Após a desobediência de Adão o pecado entrou no mundo, e com isso todos os homens já nascem da semente corruptível, ou seja, com o pecado estando separado de Deus (Romanos 3.23).
Sabemos que Deus nos deu o livre arbítrio, somos livres para fazermos nossas escolhas. Em nossa vida existem dois caminhos para fazermos a escolha em qual queremos andar. Os dois caminhos são: a porta estreita ou a porta larga.
Esta escrito em Mateus 7. 13-14
“Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.”
A porta estreita significa o novo nascimento do homem, quando o homem aceita Jesus como único e suficiente salvador. Jesus é a porta: Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens. (João 10.9).
Para entra na porta estreita é necessário nascer de novo, nascendo da água e do Espírito. Existem dois nascimentos sendo, nascimento natural quando o homem nasce, e o nascimento espiritual (nascer de novo) que é quando o homem aceita a Jesus.
Nascer da Água significa nascer da palavra de Deus, pois Jesus é a palavra de Deus (João 1.1; Efésios 5.26). Jesus é a água que produz vida para todos os que creem nele e quem bebe dessa água jamais terá sede de justiça (João 4.14).
Nascer do Espírito significa nascer de Deus (João 4.24). O Espírito Santo habita nas pessoas que aceitam a Jesus, o homem fica ligado com Deus, e ao nascer de novo o homem recebe uma nova vida (II Coríntios 5.17).
Ao entra pela porta estreita o homem, torna-se filho de Deus (João 1.12) enquanto não entramos na porta estreita somos apenas criatura.
Amado leitor está interessado em entrar? É simples.
Está escrito em Romanos 10.9-10
” Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.”
Para o homem ser salvo basta apenas entregar a vida a Jesus, reconhecer o seu pecado, arrependesse, Crê, ter Fé que o Senhor ao terceiro Dia ressuscitou nos garantindo a vida eterna, e começar a viver na maravilhosa vontade do Senhor Jesus, vivendo a Palavra.
A vontade de Deus é que todos nos sejamos salvos, o Senhor não faz acepção de pessoas, e não se alegra na morte do ímpio. (Ezequiel 33.11).
A porta Larga significa o pecado, os prazeres mundanos, as ciladas que satanás tenta fazer para “engodar” o homem, fazendo com que o homem fique cego espiritualmente e perca sua salvação.
O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; (João 10.10)
Com a entrada do pecado no mundo, surgiu à semente corruptível, ou seja, após a pessoa nascer naturalmente à sua natureza é pecaminosa, e se o homem resolver a seguir o pecado este caminho está sendo o conduzido a perdição.
Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; (Romanos 3.23)
Todos os homens carecem da glória de Deus, para sermos perdoados e livres do pecado, só existe uma única saída, entrar na porta estreita, ou seja, aceitar a Jesus.
Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte. (Provérbios 14.12)
Podemos dizer que o caminho para porta larga é a morte, o homem sendo separado de Deus. O que o mundo oferece para os olhos do homem é atraente, se o homem entrar nesse caminho o fim é a morte.
Satanás tenta fazer com que o homem, seja escravo do pecado, ele tenta seduzir as pessoas, através da concupiscência da carne, dos olhos e com soberba da vida (I João 2.16). Como o homem nasce com as naturezas pecaminosas infelizmente muitas pessoas se entregam a fazer os desejos da carne vivendo uma vida de escravidão ao pecado. Infelizmente, vivendo uma vida em que Deus não se agrada, estando a beira da condenação.
As obras da carne são manifestas por: adultério, prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro como já antes vos disse que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus. (Gálatas 5.19-21)
Amados, o pecado só trás destruição, o vazio que existe na vida do homem não e preenchido com festas, bebidas ou outros tipos de atitudes que não edificam, após cometer esses erros novamente volta o vazio.
O que realmente preenche o vazio da vida do ser humano é a presença de Jesus em sua vida. Deus não criou o homem para ser escravizado pelo pecado, o Senhor não criou o homem para ser condenado, Ele criou o homem para adorá-lo, para viver uma vida de vitória em todas as áreas de sua vida.
Qual a sua escolha?
Porque, como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um muitos serão feitos justos. (Romanos 5.19)
Com a desobediência de Adão o pecado entrou no mundo. Mas através de Jesus toda a humanidade pode receber o perdão pelo pecado, e ser salvo.
A vontade de Deus para a humanidade é que todos entrem pela porta estreita e sejam salvos, só Jesus Cristo é o único Salvador. Deus nos ama de uma forma imensa que enviou o seu Filho Unigênito, Jesus Cristo, (João3. 16) concebido pelo Espírito Santo, a semente incorruptível (I Pedro 1.23), que nunca havendo pecado morreu pelos pecados de toda a humanidade, e ao terceiro dia Jesus ressuscitou, cancelando toda obra do diabo, aniquilando todo o pecado da humanidade e nos religando com Deus e nos garantindo a Salvação. É necessário arrepender-se pelos pecados, entregar a vida a Jesus, para que haja a reconciliação do homem com Deus.
E a este povo dirás: Assim diz o SENHOR: Eis que ponho diante de vós o caminho da vida e o caminho da morte. (Jeremias 21.8)
O Ser humano tem o livre árbitro para escolher em qual porta deseja entrar. O Senhor deixa bem claro o que ocorrerá em cada porta. Jesus ama toda a Humanidade, Ele não abre mão de nenhuma pessoa.
Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor. (Romanos 6.23)
A porta estreita leva o homem a uma vida liberta do pecado, garantindo a todos que entram por ela a salvação (João3. 18).
A porta larga leva ao homem a uma vida de escravidão, ao pecado, estando na porta larga o final e a morte, ou seja, ficará eternamente separado de Deus.
Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte. (Apocalipse 21.8)
Qual a sua escolha Vida ou morte?
Dize-lhes: Vivo eu, diz o Senhor DEUS, que não tenho prazer na morte do ímpio, mas em que o ímpio se converta do seu caminho, e viva. Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois, por que razão morrereis, ó casa de Israel?(Ezequiel 33.11).
Rildyson Nogueira
http://rildysonnogueira.blogspot.com/