Todos os Caminhos Levam a Deus?

1

É muito comum se ouvir as palavras de nosso título, não como uma indagação, senão como uma afirmação.
Todavia, nem sempre é apresentada uma razão na qual se baseie esta afirmação de que todos os caminhos levam a Deus.
Quando Jesus disse ser o único caminho, e não apenas o caminho que conduz a Deus, como também a verdade e a vida, ele o comprovou não somente por sinais e obras, como também por tudo o que havia sido profetizado sobre ele, por séculos, em todas as Escrituras.
Ele disse: “Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.” (João 14.6).
Jesus é o único caminho adequado para irmos a Deus porque para se achegar a Deus é preciso que se esteja santificado, e não podemos achar a santificação e nenhum outro senão somente no próprio Jesus vivendo em nós, e nos fazendo coparticipantes da sua natureza divina. É Jesus quem nos batiza com o Espírito Santo que é o agente ativo desta santificação.
Além disso, não poderíamos ser assim santificados, se antes não fôssemos perdoados e justificados de nossos pecados, e ninguém carregou nossos pecados sobre si, pagou a nossa dívida para com a justiça divina, senão apenas Jesus Cristo quando morreu em nosso lugar no Calvário.
Então, quando se fala em caminho para Deus, o que está em foco não é um mero meio de transporte de nosso espírito para o céu, mas um meio, uma condição espiritual que deve ser achada em nós para que possamos ser considerados dignos de viver no céu na presença de Deus. Ainda que nosso mérito e dignidade seja de um outro, a saber, de Jesus Cristo, que se tornou para nós a nossa redenção, justificação, santificação e sabedoria, – I Cor 1.30.
Assim, tudo o que se apresenta como caminho para a presença de Deus, aparte da união com a pessoa de Cristo, não é sequer atalho, mas um grande engano, que por fim será revelado no dia da nossa morte, quando formos encontrados muito longe da presença de Deus, e isto para todo o sempre.
Vemos portanto, que mera reforma de hábitos, de boas ações e tudo o mais que possamos fazer de nós mesmos para sermos considerados merecedores de ir para o céu, será em vão, porque é somente em Cristo, pela fé nele, que podemos achar a resposta adequada para o drama da nossa existência pecaminosa neste mundo.
Ninguém pode se apresentar a Deus sem um mediador, e somente Jesus foi designado por ele para ser o nosso Mediador entre nós e ele.
“Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem,” (I Tim 2.5).


1 COMENTÁRIO

  1. Sim jesus e o unico caminha, mas para alcansarmos a salvaçao e preciso que tenhamos fé, e ajudemos o necessitados. gostei do que disse a lucia.
    Para alcansarmos a salvaçao e preciso deixamos todos os nossos costumes e fazermos o bem, mas muitos so querem ter ricurso, mas a biblia nos fala para nao ajuntar tesouros aqui.
    Que Deus abençoi a todos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here