Quer envelhecer bem? Não quer se tornar um velhinho “ranzinza” e de mal com a vida? Comece observando um dos 10 mandamentos de Deus. De todos os 10 esse é o único que contém uma promessa dada, exclusiva, por Deus para todo que o obedecer: O 5º Mandamento (Êxodo 20) – Honra pai e mãe, para que te acrescentem anos de vida e paz . Se não puder cumprir ou não acreditar nessas Palavras, não há porque seguir o restante.
Seus pais, por piorem que sejam, devem ser respeitados e honrados por você, gostando ou não deles, se quiser ter uma vida abençoada por Deus. E isto é um mandamento, não uma sugestão dada por Deus. Em seguida, sempre que depender de você tenha paz com todos os homens (Se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens. Romanos 12.18)
Aproxime-se de todos que te querem o bem, afaste-se dos que te desejam o mal, ore sempre por eles (Fuja do mal e de toda sua aparência (Tessalonicenses 5:22). Ao primeiro sinal de depressão, reveja seus conceitos sobre Deus, fé, mude seus hábitos, rotinas, aproxime-se dos que te querem o bem.
Pois a depressão não vem de uma vez, ela vem somatizada a outros medos até chegar no seu auge que são as síndromes e os traumas. Agradeça sempre a Deus pelo que tens, mesmo pouco ou muito e lute pelo que você deseja, desde que para isso não prejudique a outros, nem venha a negar seus valores.
Tenha sempre um projeto de vida. Isso inclui um bom curso, uma viagem, quem sabe um carro novo, uma casa própria. Mas saiba , de tudo que tens és, apenas, mordomo. Todas as coisas pertencem a Deus, inclusive sua vida. Viva sempre cada momento de forma alegre, agradecido, mesmo que para isso tenha que andar de ônibus. A propósito, aproveite a ida de ônibus ao trabalho, leia um bom livro ou, até mesmo, projete seu dia, como você quer que ele decorra ou, apenas, pense e medite no grande amor de Deus por você.
Nunca atrele sua felicidade ao que você possui ou a outras pessoas (maridos, filhos, amigos). Ela é um estado de espírito e essa conquista é tão somente sua. Se for possível contagie a todos com seu bom estado de espírito.
Eu considero oito as necessidades básicas de um ser humano para completa felicidade, são elas:
1 – a Paz de espírito, com a certeza da salvação, claro! (João 14.27, Jesus ratificou dizendo: Deixo-vos a paz, a Minha paz vos dou: Não vo-la dou como o mundo a dá.) e que influenciará em todas as outras,
2 – saúde, principalmente a mental que pode contagiar todo corpo.
3 – um bom relacionamento familiar, que, também, depende muito de você.
4 – Um emprego (estável se possível),
5- uma casa própria, num lugar que você possa educar seus filhos com mínimo de segurança possível
6 – Educação de qualidade para todos, inclusive para você.
7 – Um bom plano de saúde para manter sua saúde e
8 – (não menos importante) um carro que possa viajar com a família, resolver seus problemas, seus compromissos e dos seus, ir a igreja, visitar os amigos.
No mais, considero vaidades e correr atrás do vento, acumulando bens e riquezas que não o deixam dormir e só lhe trazem intranquilidades. Doce é o sono do trabalhador, quer coma pouco quer muito; mas a fartura do rico não o deixa dormir. Eclesiastes 5:12). Aprenda com seus erros e, porque não, com os erros dos outros para que não cometas e chegues à velhice em paz com Deus, com os outros e, principalmente, com você mesmo.