Provérbios 10.13: “Nos lábios do entendido se acha a sabedoria; mas a vara é para as costas do que é falto de entendimento.”
O entendido, aqui citado, é aquele que conhece a vontade Deus e a pratica. Este é conhecido pelo que fala; pois a conversação de uma pessoa revela quem ela é de fato.
Como ele conhece a vontade de Deus e a pratica será achada a sabedoria em tudo o que falar, o que será uma honra para ele perante os homens bons e perante Deus.
Do bom tesouro que há no seu coração, ele pode dispor de todas coisas que sejam boas para a salvação e edificação dos seus ouvintes. O seu bom proceder revelado na sua forma de falar demonstra que não se encontra de fato, debaixo de qualquer juízo da parte de Deus, e não será comum vê-lo sendo corrigido pela vara da aflição, com a qual o Senhor disciplina todos os seus filhos.
Por isso, o Provérbio afirma que o que for falto de entendimento estará sempre debaixo da vara de correção divina. Assim, todo aquele que procede voluntariamente de modo insensato, por trilhar maus caminhos, está preparando varas para si mesmo, e caso não se volte para Deus, elas deixarão marcas que serão a sua desgraça perpétua.
Pr Silvio Dutra