Criação x Evolução: quem está certo afinal ?

10
279

O que é ciência? Não existe definição única para ciência, mas temos uma definição que é aceita nos campos científicos. Uma das definições que podemos dar para ciência é o ramo de estudo ligado a um corpo de verdades, apresentadas com fatos, classificadas sistematicamente, mais ou menos ligadas e apresentadas sobre leis gerais e que incluem métodos que possibilitem as descobertas de novas verdades dentro do mesmo domínio.

Quais os métodos que a ciência utiliza? Utiliza a observação, a experimentação, a formulação de hipóteses, a previsibilidade e controle. A observação e a experimentação são os pontos chave do método científico. Sem observação nem experimentação não pode haver ciência.
CRIACIONISTA: Existe um Deus, que criou todas as coisas, houve um ato de criação e um tempo de criação. Um agente externo do universo criou todas as coisas completas e acabadas. Mas como sabemos que todas as coisas foram criadas por Deus? Através da revelação da sua palavra, mas a revelação não é método científico. Portanto, a criação não pode ser considerada ciência.
EVOLUCIONISTA: Afirmam que a matéria é sempre eterna e dela se origina todas as coisas até as vidas mais complexas. O presente universo é resultado do big-bang, uma explosão que ocorreu a bilhões de anos que gerou tudo isso que vemos hoje. Que o processo da evolução é tão lento que não pode ser observada. Primeiro o que não pode ser observado e experimentado não é ciência. Eles chegaram a essa teoria pela revelação da imaginação dos cientistas, mas a revelação não é método cientifico. Portanto, a evolução também não pode ser considerada ciência. Então como podemos saber quem de fato está certo? As evidencias da natureza que são observadas e experimentadas podem nos dizer se a criação ou a evolução estão com a verdade pelos postulados que ambas apresentam.
Vamos apresentar as 4 leis mais bem verdadeiras da ciência.
1° Lei – Biogênese: afirma que a vida somente provém de vida e que o organismo vivo provém de outro semelhante.
Postulado evolucionista: a matéria inanimada e inorgânica produz vida e até forma(s) complexa(s). Contra a lei da Biogênese.
Postulado criacionista: Um Deus vivo criou seres vivos semelhantes. (Gn 1.26)
2° Lei – 1° lei da Termodinâmica: afirmam que a energia não pode ser criada nem destruída e que a quantidade total de energia do universo é sempre a mesma, que a energia pode tomar várias formas.
Postulado evolucionista: afirma que a energia ainda está em expansão, em evolução. Contra a 1° lei da Termodinâmica.
Postulado criacionista: Deus fez todas as coisas completas e acabadas, não há nenhuma contradição contra a 1° lei da Termodinâmica.
3° Lei – 2° lei da Termodinâmica: afirma que o universo caminha de níveis organizados para níveis cada vez mais desorganizados. Todo sistema caminha de maneira decrescente.
Postulado evolucionista: afirma que o universo de níveis desorganizados para níveis cada vez mais organizados. Contra a 2° da Termodinâmica.
Postulado criacionista: afirma que o universo caminha de níveis organizados para desorganizados. Deus fez todas as coisas completas, acabadas e perfeitas, quando o pecado entrou no mundo desarrumou o sistema. Não há contradição contra a 2° lei da Termodinâmica.
4° Lei – Lei da causa e do efeito: afirma que nenhum efeito é quantitativamente maior e qualitativamente superior a causa. O efeito não pode ser maior que a causa.
Postulado evolucionista: afirma que matéria inanimada causa vidas mais complexas como o ser humano. Contra a lei da causa e efeito.

Postulado criacionista: Deus cria o homem sendo um ser com suas limitações. Não há contradição contra a lei da causa e efeito. Deus é a causa maior do que o homem efeito.

10 COMENTÁRIOS

  1. parabens pelo sermão so acho q vc precisava fazer sueus propios estudos e não transformar palavras antes ditas pelo pr.silas malafaia no dvd criaçãxevoluçao. mas acima de tud gostei de sua materia, Deus o abençõe.

  2. O que não podemos contestar sâo as descobertas que a Ciência nos mostra a cada dia que
    passa e que a teoria da evolução em si não exclui o papel de Deus no contexto da criação
    tanto que o bing-bang pode ser sim e aí podemos entrever a intervenção Divina neste processo
    Agora o que não devemos levar em conta é a postura discriminatória do Pr.Silas Malafaia de-
    pois de suas declarações difamatórias nas últimas eleições presidenciais o que põe em dúvida
    o seu papel de pretenso líder cristão

  3. Erro: Biogênese: afirma que a vida somente provém de vida… (* para quem já estudou bastante sobre o que se refere o termo ”biogênese” sabe tão bem o que significa matérias orgânicas e inorgânicas, lembrando que uma curiosidade: água é considerado um mineral e não um ser orgânico!*)… que o organismo vivo provém de outro semelhante…(*lembrando, a vaca é considerado um mamífero ruminante e não apenas uma célula gigante que se parte ao meio devido a luzes divinas*).

