Diante da atual conjuntura social e política que estamos vivendo em nosso país, fico a imaginar o papel da igreja em relação ao seu chamado supremo de ir e fazer discípulos. Como diria nosso Presidente, “nunca na história desse país”, a necessidade de discipuladores, isto é, líderes foi tão latente.
O Brasil clama por líderes, homens e mulheres que sirvam de modelo e referencial, capazes de exercer os princípios bíblicos e os fundamentos básicos da administração como organizar, planejar, direcionar e comandar. Mas onde estão esses líderes? Onde é possível encontrar pessoas capacitadas e sobre tudo dispostas a serem modelo para essa geração? Na cadeira ou no sofá?
Considerando o fato de que grandes líderes são formados, treinados e estão em constante processo de aprendizagem, atualização e aperfeiçoamento, constatamos que o grande celeiro destes agentes de transformação social está nas cadeiras… Pois é nas cadeiras das igrejas que somos discipulados e ensinados, é nas cadeiras das universidades e institutos teológicos onde somos aperfeiçoados e capacitados. Mas há quem prefira estar no sofá, onde é mais cômodo e confortável. É no sofá de casa que rejeitamos o direito de pensar e agir. Deixamos o “tempo passar”, mesmo sabendo que ele não voltará. Permitimos-nos ser pastoreados pelos apresentadores de televisão e alimentamos nossa alma com uma programação que subestima a inteligência, valoriza a exposição do corpo e estimula o consumismo como estilo de vida.
Ouvi dizer que uma grande jornada começa com o primeiro passo, eu diria mais, uma grande mudança começa com uma pequena atitude. Já está na hora de assumirmos o chamado que nos foi outorgado, a saber, “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações…” (Mt. 28:19). Vemos que o chamado de todo o filho de Deus é ir, sair da zona de conforto e fazer com que outros o sigam por aquilo que você é, e principalmente por aquilo que você faz.
Reflita um pouco, você é referência para alguém? Suas ações e palavras refletem uma alma próspera e confiante? Até que ponto sua presença influencia a produtividade e gera inspiração aos membros do seu convívio pessoal? A palavra de Deus nos diz que: “A ardente expectativa da criação aguarda a manifestação dos filhos de Deus” (Rm. 8:19). Creio que, mais do que nunca, nosso país precisa da atuação da igreja de Cristo, agindo, mudando e dirigindo nossa nação em busca da justiça e do estabelecimento do reino de Deus. Portanto, MANIFESTE-SE, o Brasil está esperando por você.
Grande abraço!