O que são os dons Espirituais?

8

Deus tem um plano para cada um de nós, com propósitos bem definidos (Pv 16.4).

O plano é perfeito e inclui a salvação em Cristo (2 Ts 2.13) e a capacitação para lhe servirmos (2 Co 5.18-20; Rm 1.5; 1 Pe 2.9).
O plano de Deus é que sejamos muito produtivos na sua obra (Jo 15.8), dando muitos frutos (Mt 7.19; 21.19; Lc 13.6-9).

Essa é uma das características dos discípulos de Cristo. Para que possamos ser produtivos e cumprir a vontade de Deus, ele nos capacitou para isto, dando-nos os Dons Espirituais.

Os Dons Espirituais são para todos (1 Pe 4.10; 1 Co 12.7; Ef 4.16).

Cada um de nós que fazemos parte do Corpo de Cristo, a Igreja, possui pelo menos um dom espiritual.
Deus espera que cada salvo produza frutos para Ele e, certamente, nos capacitou para este fim.

Deus não nos pediria para fazer algo que não pudéssemos fazer.

Ele não faz acepção de pessoas (Rm 2.11), Ele não capacitou somente alguns e deixou outros sem dons. Portanto, os dons são para todos!

Devemos descobrir e conhecer melhor os dons espirituais, colocá-los em prática, aprender a desenvolvê-los (2 Tm 1.6;1 Tm 4.14) e então usá-los com amor, na unção do Espírito Santo, para edificação do Corpo de Cristo para a glória de Deus e crescimento do Seu reino.

O Que São Dons Espirituais?
São habilidades especiais concedidas pelo Espírito Santo a cada crente, segundo a graça de Deus, para serem usadas na edificação mútua visando o bem comum do corpo de Cristo.

Os dons são concedidos por Deus pelo Espírito Santo, segundo a Sua vontade (1 Co 12.11, 18). É o Espírito Santo quem decide qual é o nosso dom. Não são dados de acordo com o nível espiritual em que se encontra, o número de anos passados na igreja, pelo cargo que alguém ocupe ou por merecimento (Ef 4.7).


8 COMENTÁRIOS

  1. gosto dos estudos e servem até mesmo para para eu ensinar na igreja, é de grande importância e que DEUS continue abençoando os nossos queridos irmãos neste trabalho. fiquem na paz do senhor.

  2. Pois, os dons se ordenam a uma certa perfeição, que ultrapassa a perfeição comum da virtude. Ora, não é necessário à sua salvação o homem conseguir tal perfeição, que ultrapasse o estado comum da virtude, pois tal perfeição não é objeto de preceito, mas de conselho. Logo, os dons não são necessários à salvação do homem.

  3. ola boa tarde…..eu estava estudando e analizando as escrituras sagrada (bibila..a palavra de DEUS)…em corint 12.7…sobre dons….pois na igrejas tem pessoas q falam que tem o DOM DA REVELAÇÃO…..E CONSTATEI QUE NAO TEM ESSE DOM….E NA MINHA OPINIAO E ENTENDIMENTO, CONFUNDEM COM O DOM DE PROFETIZAR……POIS A PESSOA PROFETIZA AQUILO Q DEUS LHE REVELOU…OU SEJA A REVELAÇÃO….A EXPLICAÇÃO….O SEGREDO…O FUTURO…..UMA VISAO OU SONHO….SOMENTE DEUS PODE REVELAR……POIS CONSTATEI NAS ESCRITURAS EM JEREMIAS 33.3 / AMOS 3.7…E DANIEL 2.47… ISAIAS 42.9 / 46.9.10…..GOSTARIA DE RECEBER UMA ORIENTAÇÃO SOBRE ESTE TEMA…..OBRIGADO

  4. Um irmao profetizou no monte pra mim que deus vai me dar 5 dons,profetizar,visao,vizao em sonhos,dicernimento e etc… Eu creio mas não sei como buscar me ensinem por favor sei que ja tenho o de sonho!! Mas quero os outros,obrigado fiquem na paz do senhor.

    • Cara Irmã Francine!
      Não turbe o vosso coração> O importante é que sejamos cheios do Fruto do Espírito, conforme Gálatas 5.22. Quanto aos Dons Espirituais, o Espirito Santo concede a cada um para o que for útil, conforme 1 Co 12.7. Concentre-se em 1 Co 12. 1 – 11 para melhor compreensão dos Dons Espirituais, e ao longo de todo Capítulo 12, ou seja em todo contexto para melhor entendimento do que o Apóstolo Paulo instruiu a igreja de Corinto.

  5. Querida Irmã Francine!
    Não turbe o vosso coração. O importante é que tenhamos o Fruto do Espírito, como balizador do caráter do cristão, conforme Gálatas 5.22. Quanto aos Dons Espirituais, não fique ansiosa, pois, o Espírito Santo concede a cada um para o que for útil; veja 1Co 12.7 e, certamente, será esclarecida quanto ao referido tema. Ao mesmo tempo aproveite, leia e medite, em todo o texto e contexto do Capítulo 12, de 1Coríntios. E entenderás que nem todos serão contemplados com os Dons Espirituais e que o fundamental para nossas vidas é que busquemos a Salvação (Lucas 1.77), a Santificação (João 17.17) consoante a nossa Fé.(Hebreus 11.6). Medite, também, em 2Tessalonicenses 2.13. Que Deus Lhe Abençoe, poderosamente. Pr Jorge Carvalho

  6. Gostei muito do estudo e gostaria de acrescentar uma coisa que aprendi nas Sagradas Escrituras: há pessoas que mesmo possuindo dons, vão para o inferno. Dons, não são garantia de salvação, Mateus 7:22, mas os frutos revelam o caráter transformado, gálatas 5:22,23. Não podemos nos enganar com a beleza dos dons, mas nos lembrar que eles tem um objetivo como diz no estudo: aperfeiçoamento do santos, os dons não são para nos fazer mais que nosso irmão ,mas sim para que sirvamos ao nosso irmão, só quando percebemos isto continuamos no nosso crescimento espiritual.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here