Um dos maiores males da humanidade é a vaidade, o orgulho. Muitos se perdem no meio do caminho por terem essa vaidade escondida atrás de uma falsa intelectualidade, uma falsa sabedoria.
Vejo que algumas pessoas ao tentarem se aprofundar em estudar teologia se perdem no meio do caminho. Primeiro porque Teologia não é algo a ser estudado sem a prática. Ou seja, como um biólogo pode se especializar, ser mestre ou doutor em determinado tipo de animal, fungo, ou planta, se não estiver em profundo contato com este animal, fungo ou planta?
Como alguém pode dizer estudar teologia, se não gastar horas com o “objeto” de seu estudo, DEUS. Sem um bom tempo de oração, meditação na palavra de Deus, de nada vale ler livros de teologia sistemática, história da igreja, hermenêutica ou homilética. Será apenas alguém que leu sobre este assunto e não alguém que SABE o que é isto, que VIVE isto.
Por causa disto muitos se perdem. Distanciaram tanto da prática e acham que sabem o que devem fazer. Vejo isso em grande parte dos pastores que conheço.
Muitos querem defender sua opinião e não estão abertos para aprender nada uns com os outros. Assim acontece entre calvinistas e arminianos. Como se fossem inimigos… Porém muitos destes sequer sabem no que acreditam, pois não aprofundaram nas Escrituras para conhecer muito mais a Deus, e ter uma vida de piedade e santidade. Estão mais preocupados em atacar uns aos outros do que viver o evangelho.
Muitos dos pequenos vos precederão no Reino dos Céus. Será que é daqueles que conhecem, dos estudiosos ou dos intelectuais os primeiros lugares no Reino de Deus? É certo que não. Mas daqueles que obedecem a palavra de Deus, que cuidam da viúva e do órfão, que ajudam os pobres, que amam ao seu próximo como a si mesmos, daqueles que vivem buscando ser imitadores de Jesus.
Será que você que lê esse artigo não será cobrado também? Como você tem administrado aquilo que o Senhor tem colocado em suas mãos?
Um dia nos apresentaremos diante do Trono do Julgamento de Deus e as obras dos salvos passarão pelo fogo (I Co 3:9-15). Aquilo que foi edificado com palha, madeira e feno queimará, não sobrará nada. Ficará apenas o ouro, a prata e pedras preciosas. Como você tem vivido sua vida diante de Deus? Tem ajuntado palha? Seu tempo é dedicado a quê?
Espero que quando Jesus voltar, você não tenha apenas palhas em suas mãos. Não ajunte tesouros que não podem ser consumidos pelo fogo.