Cuidado com a manipulação da mídia

0

Autor: Moisés Sena

Considero o jornal Estadão um dos melhores informativos da internet brasileira. No entanto, sob o pretexto de formar opinião, esse jornal publicou certa vez uma matéria com o propósito claro de manipular. O título é: Deputado quer ‘família margarina’ em comercial de TV. A matéria é sobre projeto de lei que regulamenta a publicidade infantil.

Não é necessário fazer um grande esforço mental para já percebermos de cara a ironia do título. Vejo que a discussão sobre o que é família está aberta e isso é importante em uma democracia. Serve ou para criar novos conceitos ou fortalecer conceitos antigos. Porém, o que vejo como manipulação é querer apresentar “a família homossexual” como modelo de família alternativa, desqualificando a família tradicional. Esse discurso além de ser antiético é desleal.

A expressão “família margarina” foi o termo usado pelo deputado Jean Willys (PSol-RJ) em uma das últimas discussões na Câmara sobre o assunto da homofobia. Nesta mesma discussão o referido deputado ainda chamou a família tradicional de utópica e ultrapassada.

A família tradicional está sujeita a uma série de problemas peculiares a ela como brigas, infidelidade, divórcio e tantos outros, mas a possibilidade desses problemas ou a ocorrência deles não desqualifica a família tradicional como modelo, nem muito menos serve como base ou justificativa para “a família homossexual”.

Há inúmeras famílias tradicionais que vivem felizes e em perfeita harmonia, assim como há inúmeras que vivem em decadência. Isso é probabilidade. Os casos negativos não desqualificam os positivos. É muito pretensioso apresentar a suposta “família homossexual” como o modelo alternativo perfeito em detrimento da família tradicional, como se esse modelo estivesse imune às mazelas sociais. Para concluir faço duas perguntas: De onde vieram “o anônimo autor” da reportagem e o nobre deputado Jean Willys? Por acaso também não são filhos da “família margarina”?

Referência
http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,deputado-quer-familia-margarina-em-anuncios-na-tv,1052887,0.htm


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here