Nossos Caminhos são Frutos de Nossas Decisões

0

Texto: Lucas 15.11-32
Introdução
Todos nós, a semelhança deste jovem, somos ou já fomos filhos pródigos, assim as lições da vida dele se aplicam às nossas vidas também. Princípios para uma vida pródiga estão relacionados com a graça de Deus, com a nova oportunidade, com a restituição e dependência de Deus. Temos aprendido que nossas decisões definem futuro. Se você não aplicar o que tem aprendido, demonstrará que o terreno do seu coração não absolveu a semente por ser terra árida, sem tratamento, sem ter aceitado o processo. o podemos ver o que diz no capitulo de Salmos 37 vs 24; em outras palavras posso dizer que o cair é do homem mas o levantar e de Deus.

1. As suas decisões determinam as suas circunstâncias
Sua vida não muda a menos que você entenda que você cria as suas circunstâncias. Você pode culpar as pessoas, pode culpar a Deus ou o inimigo, mas o fato é que as suas decisões criam as suas circunstâncias. Aquilo que você pensa refletirá em suas palavras e suas palavras darão combustível para as suas decisões, por isso é necessário renovar a nossa mente com a Palavra de Deus. Ver Tiago 4 vs 7-10
Veja o personagem deste texto de hoje, ele se tornou o filho pródigo. Depois de pedir à parte que lhe cabia na herança ele se sentiu independente, autossuficiente e por isso saiu de casa e junto com os amigos caiu na farra e gastou todo o dinheiro que possuía.

A situação foi ficando cada dia pior até que ele chegou ao fundo do poço. Ele passou a comer com os porcos. Hoje comer pão com os porcos ou seja, é o piro estágio da humilhação que o ser humano pode chegar. Sabendo que o porco e considerado muito imundo, porque já diz um proverbio quem se mistura com o porco farelo come.
Vamos agora imaginar aquele jovem ali imundo comendo a lavagem dos porcos. Um político passando por ali diria que a sua condição era culpa do governo. A situação fora causada pela falta de educação apropriada e pelo desemprego crescente. Um jornalista diria que a culpa é dos juros altos, da crise financeira que afetou quase todo mundo e das catástrofes que tem varrido a terra, pois Aquele jovem não teria perdido toda sua fortuna de forma tão rápida.

Um psicólogo diria que a culpa certamente é do pai que o traumatizou. O pai foi irresponsável ao dar ao filho a herança mesmo sabendo que o filho ainda não tinha condições de lidar com tanto dinheiro. O fatalista diria que a culpa é da sorte e do destino. Uns nasceram para ser pobres e nada pode ser feito a respeito disso.
Mas no final alguém dirá que foi o diabo o culpado, outros teriam a ousadia de dizer que Deus é o culpado, pois se Ele é amor, como pode ele permitir alguém comer com porcos? Diriam eles. Mas quantos ousariam dizer que o jovem mesmo foi o responsável? No entanto esta é a verdade. As decisões dele determinaram as suas circunstâncias.
Você é responsável pelas consequências de suas ações. Você fez as escolhas, você tem poder de decisão, você tem livre arbítrio, você decide a sua vida, sendo assim, então deve arcar também com as consequências. Não adianta culpar a quem quer que seja, pois nossas palavras e ações são resultado de nossas escolhas e estas são sementes.


2. Aquele que não está disposto a ajudar, inevitavelmente vai atrapalhar.
Precisamos ter cuidado com pessoas que não nos acrescentam coisas boas, pois estas normalmente semeiam criticas, derrotas e enterram os nossos sonhos, pois são coveiros, estes acabam por nos levar a perder coisas. Sempre se pergunte: “em que esta pessoa está contribuindo para melhorar a minha vida em Deus?” Se elas não fazem o melhor, vão acabar fazendo o pior. ver Salmos 1 vs 1,2,3

Conclusão
Existem muitos tipos de relacionamentos perigosos. As pessoas mais perigosas são aquelas que nos levam a perder o temor a Deus. Perto delas o pecado parece perder a gravidade. A sua vida depende das pessoas que você permite ao seu redor. As pessoas ao seu redor vão determinar as experiências que você terá em Deus. As pessoas ao seu redor vão alimentar força ou fraqueza em você. O texto dá a entender que o jovem gastou o seu dinheiro com amigos ou com coisa vans qur não tem beneficio nem um para sua vida, ver Isaias 55. 2. Os relacionamentos nunca são neutros em sua vida. Cuidado! O filho pródigo mais uma vez, tomou uma decisão, de voltar para casa do pai, pedir perdão e ser restaurado, faça o mesmo hoje, veja o que diz no vs 18 ¨ Levantar-me-ei ; e irei ter com meu pai, e dir-lhe-ei; pai , pequei contra o céu e perante ti. Não fique só na leitura e levante-se dessa vida raquítica e tome uma posição diante de Deus e volte o quanto a tempo, AMÓS 8.vs 11,12,13, que diz: ¨ Eis que vêm dias, diz o SENHOR Deus, em que enviarei fome sobre a terra, não de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do SENHOR. Andarão de mar a mar e do Norte até ao Oriente; correrão por toda parte, procurando a palavra do SENHOR, e não a acharão. Saiba você é fruto de suas decisões,
Att o vosso Amigo e irmão ….. Evangelista ….. Alex

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA