Branca de Neve mordeu a maçã, mas Eva não

8

Eva cai em tentação, come a maça e ainda induz Adão a fazer o mesmo. (tem alguma coisa errada nessa afirmação, você não acha)
É sabido que Branca de Neve mordeu a maçã, mas Eva não.

Já se tornou normal entre alguns evangélicos a frase “Eva comeu da maça”, mas qual a origem desta frase fora de contexto?
É sobre isso que desejo falar com os amados leitores.
A cada dia que passa, mais e mais adições pagãs tem sido feitas no meio evangélicos.

Pressupor que o fruto proibido era uma maçã deve-se à influência de artistas medievais e renascentistas que assim a representaram. A cultura pagã a introduziu sorateiramente em nosso meio e muitos não perceberam. A idéia não é Bíblica, e sim da fantasiosa, porém desorientada, imaginação dos artistas e dos poetas que surgiu um dos mitos mais populares da cristandade.
Qual era o fruto?
A Bíblia simplesmente não diz, pois o ponto vital não era o fruto, e sim a desobediência do homem. Leia Romanos 5:12.

Adão e Elohim (Deus)

“E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente,
Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.”Gênesis 2:16-17

Eva e a serpente
“Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim?
E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos,
Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais.
Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis.
Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.
E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.” (Gênesis 3:1-6)

Alguns dos amados leitores encontrou a palavra maça nos versículos citados acima? Creio que não, logo quem introduz a maçã em contextos bíblicos deve se ater ao seguinte versículo do livro de Apocalipse: Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro; (Apocalipse 22:18).
A coisa é seria e não tão banal como alguns acham por ai em nosso meio.

A maça
Vermelha e suculenta, a maça sempre foi utilizada como símbolo de paixão, desejo e sensualidade. Muitos feitiços amorosos são feitos com ela.
Exemplos: Para manter os relacionamentos, é recomendável compartilhar uma maça com a pessoa amada. Para descobrir o futuro amor, descascar uma maça de uma só vez e deixar a espiral cair no chão, às iniciais do seu nome será revelada.

A maça na mitologia grega
A maça também é símbolo da discórdia. A mitologia grega conta que a deusa Éris, mesmo não tendo sido convidada, vai a uma festa de casamento no Olímpo. Lá, trama uma vingança. Na hora do banquete, quando todos os deuses se sentam, a deusa atira uma maça de ouro, na qual estava escrito: para a mais bela. Vênus, Juno e Palas começam, imediatamente, a disputar a maça. Para decidir entre uma das três foi escolhido o mortal Páris, pastor e príncipe de Tróia. Todas tentaram suborná-lo. Vênus ganhou, oferecendo ao príncipe, a esposa do rei grego Menelau, Helena, considerada a mais bela entre todas as mortais. Paris levou a sério a oferta e raptou Helena, dando início a guerra de Tróia. Tudo começou com uma maça atirada.

A maça na mitologia celta
A maça também ocupa um lugar na mitologia celta, representando a imortalidade e servindo de alimento para os mortos. As maças são consideradas ainda como símbolo da alma. Por isso, no festival celta de Shamhaim – que deu origem ao Halloween – elas eram enterradas durante a noite para que renascessem na primavera.

A maça como fruta
Do mito à realidade. Além de tudo isso, a maça, tem muito a oferecer em termos de nutrição. Fósforo, ferro e vitaminas do complexo B que ajudam a regular o sistema nervoso, favorecem o crescimento, evitam problemas de pele, do aparelho digestivo e queda dos cabelos. A maçã ainda é fonte de quercetina, uma substância que ajuda a evitar a formação dos coágulos sanguíneos capazes de provocar derrames, sendo recomendado o seu consumo para quem tem problemas de intestino, obesidade, reumatismo e diabetes. O ideal é consumi-la com a casca, mas se for retirá-la, aproveite para, depois de seca, fazer um chá, é um excelente diurético.
Vai uma mordidinha.

Por Daniel Alves Pena


8 COMENTÁRIOS

  1. FOI Á PARTIR DAÍ,QUANDO EVA INDUZ ADAO A COMER A MAÇA,QUE ELA MOSTROU A SUPERIORIDADE A ADAO,QUANDO ESSE A OBEDECEU ELA NEM IMAGINAVA QUE FUTURAMENTE AS MULHERES IRIAM GOVERNAR,HOJE ESTAMOS QUASE LÁ… MAS É QUESTAO DE TEMPO,A RAÇA HOMEM SERÁ DOMINADA…

  2. ADAO FOI BASTANTE OBEDIENTE A EVA…PODE NÃO TER SIDO UMA COISA BOA A DESOBEDIÊNCIA A DEUS,MAS DEMONSTRA QUE DEUS CRIOU UM SER QUE DESDE LÁ NAQUELE TEMPO TINHA OPINIÃO E SABIA ORDENAR, NO CASO O HOMEM,É POR ESSE MOTIVO QUE HOJE A MULHER GOVERNA,EU NÃO SEI PORQUE AINDA HOJE TEM MULHER QUE SUJEITA AS CANALHICE MASCULINA…

  3. ja era sem tempo um estudo destes, xpero bem que os mais fanaticos, que defendem sobre a maça acessam a este estudo. eu vou ja reencaminhar para amigos da minha lista de email. força continuem trazendo temas sugestivos com estes, que a paz de Cristo esteja convosco

  4. SRRSRS VAI ORAR FALAR DE DEUS E MUITO F, D E ANDAR COM DEUS ,
    ENTENDER, A BIBLIA E SO, PRA QUEM TEM O ESPIRITO SANTO E REALMENTE
    OBEDECEM A DEUS TEM QUE TER UNÇÂO DEUS FALA COM PECADOR NÂO !SRSRSR VCS, CONHECE MESNO A BIBLIA ? ENTÂO LEI JEREMIAS 9 23 , DEPOIS PODE COMENTAR ABRAÇOS

    • MAIS IGNORANTE SÂO AQUELES QUE ACHA QUE E O TAL,
      POR FORA MAIS POR DENTRO ESTA CHEIO DE ANGUSTIA TRISTEZA, E RAIVA
      MOSTRA POR FORA SER UMA COISA MAIS POR DENTRO CARECE DA MISSERICORDIA DE DEUS, MUITO BOM O ESTUDO BACANA MAIS SÒ PRA QUEM RECONHECE JESUS COMO SEU UNICO SALVADOR,

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here