O que significa nazireu e nazireado?

19

Com o lançamento da minisérie de TV sobre Sansão e Dalila, algumas peculiaridades dessa história e das personagens vieram à tona. Nessa história bíblica, vemos que havia um homem chamado Manoá, cuja mulher não podia ter filhos. Um anjo aparece a esta mulher e diz: “Eis que és estéril e nunca tiveste filho; porém conceberás e darás à luz um filho.” (Jz 13. 3). O menino que nasceu dessa promessa é o mais famoso “nazireu” da Bíblia.

Esse menino prometido é justamente Sansão. O anjo, porém, explica a mulher que esse menino que nasceria deveria ser um nazireu. “…porquanto o menino será nazireu consagrado a Deus desde o ventre de sua mãe…” (Jz 13. 5)

Nazireu é o nome dado a pessoa que fez um voto (uma promessa) que na Bíblia é chamado [voto de nazireado]. Esse voto que se fazia a Deus, foi descrito de forma detalhada em Números 6. 1-21. Abaixo os detalhes do que a pessoa que fez esse voto não podia fazer:

– Terá que se abster de vinho e de outras bebidas fermentadas; (Nm 6. 3 – NVI)

– Não poderá beber vinagre feito de vinho ou de outra bebida fermentada; (Nm 6. 3 – NVI)

– Não poderá beber suco de uva nem comer uvas nem passas; (Nm 6. 3 – NVI)

– Não poderá comer nada que venha da videira, nem mesmo as sementes ou as cascas; (Nm 6. 4 – NVI)

– Durante todo o período de seu voto de separação, nenhuma lâmina será usada em sua cabeça; (Nm 6. 5 – NVI)

– …Não poderá aproximar-se de um cadáver. Mesmo que o seu próprio pai ou mãe ou irmã ou irmão morra. (Nm 6. 6-7 – NVI)

Esse é o voto de nazireado. Sansão, um nazireu, quebrou todas as proibições exigidas pelo voto e, por isso, foi reprovado por Deus.

19 COMENTÁRIOS

  1. Além de Sansão nós encontramos mais 3 nazireus na bíblia, Samuel, João Batista e Jesus Cristo.
    Ambos filhos da promessa. (Jesus foi prometido vir ainda em Genesis 3:15.)

    • Eu não estou conseguindo achar o texto onde se lê que Jesus foi nazireu. Sei que era nazareno (pois foi criado em Nazaré) Mateus 2.23; Marcos 16.6. Ajudem-me. Obrigado.

  2. Sou psicologa, estou preparando um ensino para mamães,
    Gostaria de sa ber se Samuel por nazireu de voto, ou apenas por separação para algum tipo de Santificação?
    Se puder me ajudar vou ficar mto grata.

    Abs.
    Gi

  3. “Porque eu, o SENHOR, não mudo; por isso vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos.” (Malaquias 3 : 6)

    Profetizo o sono e saúde a todos que leem essa palavra no GRANDE nome do Senhor Jesus, foi na cruz que o Senhor te deu vitória!

    Glória Glória Glória Glória Glória Jesus! Glória ao Senhor Jesus! Glória Glória ao Senhor Jesus!

    • Paz do Senhor minha irmã!

      Jesus era diferente de todos que passaram por esta terra. Ele é o fundamento, o Centro e cumprimento de tudo que foi profetizado na Lei Mozaica e nos profetas.
      Jesus não era Nazireu
      Não era Sacerdote
      Não era Profeta
      Não era Juíz
      Não era Rei natural
      Ele era Deus – Jo.1:1-14.
      As Leis Sacerdotais, real e Nazireado foram criadas para o homem, elas não se aplicam a Jesus haja vista ser ele o criador de tudo e o próprio Deus.

  4. Boa noite tire minha dúvida ( observei que não é só minha )?

    Aprendi que Jesus era Nazireu, mas o primeiro milagre dEle foi justamente transformar agua em vinho – e a ceia? Como explicar? ou não se explica apenas aceita?

    Desde já agradeço e espero sua resposta,

    Carlos Alberto.

