Quando um sonho se desfaz e entramos em cavernas

PROPAGANDA
PROPAGANDA

Você pode estar se perguntando “como assim, entrar em uma caverna?”. Aqui não estou me referindo a uma caverna em seu sentido literal, mas você vai descobrir que existem sim algumas cavernas internas, dentro de nossos corações, que durante nossa vida, por inúmeras vezes, nós recorremos a elas principalmente quando um sonho se desfaz, quando um projeto se frustra.

No ano de 2009 prestei pela segunda vez vestibular na UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) para o curso de Comunicação Social, me preparei durante todo ano em um curso pré vestibular, realizei a prova e anciosamente aguardei pelo resultado até que no mesmo dia, 29/11 às 23:45h saiu o gabarito. Imediatamente peguei meu gabarito e conferi com o do site. Naquele instante não conseguia acreditar no que estava vendo, eu não havia passado pra segunda etapa do vestibular por cerca de 7 pontos mais ou menos. Naquela hora eu simplesmente vi os meus sonhos serem levados, assim como o vento leva uma folha. Entrei para o meu quarto e minha vontade naquele instante era simplesmente sumir e calar minha voz e acabei por me deparar com a primeira caverna que eu quero lhe falar, a caverna da depressão.

A minha expectativa era muito grande, eu imaginava que eu iria ficar em uma das melhores colocações, mas vivênciar aquela experiência foi um choque muito grande para mim. Minha alma se angustiou profundamente e naquele instante eu entrava em uma nova luta só que agora para não entrar na caverna da depressão que estava ali me rondando. Eu conheço várias pessoas que ainda hoje se encontram presos nessa caverna e outros que até hoje lutam para sair dela.

A caverna da depressão hoje tem destruído muitas vidas e famílias inteiras. Ela tem sido considerada como problema de saúde pública pela OMS (Organização Mundial da Saúde). A luta contra essa caverna é uma das mais difíceis de ser encarada, uma pessoa que tem depressão sente uma angústia de morte, pessoas que sofrem com esse problema relatam que elas sentem como se o peito delas estivesse sendo apertado, sufocado. Em estágios mais agudos a depressão, que é uma doença psicológica, se sintomatiza no corpo.

Agora falaremos um pouco sobre a caverna do medo. Hoje é muito comum se ouvir falar das fobias, do transtorno pós traumático e da síndrome do pânico. As três acima citadas podem ser classificadas como a caverna do medo. Existe ainda dentro da caverna do medo aquele medo que impede a pessoa de crescer, de sonhar, faz com que essas pessoas se tornem parecidos com “Bicho acuado com medo de tudo e de todos”. É isso mesmo, o medo paralisa essas pessoas para a vida, não as deixa viver verdadeiramente.

Há um relato bíblico no livro de Reis que ocorre logo após o profeta Elias vencer e matar os mais de quatrocentos e cinquenta profetas de baal. A rainha Jezabel após tomar ciência do ocorrido ameaça Elias e manda dizer a ele que por volta daquele horário Elias não mais viveria. Elias com medo, fugiu daquele lugar e se escondeu em uma caverna onde foi alimentado por corvos. Mas não era propósito de Deus que Elias permanecesse naquela caverna, assim como não é desejo do Senhor que você entre e tão pouco permaneça em qualquer uma dessas cavenas.

Suas feridas internas, suas angústias, seus medos, suas frustrações, seus problemas, enfim nada pode ser tratado dentro da caverna não. Está na hora de reagir amado(a)! Caverna é lugar pra morto e você esta vivo! Antigamente os mortos eram sepultados em cavernas. Outra coisa, caverna é lugar escuro, onde não há luz, o que prova que não é pra você: “Vós sois a luz do mundo, não se acende a vela e a coloca em baixo da cama mas no velador,para alumiar toda a casa.” As pessoas precisam da luz que está em você.

Quantas vezes já amarguei ver meu sonhos desfeitos, como se fossem fr;ageis castelos de areia que vão embora na primeira onda do mar que o atinge ou no vento mais forte. Por muitas vezes eu fiquei como um bichinho acuado com medo de tudo e de todos. Mas  se você se encontra em uma dessas cavernas, saia dela. E se está muito difícil, muito doído, tem uma palavra do Senhor para você: Levanta-te e resplandece porque já vem a tua luz e a Glória do Senhor está crescendo sobre tí (Isaías 60:1).

Muitas vezes neste instante você está se sentindo minúsculo nesta terra de gigantes, onde para se alcançar os ”degraus do sucesso” pessoas passaram por cima de você sem se importarem se te feriram ou até mesmo se mataram seus sonhos ou sua dignidade. Mas você não está sozinho, porque é em meio a essa terra de gigantes, dentro desse vale escuro que você será exaltado, levantado para brilhar e fazer a diferença. “O Senhor não te chamou por calda e sim por cabeça”, “por um Caminhos seus inimígos sairam contra tí mais por sete fugirão da tua presença” e finalmente, “alegra-te no Senhor teu Deus e ele realizará o desejo do teu coração”.

O tempo de você ficar na caverna já se passou, esta é a hora que você é chamado para sair, há algo muito importante que você precisa fazer. Está na hora de você semear sonhos.

PROPAGANDA
PROPAGANDA

6 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here