FORÇA PARA VENCER OS GIGANTES

0

Quais são os gigantes que você está enfrentando hoje?
• Desemprego, dívida, doença, depressão, perigo, abandono, abuso, tragédia, contas, ponto fraco, rejeição, relacionamento quebrado, incapacidade, drogas, hábito destrutivo, tentação, discriminação, medo, falha no passado, restrição, raiva, culpa etc.

Você ouve seus gigantes gritando?
• “Você não é qualificado para esse desafio!”; “Você não é bom o suficiente!”; “Você não vai conseguir pagar as contas!”; “Ninguém vai querer andar com você!”; “Você não tem um futuro brilhante!”; “Sua vida é uma fraude!”…

Levante-se agora e enfrente seus gigantes usando a mesma tática que Deus deu a Davi!
• Você está pronto para dizer adeus a derrota e começar uma vida vitoriosa com Deus?
• Você está pronto para descobrir sobre como enfrentar os gigantes que enfrenta hoje?
• Você está pronto para conhecer as armas que Deus prepara e para conquistar a vitória?
• Você está pronto para participar do campo de batalha da vida e ter certeza da presença de Deus ao seu lado?
• Você está pronto para cortar a cabeça do inimigo e superar totalmente todo o engano do diabo em sua vida? Você está pronto?

I. Conecte-se na fonte de poder – v.37
Disse mais a Davi: o Senhor me livrou das garras do leão e das do urso; ele me livrará das mãos destes filisteus. Então, disse Saul a Davi: Vai-te, e o Senhor seja contigo. (1 Sm 17.37)

Davi não disse que o Senhor livrou os seus rebanhos do leão e do urso, mas ele disse: “O Senhor que me livrou”. O Senhor é a fonte do poder de Davi. Todos os nossos aparelhos eletrônicos serão inúteis se não estiverem conectados à fonte de energia elétrica. Nós também nunca teremos vitória se a fonte do nosso poder não for nosso Deus. O povo de Deus na Bíblia recebeu força através do derramamento e do poder de Deus.

Tomou Samuel o chifre de azeite e o ungiu no meio de seus irmãos; e, daquele dia em diante, o Espírito do Senhor se apossou de Davi. (1 Sm 16.13 / 18.14)

Como Davi nós também recebemos poder e unção. Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda Judéia e Samaria e até aos confins da terra. (At 1.8)

Paulo testemunhou: A minha palavra e a minha pregação não consistiram em linguagem persuasiva de sabedoria, mas em demonstração do Espírito e de poder, para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria humana, e sim no poder de Deus. (1 Co 2.4-5)

II. Escolha as armas certas – vs.38-40
Davi não usou a armadura de Saul, mas em vez disso usou a arma que o Senhor lhe havia dado. A armadura terá o seu lugar a seu tempo, mas agora é a hora de usar as pedras.

1. A pedra do passado
Disse mais a Davi: O Senhor me livrou das garras do leão e do urso; ele me livrará das mãos destes filisteus. (1 Sm 17.37)

Lembrai-vos das maravilhas que fez, dos seus prodígios e dos juízos dos seus lábios, vós descendentes de Israel, seu servo, vós, filhos de Jacó, seus escolhidos. (1 Cr 16.12-13)

2. A pedra da oração
Davi muito se angustiou, pois o povo falava de apedrejá-lo porque todos estavam em amargura, cada um por causa de seus filhos e de suas filhas; porém Davi se reanimou no Senhor, seu Deus. (1 Sm 30.60)

Tem misericórdia de mim, ó Deus, tem misericórdia, pois em ti a minha alma se refugia; à sombra das tuas asas me abrigo, até que passe as calamidades. (Sl 57.1 / 59.16 / Is 26.3)

3. A pedra da prioridade de honrar a Deus

Hoje mesmo o Senhor te entregará na minha mão; ferir-te-ei, e tirar-te-ei a cabeça; os cadáveres do arraial dos filisteus darei hoje mesmo às aves do céu e às feras da terra; para que toda a terra saiba que há Deus em Israel; e para que toda esta assembléia saiba que o Senhor salva, não com espada, nem com lança; pois do Senhor é a batalha, e ele vos entregará em nossas mãos. (1 Sm 17.46-47)

Lembre-se que sua mais alta prioridade é honrar o nome de Deus. Davi viu Golias como uma chance para Deus se revelar! Davi sabia que ele sairia vivo da batalha? Não. Mas ele estava disposto a dar sua vida para honrar a Deus.

Seu câncer é a chance de Deus para mostrar Seu poder de cura. Seu pecado é a oportunidade de Deus para mostrar Sua graça. Seu casamento em crise pode obter o poder de Deus. Veja sua luta como a tela de Deus. Nela, Ele pintará a Sua supremacia multicolorida.

4. A pedra da paixão
Davi disse a Saul: Não desfaleça o coração de ninguém por causa dele; teu servo irá e pelejará contra o filisteu. (1 Sm 17.32)

Sucedeu que, dispondo-se o filisteu a encontrar-se com Davi, este se apressou e, deixando as suas fileiras, correu de encontro ao filisteu. (1 Sm 17.48)

Quem aposta em Davi? Quem colocou o dinheiro no garoto de Belém? Não os filisteus. Não os hebreus. Não os irmãos de Davi, nem o rei Saul. Mas Deus fez. Davi correu em direção ao seu gigante. Faça o mesmo! Paulo diz para fugirmos do pecado e da carne, mas devemos encarar o diabo e resisti-lo no nome do Senhor.