    • Creio que Jesus foi um grande revolucionário de sua época. Assim como fez grandes maravilhas no sábado(algo que era extremamente proibido para a época), também viveu eternamente em seu voto nazireado. Creio que Ele quer passar esse voto algo muito maior do que somente se negar a certas coisas, o principio maior é verdadeiramente o de consagração total. Ele pode não ter bebido vinho, mas faz o vinho como seu próprio sangue; creio que não cortava os cabelos(que significava submissão total a Deus). Para mim Ele passa que levar o Reino de Deus, mesmo que em um velório, é maior do que qualquer outra coisa. O importante é a intenção de seu coração, e o proposito de tudo isso.

  5. Então…estava lendo o artigo e vi os comentários com dúvidas da Bete Fontes e do Carlos Alberto, penso assim que temos que nos atentar que o voto de Nazireu era algo “temporário”, Jesus fez o milagre de transformar a água em vinho, mas em nenhum lugar diz que ele bebeu o vinho, e caso tenha bebido, quem sabe já havia passado o tempo do voto. O que penso também que Jesus ressuscitou a filha de Jairo, o filho da viúva de Naim….. da filha de Jairo não lembro se tocou nela, mas no filho da viúva de Naim sim….então por ser Jesus quem era com toda a CERTEZA Ele não falhou com o voto Dele…..já deveria ter passado o tempo!
    (minha resposta é crua, pelo que penso, não fui estudar o assunto, ok?)
    Abraço!

    • Eu não estou conseguindo achar o texto onde se lê que Jesus foi nazireu. Sei que era nazareno (pois foi criado em Nazaré) Mateus 2.23; Marcos 16.6; Lucas 7.33,34; Ajudem-me. Obrigado.

  6. Me tira uma duvida o voto de nazireu é só para os varões?
    Nós mulheres que também queremos consagrar a Deus a nossa vita ministerial com esse propósito,é valido?

  7. A lei do nazireado trata-se de um voto e não de como você irá viver o resto da sua vida. Se alguém faz um voto com Deus e resolve fazer jejum, você não vai deixar de comer pra sempre. É tudo por um tempo determinado. O versículo dois deixa bem claro quando diz “…quando um homem ou mulher se tiver separado, fazendo VOTO de narizeu…”. Viu? Pois é! Deus não está mandando a pessoa fazer. É algo voluntário e temporário. O que o Senhor quer é dedicação à Ele para que você possa receber a bênção. Ele quer sacrifício e um momento íntimo para que o seu voto tenha fundamento. Isto está também no versículo dois dizendo “…para se separar para o Senhor…”. Ou seja, não adianta você fazer um voto com Deus e continuar fazendo as obras da carne (Gálatas 5.19-21). SE privando, você estará se santificando (Levítico 20.7) e Deus te dará resposta com a bênção que você pediu. Aí sim poderá fazer o que deixou de fazer (como se alimentar) quando se separou para Deus. Observe que com o passar do tempo, o narizeu cortou o cabelo (Números 6.18) e bebeu vinho (Números 6.20) quando cumpriu o sacrifício. Quanto ao tempo do voto é você que faz a lei (Números 6.21). Sabemos que a resposta de Deus pode não vir no tempo em que estávamos em sacrifício, mas devemos cumprir o tempo determinado. Podemos ter a certeza absoluta de que Deus responde porque Ele é fiel. Irmãos, voto é voluntário (faz quem quer). Adorar a Deus e seguir seus mandamentos é a nossa obrigação.

    “O Senhor te abençoe e te guarde; O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; O Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.”
    (Números 6.24-27)

    A PAZ DO SENHOR AMADOS!

  8. Resposta incompleta e mal intencionada, pois faltou explicar que tais proibições não eram perpétuas.Ex:
    “e o sacerdote os moverá como oferta de movimento perante o Senhor; isto é santo para o
    sacerdote, juntamente com o peito da oferta de movimento, e com a espádua da oferta
    alçada; e depois o nazireu poderá beber vinho.”

    Aos falsos profetas que sequer têm alguma formação, mas acham que podem sair “ensinando”:

    “Porquanto veio João, não comendo nem bebendo, e dizem: Tem demônio.
    Veio o Filho do homem, comendo e bebendo, e dizem: Eis aí um homem comilão e beberrão, amigo dos publicanos e pecadores. Mas a sabedoria é justificada por seus filhos.

    “O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca, isso é o que contamina o homem. “

  9. Gostaria de acrescentar que Jesus era mais que Nazireu, era santo na excepção da palavra verdadeiro homem e verdadeiro Deus, ele estava acima da lei, embora tenha comprido toda a lei.

DEIXE UMA RESPOSTA