Ora, não há nada mais enganoso e irremediável do que o coração humano, e sua doença é incurável. Quem é capaz de compreendê-lo?” Jer 17:9
Você já deve ter ouvido alguém dizer a famosa frase: Siga SEU coração. Esta expressão é, e possivelmente sempre foi, muito ouvida no meio secular. E, infelizmente (afinal, tudo que não presta tem encontrado portas apertas em nossas igrejas) dentro de nossas igrejas. Não chegaria a me surpreender se alguns dos leitores já tiver ouvido esta frase em alguma EBD – escola bíblica dominical – ou num culto.
Mas será que esta frase encontra algum amparo na palavra de Deus?
O coração humano é cheio de pecado e corrupção. Eles, o pecado e a corrupção, possuem um efeito espiritual de cegueira e obscuridade, quanto mais prevalecem, mais obscurecerem e iludem a mente. O pecado nos engana facilmente, porque controla a vontade humana, e isso altera o julgamento. A natureza do nosso coração é enganosa e traiçoeira, em nosso coração e em nossas vontades naturais não habita bem algum, Paulo constatou isso:
“Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e, com efeito, o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem.” Rom 7 :18
Este é o estado do nosso torto coração, não devemos recorrer a ele, devemos correr e buscar respostas na PALAVRA DE DEUS. Devemos buscar refugio em nosso Salvador, Cristo é nosso refugio! É nEle que temos conforto e esperança.
Mas então, o que a Bíblia fala sobre o coração humano?
Provérbios 28: 26 “O que confia no seu próprio coração é insensato, mas o que anda sabiamente escapará.”
Salmos 81: 11-12 “Mas o meu povo não quis ouvir a minha voz, e Israel não me quis. Pelo que eu os entreguei aos desejos do seu coração, e andaram segundo os seus próprios conselhos”
Mateus 15:19 “Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias.”
Este é o real estado do coração humano. Não confie nele, não o escute. Pelo contrário!
E qual então deve ser nosso relacionamento com o nosso coração?
Devemos pedir a Deus para sonda-lo e que Deus nos guie: “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me e conhece os meus pensamentos. E vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno.” Salmos 139: 23-24
Pedir a Deus para nos dar um novo coração: “Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto.” Salmo 51:10 e ELE dará : “Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne.” Ezequiel 36:26.
Não devemos confiar em nós mesmos, ou em nosso coração, confiemos em Deus, nosso Senhor e salvador!
Soli Deo Gloria