Com o lançamento da minisérie de TV sobre Sansão e Dalila, algumas peculiaridades dessa história e das personagens vieram à tona. Nessa história bíblica, vemos que havia um homem chamado Manoá, cuja mulher não podia ter filhos. Um anjo aparece a esta mulher e diz: “Eis que és estéril e nunca tiveste filho; porém conceberás e darás à luz um filho.” (Jz 13. 3). O menino que nasceu dessa promessa é o mais famoso “nazireu” da Bíblia.
Esse menino prometido é justamente Sansão. O anjo, porém, explica a mulher que esse menino que nasceria deveria ser um nazireu. “…porquanto o menino será nazireu consagrado a Deus desde o ventre de sua mãe…” (Jz 13. 5)
Nazireu é o nome dado a pessoa que fez um voto (uma promessa) que na Bíblia é chamado [voto de nazireado]. Esse voto que se fazia a Deus, foi descrito de forma detalhada em Números 6. 1-21. Abaixo os detalhes do que a pessoa que fez esse voto não podia fazer:
– Terá que se abster de vinho e de outras bebidas fermentadas; (Nm 6. 3 – NVI)
– Não poderá beber vinagre feito de vinho ou de outra bebida fermentada; (Nm 6. 3 – NVI)
– Não poderá beber suco de uva nem comer uvas nem passas; (Nm 6. 3 – NVI)
– Não poderá comer nada que venha da videira, nem mesmo as sementes ou as cascas; (Nm 6. 4 – NVI)
– Durante todo o período de seu voto de separação, nenhuma lâmina será usada em sua cabeça; (Nm 6. 5 – NVI)
– …Não poderá aproximar-se de um cadáver. Mesmo que o seu próprio pai ou mãe ou irmã ou irmão morra. (Nm 6. 6-7 – NVI)
Esse é o voto de nazireado. Sansão, um nazireu, quebrou todas as proibições exigidas pelo voto e, por isso, foi reprovado por Deus.