1ª – “Gên 4:12 Quando lavrares o solo, não te dará ele a sua força; serás fugitivo e errante pela terra.”
2ª -“Gên 27:39 Então, lhe respondeu Isaque, seu pai: Longe dos lugares férteis da terra será a tua habitação, e sem orvalho que cai do alto.
Gên 27:40 Viverás da tua espada e servirás a teu irmão; quando, porém, te libertares, sacudirás o seu jugo da tua cerviz.”
A primeira profecia foi dirigida diretamente pelo Senhor Deus a Caim, e a segunda foi inspirada por Ele a Isaque, pai de Esaú.
Tanto Caim quanto Esaú eram réprobos aos olhos de Deus. Ambos eram obstinados de coração e dados à prática do mal.
Não amavam o que era bom e reto segundo a vontade do Senhor. Então não admira que se dissesse deles qual seria o futuro comum que teriam.
Viveriam longe dos lugares férteis da terra, como errantes e fugitivos, porque não seriam poucos os inimigos que angariariam em razão do amor que tinham à violência. Isto sucede com todos aqueles que não amam o que é justo e bom. Vivem neste mundo como estrelas errantes que não possuem uma órbita definida, e por fim, vêm a cair das alturas em que se encontravam. Bem irá ao justo e à sua descendência. Aqueles que praticam o bem têm os olhos de Deus sobre si, guardando os seus caminhos, mas o mesmo não se pode dizer daqueles que praticam males, e a Bíblia está repleta de exemplos a tal respeito.