1. Significado e simbolismo do batismo:
Batismo é o acto que Jesus praticou, submisso a João Batista no rio Jordão, transmitindo-o posteriormente aos seus discípulos através dos apóstolos.
Vemos claramente explicado, o significado do batismo, nas seguintes passagens:
Romanos 6:3/5
Ou não sabeis que, todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo, fomos batizados na sua morte?
De sorte que fomos sepultados com ele, pelo batismo, na morte; para que, como Cristo ressuscitou dos mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós, também, em novidade de vida.
Porque, se fomos plantados juntamente com ele na semelhança da sua morte, também o seremos na da sua ressurreição.
Colossenses 2:12
Sepultados com ele no batismo, nele, também, ressuscitaste pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dos mortos.
Portanto, o batismo significa a nossa identificação com a morte, sepultamento e ressurreição de Jesus Cristo. Quando mergulhamos na água, somos sepultados como Cristo foi sepultado, e quando saímos da água ressuscitamos com Jesus Cristo ressuscitou.
2. Passagens mostram o batismo por imersão na Igreja Primitiva.
O Novo Testamento, contém algumas descrições de batismos, que não deixam margem para dúvidas de que se tratava de batismos por imersão.
Mateus 3:16
E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água e eis que se lhe abriram os céus e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele.
Marcos 1:9/10
E aconteceu, naqueles dias, que Jesus, tendo ido de Nazaré, da Galileia, foi batizado por João, no Jordão.
E, logo que saiu da água, viu os céus abertos, e o Espírito, que, como pomba, descia sobre ele.
Actos 8:36/39
E, indo eles caminhando, chegaram ao pé de alguma água, e disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que eu seja batizado?
E disse Filipe: É lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus.
E mandou parar o carro, e desceram ambos à água, tanto Filipe como o eunuco, e o batizou.
E, quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou a Filipe, e não o viu mais o eunuco; e, jubiloso, continuou o seu caminho.
As expressões “descer à água” e “sair da água”, provam sem margem para dúvidas a imersão. Não pode haver melhor descrição dum batismo do que esta passagem em Actos, do batismo do eunuco, pois ele desceu à água e posteriormente saiu da água, sinal de que foi sepultado, isto é, imerso e depois ressuscitou como Jesus.
Seria pouco provável, que o eunuco viajasse sem levar alguma reserva de água no seu carro, mas esta não era suficiente para a imersão, daí a necessidade de terem de descer à água.