Será que foi na sexta e ressuscitou no domingo? Não é tão simples como parece, pois começo lhes afirmando que se assim fosse Jesus então é mentiroso, porque afirmou em MT 12: 38-40 que o sinal de que Ele era realmente o Messias era o fato dEle ficar semelhantemente a Jonas três dias e três noites no coração da terra, eu creio num Jesus que não mente (1º-Pedro 2.22), por isso tenho o prazer de comentar com você querido leitor sobre a norte e ressurreição de Jesus. {Será necessário averiguação em sua bíblia, pois tratarei de forma muito resumida, não acredite em mim e sim nas evidências e provas incontestáveis que ela (a palavra de Deus) nos dá}.
*A relação da páscoa com a morte de Jesus. A instituição da páscoa esta em êxodo 12:1-14 também registrada em Dt 16:6, Nm 28:17-18. A páscoa representava a libertação do povo de Deus do cativeiro egípcio. Em I Coríntios 5:7 Paulo declara que Jesus como cordeiro de Deus é nossa páscoa, o qual morreu para nos libertar da escravidão do pecado, essa é nossa comemoração. E da mesma forma que o cordeiro pascal morre, Cristo, o cordeiro de Deus deveria morrer, isso inclui dados importantes como o dia, que era 14 (êxodo 12.18) e no mês que era abibe ou Nisã do calendário judaico, sendo esses dois o mesmo mês, o primeiro mês do ano (êxodo 13.3-4, Numeros9.1-3, Ester3.7), e nos textos que você já leu esta a informação de que o cordeiro deveria ser morto a tarde o texto de Dt 16.6 especifica mais anda dizendo que é ao por do sol, então temos o mês o dia e o período (ao por do sol) em que Jesus deveria morrer.
*O Messias devia cumprir com os requisitos vistos acima, se você tem uma bíblia com comentários verificará que quase todos os comentaristas e historiadores concordam que o ano da crucificação foi o ano 31 da Era Cristã, que tem por base o texto de Lucas 3.1-3 que declara que João Batista começou a batizar no ano 15 do reinado de Tibério Cesar, e esse ano se deu 12 anos depois da Era Crista onde havia começado a reinar o rei Augusto, se somarmos teremos o ano 27, nesse ano Jesus foi batizado, no outono, e seu ministério foi de 3 anos e meio nos dando o ano 31 como sendo o de sua crucificação. Para determinar melhor a data o Observatório Naval dos Estados Unidos, declarou que a lua cheia daquele ano foi entre aos dias 13 para o 14 de Nisã, sendo os dias semanais de uma terça para quanta feira naquele ano, dando melhor precisão para nossa data, pois segundo os historiadores a festa da páscoa sempre coincidia com a lua cheia do mês de Nisã ( Abib). Assim como o Messias cumpriu as profecias a respeito de seu nascimento (IS 7:14, Miq 5:2, Luc 2:8-20), com toda certeza cumpriu os requisitos para sua morte, levando em conta o dia, mês, e hora.
1 Vamos voltar a sexta feira anterior a morte em João 12:1
2 Sábado anterior a morte, Lc 13:10 ,31-33, 14:1, 18: 31-34, 19:1-5
3 Primeiro dia da semana, Mat 20:29, 21:1-11
4 Segunda feira anterior a morte, Mat26: 1, 14-16, 22
5 Terça feira anterior a morte de Jesus, Lc 22:17-19
O dia da morte de Jesus; Lc 22:66-71, 23:6-12 joão 18:39 e 40 na manhã da quarta feira dia 14 de abibe jesus foi levado da casa de Caifás para a audiência com Pilatos, mais antes passou pelo julgamento formal diante do Simédrio Mt27: 15,16,26 e Jesus foi forçado a carregara cruz Mat 27: 27-38 e desde a hora sexta (meio dia) até a hora noma (durante três horas) houve trevas, houve um grande terremoto e o véu se rasgou Mt 27: 45,51, a hora noma (as três da tarde) Jesus expirou, e José de arimatéia pediu o corpo de Jesus a Pilatos Mt 27:57-60 joão 19:38-42 prepararam o corpo de Jesus e o sepultaram, daí em diante se começa a contar os três dias e três noites (Mt 12:38-40). Como puderam perceber Jesus morreu em uma quarta-feira as três da tarde e foi sepultado assim como requer o texto de Dt 16.6 ao por do sol.
Jesus foi morto na quanta então o dia subseqüente era quinta-feira, o grande Sábado Pascual, feriado judaico, (os feriados judaicos todos eram chamados sábados), veja os textos de Mc 16.1-2 e Lc 23.53-56, enquanto Marcos afirma ser o dia da preparação depois do sábado, Lucas afirma ser antes do sábado, parece haver uma tremenda confusão ai, mas não tem, a questão é que houve naquela semana dois sábados, o primeiro de Mc foi depois do sábado pascoal, que ocorreu na quinta feira por isso ele disse depois do sábado (depois do feriado Lv 23.6-7), enquanto Lucas se refere ao sábado semanal o sétimo dia( Det 20.8-11).
O dia da ressurreição de Jesus Mat 28:1 o texto afirma que “Depois do sábado, tendo começado o primeiro dia da semana”(NVI), no calendário bíblico o dia começa ao entardecer, se hoje é 2ºf e esta anoitecendo, esta se pondo o sol, esta na verdade começando a 3ºf, assim podemos entender que ao por do sol do sábado para o primeiro dia da semana foi quando as duas Marias foram ver o sepulcro, e chegaram lá após ter posto o sol, sendo já o primeiro dia da semana. A ressurreição no primeiro dia da semana funciona da seguinte forma: Mc 16:9, a pontuação não existia e quando traduziram para o português pontuaram da forma que você vê em sua bíblia, mas o forma correta de se ler esse versículo é assim: “(ARC) E Jesus tendo ressuscitado, na manhã do primeiro dia da semana, apareceu primeiramente a Maria Madalena, da qual tinha expulsado sete demônios”. Coincidindo com o texto na versão (NVI) que diz: Quando Jesus ressuscitou, na madrugada do primeiro dia da semana, apareceu primeiramente a Maria Madalena, de quem havia expulsado sete demônios.
Da forma como você vê os textos acima, da o entendimento que Jesus já havia ressuscitado há algum tempo, e só depois no primeiro dia da semana apareceu a Maria Madalena.
Com base nisso chegamos à conclusão de que Jesus morreu na Quarta feira a tarde e foi sepultado ao por do sol, e ressuscitou no sábado ao por do Sol. Fazendo com que seja cumprido o que o próprio Jesus disse em Mt 12:38-40, que ficaria no ceio da terra 3 dias e 3 noites. Se não for assim Jesus mentiu, e eu creio que Ele não mentiu, pois se estivesse mentido não teria valor seu sacrifício, fazendo com que a fé de milhões de pessoas sejam nulas, Jesus é perfeito, Ele é o meu Salvador e não menti, glória a Ele para Sempre Amem.