O que é ciência? Não existe definição única para ciência, mas temos uma definição que é aceita nos campos científicos. Uma das definições que podemos dar para ciência é o ramo de estudo ligado a um corpo de verdades, apresentadas com fatos, classificadas sistematicamente, mais ou menos ligadas e apresentadas sobre leis gerais e que incluem métodos que possibilitem as descobertas de novas verdades dentro do mesmo domínio.
Quais os métodos que a ciência utiliza? Utiliza a observação, a experimentação, a formulação de hipóteses, a previsibilidade e controle. A observação e a experimentação são os pontos chave do método científico. Sem observação nem experimentação não pode haver ciência.
CRIACIONISTA: Existe um Deus, que criou todas as coisas, houve um ato de criação e um tempo de criação. Um agente externo do universo criou todas as coisas completas e acabadas. Mas como sabemos que todas as coisas foram criadas por Deus? Através da revelação da sua palavra, mas a revelação não é método científico. Portanto, a criação não pode ser considerada ciência.
EVOLUCIONISTA: Afirmam que a matéria é sempre eterna e dela se origina todas as coisas até as vidas mais complexas. O presente universo é resultado do big-bang, uma explosão que ocorreu a bilhões de anos que gerou tudo isso que vemos hoje. Que o processo da evolução é tão lento que não pode ser observada. Primeiro o que não pode ser observado e experimentado não é ciência. Eles chegaram a essa teoria pela revelação da imaginação dos cientistas, mas a revelação não é método cientifico. Portanto, a evolução também não pode ser considerada ciência. Então como podemos saber quem de fato está certo? As evidencias da natureza que são observadas e experimentadas podem nos dizer se a criação ou a evolução estão com a verdade pelos postulados que ambas apresentam.
Vamos apresentar as 4 leis mais bem verdadeiras da ciência.
1° Lei – Biogênese: afirma que a vida somente provém de vida e que o organismo vivo provém de outro semelhante.
Postulado evolucionista: a matéria inanimada e inorgânica produz vida e até forma(s) complexa(s). Contra a lei da Biogênese.
Postulado criacionista: Um Deus vivo criou seres vivos semelhantes. (Gn 1.26)
2° Lei – 1° lei da Termodinâmica: afirmam que a energia não pode ser criada nem destruída e que a quantidade total de energia do universo é sempre a mesma, que a energia pode tomar várias formas.
Postulado evolucionista: afirma que a energia ainda está em expansão, em evolução. Contra a 1° lei da Termodinâmica.
Postulado criacionista: Deus fez todas as coisas completas e acabadas, não há nenhuma contradição contra a 1° lei da Termodinâmica.
3° Lei – 2° lei da Termodinâmica: afirma que o universo caminha de níveis organizados para níveis cada vez mais desorganizados. Todo sistema caminha de maneira decrescente.
Postulado evolucionista: afirma que o universo de níveis desorganizados para níveis cada vez mais organizados. Contra a 2° da Termodinâmica.
Postulado criacionista: afirma que o universo caminha de níveis organizados para desorganizados. Deus fez todas as coisas completas, acabadas e perfeitas, quando o pecado entrou no mundo desarrumou o sistema. Não há contradição contra a 2° lei da Termodinâmica.
4° Lei – Lei da causa e do efeito: afirma que nenhum efeito é quantitativamente maior e qualitativamente superior a causa. O efeito não pode ser maior que a causa.
Postulado evolucionista: afirma que matéria inanimada causa vidas mais complexas como o ser humano. Contra a lei da causa e efeito.
Postulado criacionista: Deus cria o homem sendo um ser com suas limitações. Não há contradição contra a lei da causa e efeito. Deus é a causa maior do que o homem efeito.