Acho q essa é uma das grandes interrogações na cabeça de qqer jovem solteiro dentro da igreja. Aposto q vc entrou aqui doido pra ler este post ! Hahaha!!! Pois sem mais delongas vamos lá!
Não sou nenhum estudioso neste assunto mas, vou falar com base em experiências de amigos e na minha própria.
Primeiro você tem q pensar se é o seu tempo. Se vc tem menos q 18 anos, aconselho vc esperar um pouquinho….. Antes q vc (dessa idade) me apedreje, eu explico o pq. Detalhe: Estou partindo do ponto de vista q você quer agradar a DEUS de coração com seu futuro relacionamento e está disposto a morrer pra vc e seus desejos para isso (Gálatas 2:20).
Vamos aos pqs:
– Cientificamente uma pessoa nessa faixa etária tende a se apaixonar tão facilmente quanto se “desapaixona”. Como diria meu pastor: “Só se desilude quem está iludido!”. Não dá pra ter um namoro cristão no estilo novela global “Malhação”!
– É preciso de maturidade para coordenar o relacionamento conforme a vontade de DEUS. Não que alguém nessa idade não tenha, mas existem pequenos detalhes q só se aprende com os anos.
– Não dá pra ficar “fazendo testes” com relacionamentos curtos. É preciso usar a razão ao escolher. Não pense algo como: ”Me divirto com a pessoa errada enquanto não encontro a certa”.
– Se você tem 16 anos, provavelmente esteja no segundo ano do colegial mas, digamos q começou a namorar….. ai até casar, tem 1 ano pra o terceiro colegial + 5 anos de faculdade (isso se não precisar de cursinho). No total dá 6 anos (chutando bemmmm baixo!!! Pois não acho q vc queira casar com 22 anos…..) Vc vai “segurar a barra” só dando a mão e uns bjs? (embora eu desaconcelhe o bjo) Com o tempo a carne vai pedindo mais….. vc vai ter extrutura espiritual pra vencer e não fornicar?
– Vc precisa de um trabalho. Não vai me dizer q vai pedir R$ 30,00 pra mamãe e ir no Mc Donald’s!!!!! Bom, eu tbm tenho uma dica: Pega um busão, os dois passam por baixo da catraca, para numa padoca, pede 2 pães na chapa e 2 copo d’água!!! Pronto!!!! Baratinho…… Não dá né?? Namoro demanda dindin!!! Afinal é um investimento!
Agora, digamos q vc está na idade propicia pra namorar. Não vou listar um check list de necessidades para namorar, mas espero q vc namore com intenção de casar. Sendo assim, vc já deve ter pensado no q “vai ser quando for gente grande” pra poder trazer o pão nosso de cada dia pra mesa de sua família. Não vou entrar nesse detalhe agora.
Entenda q essa escolha é totalmente racional!!!! É justamente aqui q 90% dos jovens tropeçam. Vc não pode deixar o seu coração decidir pois o coração do homem é enganoso (Jer 17:9).
Conheço jovens q deixaram o coração decidir e tiveram q colher o seu mal fruto. Eu mesmo fui um deles. Tive amigos q ofereciam o coração de bandeja…. Deixavam a paixão levar…….
Aprendi q Paixão é emoção e Amor é razão. Vc q escolhe se quer ou não amar alguém. Tanto é assim q o SENHOR nos ordenou: “Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis.” (João 13:34). Amor é mandamento, não temos q “esperar sentir algo por um irmão”, devemos obedecer e decidir amá-lo.
DEUS escolheu nos amar! Pode acontecer de vc não escolher se apaixonar mas, vc SEMPRE terá q decidir entre amar ou não!
Vc pode me perguntar: – “O q q eu posso fazer se já gosto dele (dela)?” – Eu te digo: PENSE, RACIOCINE, CALCULE!!!! Esta é a segunda decisão mais importante de sua vida!!! É preciso estudar a futura “metade da sua laranja”.
Eu usei três critérios para fazer minha escolha e sou absurdamente feliz com minha amada, linda, gata, santa, ungida…… opa, opa….. foi mal…. me empolguei…. (TE AMO FRAAANN!!!)
E quais são os critérios? Segue:
1- Vida espiritual
Como é a vida espiritual dela (dele)???
2- Personalidade/Caráter
Como é a personalidade/caráter dela (dele)??? Como reage às dificuldades, ira, egoismo…… etc. O que pensa sobre o futuro???
3- Físico
Ela (ela) é bonita? Se encaixa com o biotipo q me agrada?
Por Fernando Ortega
Fonte: Não morda a maçã
Conheça o GospelEncontros.com, site de relacionamento entre cristãos. O primeiro passo é orar, o segundo é procurar. Mais de 1.5 milhão de cristãos cadastrados.