Um coração é tornado firme e seguro quando Ele considera e estima a honra de Deus mais do que a sua própria honra. Quando está disposto a sofrer injúrias e perseguições por amor a Cristo, e a se regozijar nisto, sem tentar defender a sua honra pessoal, mas deixando todo o caso nas mãos justas de Deus.
Que real dano pode ser causado à honra de uma tal pessoa como esta que anda na integridade do seu coração?
Que terrores podem lhe ser infundados pelos homens ou pelos principados e potestades do mal, se Ele tem colocado em Deus toda a sua confiança? Homens como estes são como Neemias, e do quê e de quem eles fugirão?
O temor de Deus em vez do temor dos homens faz que a ira natural se transforme em zelo espiritual, que a tristeza natural se transforme em alegria santa, e o temor natural em temor santo de Deus.
Jesus mesmo prevaleceu em oração com o Pai no Getsemâni até que recebeu força do alto na sua grande angústia para enfrentar tudo o que deveria enfrentar daquele momento em diante até a sua morte na cruz. De igual modo nós devemos proceder quando estes temores que o diabo e a carne trazem sobre nós em tempos de perigo a serem enfrentados. A oração é a melhor saída para o temor.
Pr. Silvio Dutra