O Desenvolvimento da Salvação Não é Instantâneo

0

A justificação e a regeneração (novo nascimento do Espírito Santo) são instantâneas, ou seja, elas são obtidas de uma vez para sempre no momento do nosso encontro pessoal com Cristo.

Mas a santificação não é instantânea.
Em decorrência de não ser instantânea a santificação, senão um processo que está destinado ao crescimento e aperfeiçoamento das virtudes de Cristo recebidas na conversão (amor, longanimidade, fé, perseverança, bondade, misericórdia, fidelidade, domínio próprio etc) deve ser rejeitada qualquer pregação ou ensino que apontem para a obtenção de uma vida espiritual vitoriosa, instantaneamente, pelo exercício da fé, pelo recebimento de imposição de mãos, por meio de oração, jejum, ou o que for que tenha sido consagrado para tal fim.

O trabalho do Espírito Santo no nosso amadurecimento espiritual é longo e árduo, e demanda de nós, obediência, esforço e diligência no aprendizado e aplicação da Palavra de Deus em nossas vidas.
Não foi dado a nós o poder de realizar este trabalho e nem mesmo Deus o fará para atender ao nosso desejo caprichoso de obtermos este amadurecimento de forma instantânea.

Por isso nos é ordenada por Cristo a auto-negação e o carregar da cruz, diariamente, de modo perseverante, para que possamos de fato segui-lo, aprendendo dEle, em nossa caminhada tudo o que deve ser aprendido e guardado por nós.
E nunca é demais lembrar que este progresso na vida espiritual tem muito pouco a ver com nossos interesses seculares, senão com a nossa transformação progressiva, para que nos tornemos efetivamente úteis no serviço de Deus.

Pr Silvio Dutra


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here