Para Meditar

0

DEUS é onisciente ( conhecedor de tudo, para DEUS, o passado e o futuro são como presente ) .O porque que o homem sofre tanto ? Porque de tantas maldades no mundo ?

⦁ INTRODUÇÃO

Através deste estudo vou tentar responder a esta pergunta o porque que o homem sofre tanto? .O porque de tantas maldades no mundo ? para responde a está pergunta vou utilizar a BÍBLIA ( luz palavra de DEUS). MAS antes de começarmos a estudar gostaria de deixar entre parentes que este estudo que procurei fazer foi conforme a minha FÉ me mostra, mas a verdade é uma só João 14:6 -Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim..

1. CRIAÇÃO DO HOMEM

Para começarmos a entender o porque de tantas maldades e sofrimentos vamos ao primeiro livro da BÍBLIA, GÊNESIS ( o começo de tudo ) Gênesis 1:26 – E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.
.Quando DEUS criou o homem, criou livre e perfeito sem necessidade alguma, nosso próprio DEUS supria todas as necessidades do homem cuidando com todo o amor dando-lhe somente um mandamento, Gênesis 2:16,17 – E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, 17 – Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás. Lhe advertindo para que não toca-se na árvore do conhecimento pois poderia sofrer graves punições perdendo assim todo o privilegio de usufruir de todo amor , bem de DEUS. É bom observar que DEUS não criou o homem para ficar vagando atoua no paraíso, DEUS colocou o homem para lavrar a terra, mas não com suor de dores deu-lhe um trabalho prazeroso Gênesis 2:15 – E tomou o SENHOR Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar. E também para colocar os nomes nos animais, Gênesis 2:20 – E Adão pôs os nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo o animal do campo.

2. PORQUE DEUS FEZ O HOMEM ?

Efésios 1:3 – Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo; Efésios 1:4 – Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor; Efésios 1:5 – E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade, Efésios 1:6 – Para louvor e glória da sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado, DEUS sendo soberano um dia resolveu ter uma família, criou o homem sua imagem e semelhança este o criou perfeito, DEUS sendo amor o criou para seu louvor, adoração, para sua gloria o criou. Salmos 113:1 – LOUVAI ao SENHOR. Louvai, servos do SENHOR, louvai o nome do SENHOR. Salmos 113:2 – Seja bendito o nome do SENHOR, desde agora para sempre. Salmos 113:3- Desde o nascimento do sol até ao ocaso, seja louvado o nome do SENHOR. Salmos 113:4 – Exaltado está o SENHOR acima de todas as nações, e a sua glória sobre os céus. Salmos 113:5 – Quem é como o SENHOR nosso Deus, que habita nas alturas?

3. A QUEDA DO HOMEM

Romanos 5:8- Mas Deus prova o seu amor para conosco, Mas um dia DEUS permitiu que o homem fosse provado, pois DEUS prova seu amor para com os homem, pois DEUS sendo amor deseja e quer que todos os seres o sirvam com amor pois nosso DEUS, É amor e digno de todo louvor e toda adoração e gloria, nessa provação permitiu que Satanás entrasse na serpente e seduzise, assim o homem ” É bom deixar claro que DEUS não nos prova acima das nossas capacidades. I Corintios 10:13 – Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.” Pois o mesmo homem tinha a capacidade de resistir a tentação e permanecer no paraíso até hoje. O próprio homem escolheu seu caminho pois até aquele momento antes de cair na tentação o primeiro homem ”ADÃO e EVA” tinha plena comunhão com DEUS só precisava respeitar o único mandamento de DEUS, se mantendo longe da árvore do conhecimento, a serpente seduziu a Eva como seduz muitos até hoje que não dão ouvidos a palavra de DEUS preferem dar ouvidos as suas próprias vontades,desejos mundanos e muito mas.
Ela caiu na tentação e induziu o seu companheiro ao mesmo, e assim o homem tinha tomado sua pior decisão perdendo assim a comunhão com seu criador, tornado-se escravo do seu próprio desejo, querendo ser igual a DEUS Gênesis 3:4 – Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. Gênesis 3:5- Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal. tornou-se escravo do pecado, de Satanás quando estudamos a BÍBLIA percebemos que todo e qualquer tipo de vício é pecado pois DEUS não nos criou para sermos escravos e sim livres, só aceitando JESUS que o homem pode ser livre João 8:36- Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.

CONCLUSÃO

Até aqui este estudo já nos faz entender o porque do homem sofrer tanto pois se esqueceu do primeiro mandamento de DEUS,Marcos 12:30 – Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento.subsequentemente esquecendo-se do segundo mandamento, Marcos 12:31 – E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes. Exemplos desse esquecimento é o orgulho a vaidade excessiva ,II Timóteo 3:2 – Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, mas de onde vem tanta maldade ? Tiago 4:1 – DE onde vêm as guerras e pelejas entre vós? Porventura não vêm disto, a saber, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam? Tiago 4:4 – Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus. o pecado nos a fasta de DEUS, Isaías 59:2 – Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça. Mas a palavra de DEUS diz: Tiago 4:8- Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações. DEUS sempre esteve com as mãos estendidas para liberta sua criatura, Isaías 59:1 – EIS que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para não poder ouvir. mas a escuridão das trevas do pecado, cada vez mais afunda o homem no abismo. Pois no momento em que rejeitamos a palavra de DEUS rejeitamos a vida fazemos como nossos ancestrais não obedecendo a voz do nosso criador. Mas DEUS nos da uma nova chance através de JESUS que nos purifica de todo pecado através de seu sacrifício na cruz, observação DEUS nunca abandonou o homem ou se esqueceu do mesmo pelo contrario, DEUS sempre esteve pronto a trazer o homem a sua comunhão nosso, DEUS não interfere no livre arbitro do homem pois se o fizesse seriamos como robôs, DEUS nos deixa livre para tomarmos nossas decisões mesmo que sejam contra sua vontade


COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here