Deus ama os seus santos como a preciosidade que foi comprada para Ele com o sangue do seu próprio Filho Unigênito; de modo que não permitirá que seja perdido o que foi comprado por um preço tão caro.
Se Ele se dispôs a pagar o preço da redenção com o sangue de Seu Filho, certamente sempre exercerá o Seu poder para manter o que Lhe pertence num estado santificado e eternamente ligado a Ele.
Deus fez uma aliança de sangue conosco que jamais poderá ser desfeita por qualquer poder, inclusive pela nossa própria vontade, uma vez tendo nós entrado em aliança com Ele, por meio da fé em Jesus Cristo.
É com a plena convicção desta verdade que devemos nos engajar na batalha contra os poderes das trevas. Satanás já foi julgado e despojado do poder que detinha sobre nós quando éramos, por natureza, filhos da ira (Ef 2.3).
Mas tendo recebido uma nova natureza por meio da fé em Jesus, a inimizade foi desfeita, e fomos reconciliados para sempre com Deus, de maneira que tendo andado anteriormente mortos em delitos e em pecados, agora temos a vida abundante de nosso Senhor Jesus Cristo habitando em nós.
É esta nova vida que triunfa sobre Satanás e todos os demônios. Por isso devemos andar em novidade de vida. Somos convocados a andar no Espírito (Gál 5.16), de maneira que vençamos os desejos da nossa própria carne, e consequentemente todas as forças do inferno que operam segundo a nossa fraqueza espiritual.
Se estamos fortalecidos no Senhor e na força do Seu poder, se estamos fortalecidos pela Sua graça, o Inimigo não pode nos vencer. Daí Jesus ter dito aos apóstolos para que deveriam vigiar e orar em todo o tempo, porque a carne é fraca para resistir às tentações do Inimigo, uma vez que ela é a nossa antiga natureza corrompida pelo pecado, mas o espírito renovado é vida e o poder triunfante, se vigiarmos e orarmos para que nele andemos.
Por conseguinte, é na comunhão com o Senhor que devemos ser achados permanentemente, e é somente a Ele que devemos recorrer para acharmos graça e poder para nos engajarmos nas batalhas que temos que enfrentar.
É na nossa submissão e obediência ao Senhor que reside o segredo do nosso fortalecimento pelo Espírito Santo.
Quando nos prostramos de joelhos diante dEle, quando tiramos as sandálias dos nossos pés como fizeram Moisés e Josué, podemos saber que a vitória será certa.
Esta guerra espiritual é vencida quando nos rendemos a Deus.
“Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.” (Tiago 4.7)
Quanto mais nos humilhamos diante do Senhor, mais Ele nos concederá a Sua graça (Tg 4.6), através da qual tudo podemos vencer e permanecer inabaláveis.
Pr Silvio Dutra