5. A pedra de persistência
Por que Davi pegou cinco pedras? Será porque Golias talvez tivesse quatro parentes do tamanho de King Kong? Creio que ele usaria as outras se errasse na primeira tentativa. Nunca desista. Uma oração apenas pode não ser suficiente. Uma pregação somente pode não derrubar as resistências. Continue a atirar as pedras que o Senhor lhe deu. A vitória é inevitável.

Disse este: Deixa-me ir, pois já rompeu o dia. Respondeu Jacó: Não te deixarei ir se me não abençoares. (Gn 32.26)

III. Mantenha seus olhos no Senhor – vs 41-47
Saberá toda esta multidão que o Senhor salva, não com espada, nem com lança; porque do Senhor é a guerra, e ele vos entregará nas nossas mãos. (1 Sm 17.47)

Não se permita ser perturbado pelo gigante
Não importa o tamanho dos obstáculos ou dos problemas, o nosso Deus é maior que eles. Não coloque os olhos no problema, mas coloque os olhos no Senhor.

Então, falou Davi aos homens que estavam consigo, dizendo: Que farão àquele homem que ferir a este filisteu e tirar a afronta de sobre Israel? Quem é, pois, este incircunciso filisteu, para afrontar os exércitos do Deus vivo? (1 Sm 17.26)

Davi, porém, disse ao filisteu: tu vens contra mim com espada, e com lança, e com escudo; eu, porém, vou contra ti em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado. (1 Sm 17.45)

Não desanime por causa dos detratores
Sempre haverá alguém para subestimá-lo e chamá-lo de pretensioso. Sempre haverá alguém para julgar as suas motivações, mas permaneça firme na palavra de vitória que o Senhor já liberou.

Ouvindo-o Eliabe, seu irmão mais velho, falar àqueles homens, acendeu-se-lhe a ira contra Davi, e disse: Por que desceste aqui? E a quem deixaste aquelas poucas ovelhas no deserto? Bem conheço a tua presunção e a tua maldade; desceste apenas para ver a peleja. (1 Sm 17.28 / 17.33 / 17.36)

Ponha o seu foco em Deus
Fale de vitória e não de derrota. Fale de sucesso e não de fracasso. Declare tudo aquilo que o Senhor fará.

Disse mais Davi: O Senhor me livrou das garras do leão e das do urso; ele me livrara das mãos deste filisteu. (1 Sm 17.37 / 17.46-47)

Listar as feridas não irá curá-las. Discriminar os problemas não irá resolvê-los. Categorizar as rejeições não irác removê-las. Davi retirou o gigante porque ele olhou para o Senhor.

IV. Aproveite o momento de Deus – vs 48-50
Sucedeu que, dispondo-se o filisteu a encontrar-se com Davi, este se apressou e, deixando as suas fileiras, correu de encontro ao filisteu. Davi meteu a mão no alforje, e tomou dali uma pedra, e com a funda lha atirou, e feriu o filisteu na testa; a pedra encravou-se-lhe na testa, e ele caiu com o rosto em terra. (1 Sm 17.48-49)

Voluntários para lutar contra Golias
1. Eliabe – Davi nem se quer foi incluído nos alistados antes de matar Golias. Deus pode usar um homem simples para fazer grandes coisas para Ele.
2. Saul – Líderes por posição normalmente se escondem quando o problema chega. Mas os líderes ungidos verão o problema como uma oportunidade para mostrar o poder de Deus. Quando você entristece a Deus e o abandona, você não pode mais lutar contra os inimigos como você fazia antes.
3. Jônatas – Certamente ele poderia ter lutado contra o gigante, mas ele não fora escolhido para isso. Há sabedoria em manter silêncio esperando que Deus se mova para mostrar o nosso lugar na batalha. Não fomos chamados para outra coisa senão fazer a vontade de Deus.
4. Davi – O resultado da batalha depende sempre de que lado Deus está. Um mais Deus vai sempre ser maioria. Somente no Senhor podemos ser vencedores.

V. Corte a cabeça do inimigo – v.51
Pelo que correu Davi e, lançando-se sobre o filisteu, tomou-lhe a espada, e desembainhou-a, e o matou, cortando-lhe com ela a cabeça. Vendo os filisteus que era morto o seu herói, fugiram. (1 Sm 17.51)
• Corte as más conversações, as relações que não produzem fé e santidade, os maus hábitos, a dependência dos homens, o pecado, a deslealdade, a incredulidade etc.

Quando os gigantes enviarem uma mensagem, você já sabe o que fazer:
1. Conecte-se à fonte do poder;
2. Escolha as armas certas;
3. Mantenha seus olhos no Senhor;
4. Aproveite o momento de Deus;
5. Corte a cabeça do inimigo.

Pr. Aluízio A Silva

http://meu-discipulo-amado.blogspot.com.br/2013/07/forca-para-enfrentar-os-gigantes.html


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here