  4. Que o processo da evolução é tão lento que não pode ser observada.(* tente expor crinaças japonesas à radiação*) Primeiro o que não pode ser observado e experimentado não é ciência.(*fato!*) Eles chegaram a essa teoria pela revelação da imaginação dos cientistas(*de fato foram realmente experiências*), mas a revelação não é método cientifico(* não, é mágica!*). Portanto, a evolução também não pode ser considerada ciência(* acredito que existe um ramo da ciência para isso!*).

  5. ERRO: lei da Termodinâmica: afirma que o universo caminha de níveis organizados(* meu filho desde quando esta lei disse isso, por acaso você entende o real significado da palavra ”ENTROPIA!”???*) para níveis cada vez mais desorganizados. Todo sistema caminha de maneira decrescentE (* Não exatamente isto, te indico alguns livros sobre estudos complexos da termodinâmica e biologia caso queira*).
    Postulado evolucionista: afirma que o universo de níveis desorganizados para níveis cada vez mais organizados. Contra a 2° da Termodinâmica.(* Acredito que isto se refira aos níveis microscópicos de organizações de células e átomos que formam alguns seres vivos, incluindo o DNA; certo?e não exatamente da entropia de átomos no vácuo certo?*).

    • DESDE quando a TEORIA da evolução é verdade cientifica???????????Resposta: desde que ela deiche de ser teoria e passe para ser verdade! pergunto : e quando é que ela ira ser verdade cientifica e deichara de ser teoria???!!!!,porque ainda os cientista não a tem como verdade,sera que é por que a teoria da evolução tromba de maneira catastrofica nas leis provada e comprovadas da ciencia,e sera tambem porque ela não passa na experiencia,ou sera porque as supostas verdades de hoje são as mentiras do amanhã,ou sera devido ao historico dos que apoiam e apoiaram a teoria da evolução… que não e nada de bom( me refiro aos fosseis extraordinariamente fraudulentos que tentaram usar para quererem a qualquer custo afirmarem que o homem e o macaco tem ancestrais comum como se isso fosse verdade e muitas outras,que os camardas evolucionistas e a impremsa sabem muito bem)??????? que coisa né tantas questoes.
      quero deichar claro que acredito em DEUS e na sua PALAVRA não simplesmente por ouvir,mas por experiencia de vida!!!!!!!!!!!

  6. Não vou classifica-lo como hipócrita, pois qualquer um que fizesse o mesmo clamor sem pertencer a nenhuma religião assim o seria, sendo você religioso isso já é esperado.
    Primeiro ->
    Seu clamor pela aplicação dos métodos científicos de observação e esperimentação vão de contra o próprio texto, pois você apela aos métodos como meio de invalidar a teoria da evolução, todos os métodos científicos invocados por você já invalidariam de cara a sua própria crença religiosa, porém minha afirmação fica sendo apenas ad-hominen se não argumentar as suas quatro afirmações pois, pelo jeito do texto a sua vontade não é provar a criação e sim desacreditar a evolução. Sugiro que consulte Mark Ridley – Evolução 3ª edição, Richard Dawkins – A grande História da Evolução – Um Grande Show na Terra as provas da teoria da evolução, Diane Dodd – especiação por isolamento ambiental com moscas da fruta, Jared Diammond – O Terceiro Chimpazé, Charles Darwin – Evolução pela Seleção Natural, tenho uma lista de trabalhos que afirmam cada vez mais a teoria da evolução. Partindo de um ad-hominem da minha parte ficará cabível ao seu texto o conceito de somente mais um artigo falacioso ao fazer uso desses conceitos criacionistas que já foram derrubados a muito tempo.

  7. Segundo->
    Agora a coisa é séria.
    Deixo meu email disponível para que você possa me responder a nível e com o mesmo respeito que eu irei comentar seu post : meu email-> rudson.florencio@gmail.com.
    Bem, logo no início você lança as opiniões de criacionistas e evolucionistas, porém não conheço nenhum evolucionista que afirma o que você como escritor e representante da boca evolucionista fala.->” matéria é sempre eterna e dela se origina todas as coisas até as vidas mais complexas”.
    Bem como evolucionista quero deixar uma coisa bem clara, não misture teoria da evolução com qualquer teoria do surgimento da vida, as duas são totalmente diferentes, ambos não se relacionam pois no contexto geral não existe nenhum meio funcional de definição de vida, vida é tudo o que interage? Então o quem está mais vivo um ‘príon’ ou um vírion, vírion ou ‘vírus’, vírus ou bactéria? E assim adiante. Existem níveis na biologia assim como na física onde certos conceitos parecem não fazer sentido. Como a questão física quântica, Eisnteiniana e Newtoniana, a biologia ainda encontra problemas no conceito de seres vivos, na escola aprendemos que seres vivos são aqueles que apresentam as duas faces do processo metábolico(anabolismo e catabolismo), isso define o que é um ser vivo, porém os vírus não possuem metabolismo, como classifica-los?
    Como definir e aceitar uma forma de vida que não seja a base de nenhum tipo de ácido nucleico(DNA ou RNA)? É o caso dos príons que são concideradas aberrações proteícas que são auto-replicadoras e estão presentes no meio ambiente afetando todas as formas de vida.

DEIXE UMA RESPOSTA