Significado de Ser Redimido

0

É muito usado o título de Redentor sendo aplicado a nosso Senhor Jesus Cristo, mas poucos conhecem qual é o significado de tal adjetivo, e como ele define uma parte muito importante da Sua obra em relação a nós.

No assunto da nossa redenção, nada há mais de descabido do que a falsa noção de que o preço que Jesus pagou com o Seu precioso sangue para nos redimir (comprar para Deus) teria sido feito a Satanás em razão de Adão ter transferido para ele a autoridade que havia recebido de Deus.

Nada há para ser pago ao diabo, até mesmo porque ele nada possui de seu por um ato legítimo e reconhecido por Deus. Ele nada criou e nada governa legalmente com o consentimento do único e verdadeiro Criador de tudo e de todos. Ele é o grande rebelde e usurpador cujo pagamento que receberá é de uma condenação eterna.
A compreensão do real significado da redenção, remissão, resgate, compra que Jesus efetuou, é muito ajudada pelo conhecimento da lei de resgate de propriedades que foi prescrita por Deus à nação de Israel nos dias do Velho Testamento.

Quando alguém perdesse uma herdade e não tivesse posses suficientes para reaver o bem perdido, este poderia ser resgatado pelo parente mais próximo da pessoa em seu nome.
Nós vemos isto por exemplo no livro de Rute, quando Boaz resgatou a herança do marido de Noemi, que havia morrido na terra de Moabe, em favor de Noemi.
“E eu resolvi informar-te disso e dizer-te: Compra-a diante dos habitantes, e diante dos anciãos do meu povo; se a hás de redimir, redime-a, e se não a houveres de redimir, declara-mo, para que o saiba, pois outro não há senão tu que a redima, e eu depois de ti. Então disse ele: Eu a redimirei.” (Rute 4.4)

Como este resgate era realizado por meio de um ato de compra, então a redenção por Cristo é também comparada a uma compra.
Nosso Senhor Jesus Cristo, nosso parente mais próximo, apresentou-se como resgatador, tal como Boaz, para resgatar o nosso direito de propriedade que havíamos perdido em razão do pecado, de modo que podemos herdar a vida eterna, e tudo o que se relaciona àquilo que temos da parte de Deus por direito adquirido em Jesus Cristo.
Boaz resgatou a propriedade para Noemi.

Jesus nos resgatou como propriedade para Deus.
Jesus pagou o preço total da nossa redenção, de modo que nada temos que pagar para a nossa salvação, até mesmo porque não tínhamos como liquidar o alto preço exigido pela justiça e santidade de Deus para a nossa redenção. Esta é a razão de ser gratuita para nós, porque custou para Jesus um alto preço.
Afinal não nos pertencíamos, antes mesmo da queda no pecado, porque o homem foi criado para ser propriedade de Jesus Cristo e de Deus Pai.

Deus não poderia jamais ser frustrado em Seu propósito eterno de ter muitos filhos semelhantes a Cristo, então o óbice do pecado deveria ser vencido pelo resgate efetuado pelo Senhor para que tal propósito pudesse ser cumprido.
Não fomos vendidos por Deus a ninguém quando pecamos. Simplesmente perdemos a posse de nossa herança eterna por causa do pecado, mas em Jesus Cristo, pelo preço que Ele pagou com o Seu sacrifício, fomos resgatados da maldição da Lei, da condenação eterna, da miséria eterna, e fomos reintroduzidos, pela esperança e pela fé, à posse de tudo o que Deus planejou conceder àqueles que o amam.

O fim da redenção, ou seja, o seu propósito, segundo Deus, é o de libertar os que estavam aprisionados para que pudessem usufruir da liberdade de verdadeiros filhos de Deus.
A causa de perda da nossa herança não foi Satanás, mas o nosso próprio pecado. E este pecado não poderia ser coberto com prata ou ouro, senão somente com o sangue de Jesus.
Assim, Satanás não tem parte nesta transação que é realizada entre Deus Pai, nosso Senhor Jesus Cristo, e nós pecadores.

Deus não tem que dar qualquer satisfação ao diabo para libertar qualquer alma que esteja debaixo da sua influência maligna.
Lembremos que o próprio diabo e todos os demônios são também criaturas de Deus e já se encontram condenados por Ele para um sofrimento eterno no lago de fogo e enxofre.
Mas os que foram redimidos por Cristo, aguardam a redenção final com a ressurreição de seus corpos por ocasião do arrebatamento da Igreja, quando o Senhor virá para reunir todo o Seu rebanho, de todas as épocas, no aprisco celestial.

1 – apolutrosis – resgatar, libertar

Lucas 21.28 Ora, quando estas coisas começarem a acontecer, olhai para cima e levantai as vossas cabeças, porque a vossa redenção está próxima.

Romanos 3.24 Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção (apolutrosis) que há em Cristo Jesus.

Romanos 8.23 E não só ela, mas nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção (apolutrosis) do nosso corpo.

I Corintios 1.30 Mas vós sois dele, em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção (apolutrosis);

Efésios 1.7 Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão (apolutrosis) das ofensas, segundo as riquezas da sua graça,

Efésios 1.14 O qual é o penhor da nossa herança, para redenção (apolutrosis) da possessão adquirida, para louvor da sua glória.

Efésios 4.30 E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção (apolutrosis).

Colossenses 1.14 Em quem temos a redenção (apolutrosis) pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados;

Hebreus 9.15 E por isso é Mediador de um novo testamento, para que, intervindo a morte para redenção (apolutrosis) das transgressões que havia debaixo do primeiro testamento, os chamados recebam a promessa da herança eterna.

2 – exagorazo – resgatar, redimir

Gálatas 3.13 Cristo nos resgatou (exagorazo) da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro;

Gálatas 4.5 Para remir (exagorazo) os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos.

3 – lutroo – redimir

Lucas 1.68 Bendito o Senhor Deus de Israel, Porque visitou e remiu (lutroo) o seu povo,

Lucas 2.38 E sobrevindo na mesma hora, ela dava graças a Deus, e falava dele a todos os que esperavam a redenção (lutroo) em Jerusalém.

Lucas 24.21 E nós esperávamos que fosse ele o que remisse (lutroo) Israel; mas agora, sobre tudo isso, é já hoje o terceiro dia desde que essas coisas aconteceram.

Tito 2.14 O qual se deu a si mesmo por nós para nos remir (lutroo) de toda a iniquidade, e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras.

I Pedro 1.18 Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados (lutroo) da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais,

Hebreus 9.12 Nem por sangue de bodes e bezerros, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário, havendo efetuado uma eterna redenção (lutroo).

4 – agorazo – comprar, redimir

I Corintios 6.20 Porque fostes comprados (agorazo) por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.

I Corintios 7.23 Fostes comprados (agorazo) por bom preço; não vos façais servos dos homens.

II Pedro 2.1 E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou (agorazo), trazendo sobre si mesmos repentina perdição.

Apocalipse 5.9 E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue nos compraste (agorazo) para Deus de toda a tribo, e língua, e povo, e nação;

Apocalipse 14.3 E cantavam um como cântico novo diante do trono, e diante dos quatro animais e dos anciãos; e ninguém podia aprender aquele cântico, senão os cento e quarenta e quatro mil que foram comprados (agorazo) da terra.

Apocalipse 14.4 Estes são os que não estão contaminados com mulheres; porque são virgens. Estes são os que seguem o Cordeiro para onde quer que vá. Estes são os que dentre os homens foram comprados (agorazo) como primícias para Deus e para o Cordeiro.


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here