Orar pelo inimigo? Tá amarrado!

9

Sou surpreendido a todo o momento por discursos inflamados de pessoas “cristãs” se levantando para defenderem a sua honra usando para isso acusações, processos, julgamentos e profecias (ou profetadas) de vingança celestial, pois ai daquele que mexe com o ungido de Deus.

Na caminhada da vida, tive a oportunidade de conhecer pessoas que infelizmente não deixaram nada de bom. Por onde passaram deixaram um rastro de destruição e ruína. Mentiram, magoaram, causaram divisão, fizeram exatamente o contrário do que se pode esperar de alguém que se denomine “de Cristo”.

Por vezes vi situações injustas e contemplei o malfeitor se “dando bem” em nome de Deus.
De todos os mandamentos de Deus, um, em especial, é particularmente muito difícil de ser cumprido: “amar e orar por aqueles que só nos fazem mal”:

“Ouvistes o que foi dito: Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo. Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem;” Mt 5.43-44

Cumprir esse mandamento é quase impossível!

Como vou amar e orar por alguém que só me calunia? E se for alguém que me humilhou ou me usou. Se me feriu ou feriu minha família? E se engravidou minha filha ou tramou a morte do meu pai? Como amar, como interceder a Deus por alguém que eu odeio do fundo do coração?

É mais fácil pedir pra Deus defender minha honra, salvar meu nome, mandar fogo do céu para consumir aquele que faz mal. Essa é a vontade do nosso “eu”, mas não a vontade do nosso Deus.

Vivemos na época do ódio e da vingança. Mexeu comigo, tem que pagar. Deus vai me vingar se cuida!

Quando olho pra Bíblia vejo Jesus ensinando exatamente o contrário: “Te bateram de um lado, dê a outra face. Te fizeram mal? Não somente perdoe, mas ame.” Humanamente falando não sei como fazer isso, mas sei que no dia em que aprendermos a amar nossos inimigos, mostraremos a glória de Deus manifestas através de nós.

Esse pra mim é um dos mandamentos mais difíceis. Luto contra o meu eu e peço ajuda a Deus para amar. É um exercício diário. Uma prática que só se consegue manifestar através da graça dada a nós!

Se você tem algo contra mim, ore por mim. Se eu tiver algo contra você, estarei orando por você. E de grau em grau sigamos para o versículo que fecha o capítulo de Mateus 5: “Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai Celeste.”

Na paz d’Aquele que nos amou mesmo quando ainda o odiávamos e nos atraiu a Sua presença, dando Ele mesmo o exemplo de como fazer,

Felipe Heiderich
www.felipeheiderich.com


9 COMENTÁRIOS

  1. Senhor Jesus quanta falta do seu espírito nesse homem que escreveu este artigo, e, o pior de tudo, se entitula como pastor…. Meu querido amai-vos uns aos outros como a ti mesmo, independente se seja seu inimigo ou não. É difícil fazer isso, é óbvio que sim, mas, não existe nada que não peçamos ao Pai que Ele não nos conceda… Portanto, peça ao Senhor Jesus que te dê humildade e amor pelo seu próximo e o mesmo Ele te fará!!!!

  2. é a mais pura verdade e a maioria das músicas q estao na boca dos crentes incentivam isso…”vc estara no palco..” e por ai vai…como a palavra mesmo dsse: nos ultimos dias o amor de muitos esfriará. Deus tenha piedade de nós, pois estes muitos, ta quase sendo a maioria.

  3. É verdade,DEUS nos orienta a todo momento a ser humilde,perdoar….não vamos esquecer que DEUS é justo e Êle faz a justiça quando somos injustiçados… porque é nêle que depositamos toda nossa confiança,so que não a nosso tempo,mas no tempo dele…..tenho vivido situaçôes bem delicadas,que perdoei mas peço a DEUS,pra interceder na vida daquela pessoa que me deseja mal e DEUS mostrar o seu poder até aquela pessoa reconhecer que faz o mal e tambem pra que meus inimigos sejam interceptados logo no pensamento…amem?

  4. JESUS nos impede com suas palavras julgar e fazer justiça de nós mesmo.mas amando e orando por nossos adversarios venceremos o mal com o bem. vamos fazer a diferença, e ser o SAL e a LUZ neste mundo como pedi o sr.JESUS. GRAÇA E PAZ p/ todos.

  5. Olá Paz de Cristo. Percebo que muitos de nós apenas falamos sobre o assunto, mas vivenciar o problema é bem diferente, ja vi super crentões que na hora “H” “afirmou que seu braço direito não era convertido” sei que vão entender o que significa… mas gostaria de lhes propor uma coisa, e não é propaganda e apenas o uso da tecnologia para o bem, Tem um filme com o nome “O Poder da Graça” assistam e tentem vivenciar o drama do policial que teve seu filho morto por um megro, adquiriu com isso ódio tremendo pela raça, mas afinal um outro megro mostra-lhe o poder da graça de Deus… será que você conseguiria perdoar o assassino de seu filho? è facil falar e dizer que alguém não tem o espirito do Senhor, quero ver na pratica como funciona isso, o crentes de hoje vivem com bases meramentes intelectuais, palavras soltas ao vento, vivenciar a pratica da palavra são poucos que conseguem e é exatamente o que o pastor tentou mostrar em seu artigo…

    Fiquem na paz de Cristo.

  6. Tem gente muito burra mesmo né! Não sabe interpretar textos e critica o que foi escrito aqui!
    Isso é a mais pura verdade, esse é o mandamento mais difícil! Mas nem por isso deixaremos de tentar alcançá-lo pela graça que nos foi dada!

  7. Senhor Deus tende piedade, pois na verdade eles não sabem o que fazem … Passei por muitas partes em minha vida e posso dizer a todos que quando passei a horar pelos meus inimigos os meus caminhos começaram a se abrir, muito riam de mim , dizendo que eu estava louca, mas Deus viu sinceridade na minha oração e veio ao meu encontro.

  8. Irmão, para mim isto é fácil. A ponto tal de que amo até os anjos caídos e prego para toda criatura, até almas condenadas, e até pelos mortos clamo sem desobedecer ordens divinas.

    Irmão, é mais fácil amar o inimigo quando se tem compaixão, se põe no lugar deles. E amar os inimigos é técnica muito importante para o processo de evangelismo e conversão, é o que converte eles ao lado nosso, e de Deus.

    Que Deus ilumine vosso site, tornando-o uma grande benção ao mundo. E peço também agora à Ele que abençoe a todos, inclusive através de vós.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here