here