Arrebatamento.
Autor: Cláudio Ribeiro Melo.
Endereço: Travessa Santa Helena, bairro Campos nº 80, cidade de Parnaíba, Piauí, Brasil.
Ora, ainda vos declaramos, por palavra do Senhor, isto: nós, os vivos, os que ficarmos até à vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que dormem.
Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro;
depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor.
Tessalonicenses capítulo 4, versículos 15-17.
Em Tessalonicenses está escrito que os que estão mortos ressuscitarão primeiro antes dos vivos serem arrebatados.
Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram. Esta é a primeira ressurreição. ( A ressurreição para a existência no Reino Milenar, não há outra ressurreição antes desta, portanto o arrebatamento para a transformação dos corpos se dá com a chegada do Milênio.)
Apocalipse 20:5
1 Vi descer dos céus um anjo que trazia na mão a chave do Abismo e uma grande corrente.
2 Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo, Satanás, e o acorrentou por mil anos;
3 lançou-o no Abismo, fechou-o e pôs um selo sobre ele, para assim impedi-lo de enganar as nações, até que terminassem os mil anos. Depois disso, é necessário que ele seja solto por um pouco de tempo.
4 Vi tronos em que se assentaram aqueles a quem havia sido dada autoridade para julgar. Vi as almas dos que foram decapitados por causa do testemunho de Jesus e da palavra de Deus. Eles não tinham adorado a besta nem a sua imagem, e não tinham recebido a sua marca na testa nem nas mãos. Eles ressuscitaram e reinaram com Cristo durante mil anos.
Apocalipse capítulo 20, versículos 1-4.
Em Apocalipse 20 os mortos ressuscitam apenas após a destruição da besta e chegada do reino Milenar, ao fim da tribulação, o arrebatamento será logo em seguida, após a chegada de Jesus sobre a Terra, ao final da tribulação, a transformação dos corpos mortais em corpos incorruptíveis, imortais.
Deus criou Adão e Eva com um corpo imortal, incorruptível.
Adão e Eva eram os imortais que povoariam a Terra em uma descendência que nunca conheceria a morte.
Os que forem arrebatados terão os corpos transformados na semelhança do corpo de Adão e Eva, uma cadeia genética perfeita, eterna, com reprodução natural e possivelmente com raciocínio, capacidade mental, física e evolutiva superior, dons concedidos pelo Altíssimo, Adonai; estes são os que povoarão a Terra durante o período Milenar.
Os que ressuscitarão dos mortos, os que já descansam, aqueles que serão mortos na tribulação, são os humanos que possuirão o corpo como o dos anjos, não se casam e não se dão em casamento, segundo as palavras de Jesus; estes teriam acesso aos reinos celestiais e terreno participando do reino de Jesus nos mil anos, enquanto aqueles permaneceriam na Terra celestial Milenar.
Conheço um homem em Cristo que, há catorze anos (se no corpo, não sei; se fora do corpo, não sei ; Deus o sabe), foi arrebatado até ao terceiro céu.
E sei que o tal homem ( se no corpo, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe) foi arrebatado ao paraíso e ouviu palavras inefáveis, de que ao homem não é lícito falar.
2 Coríntios capítulo 12, versículos 2-4.
Deus possui poder infinito, o apóstolo descreve a existência do terceiro céu.
Existe o terceiro, primeiro, segundo.
Nosso mundo, ou melhor, nosso Universo visível estudado por astrônomos, cientistas, o espaço com suas estrelas, planetas, luas, asteroides, possui extensão infinita.
Nosso Universo visível, material, limitado pela morte, desordem, caos, possui extensão ilimitada.
Um raciocínio lógico, a certeza da plenitude, da perfeição, a certeza dos reinos celestiais serem sem fim.
Deus revelará os reinos a quem desejar.
Existe uma versão que menciona: …ao ressoar da última trombeta…
51 Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados ( fiéis a Jesus);
52 Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.
Coríntios capítulo11, versículos 51-52.
A última trombeta é referida após as duas testemunhas serem arrebatadas, ou seja, após os 42 meses finais da tribulação, no final da semana de anos, após a batalha com o Anticristo.
Apocalipse capítulo 11, versículos 15-19 vemos menção do que será o arrebatamento, o ressoar da última trombeta, a sétima, Deus toma posse do poder sobre a Terra, o julgamento dos mortos, a recompensa dos fiéis, o tempo da ira para destruir os homens.
A sétima trombeta
15 O sétimo anjo tocou a sua trombeta, e houve fortes vozes nos céus, que diziam:
“O reino do mundo
se tornou de nosso Senhor
e do seu Cristo,
e ele reinará
para todo o sempre”.
16 Os vinte e quatro anciãos que estavam assentados em seus tronos diante de Deus prostraram-se sobre seus rostos e adoraram a Deus,
17 dizendo:
“Graças te damos,
Senhor Deus todo-poderoso,
que és e que eras,
porque assumiste
o teu grande poder
e começaste a reinar.
18 As nações se iraram;
e chegou a tua ira.
Chegou o tempo de julgares
os mortos
e de recompensares
os teus servos, os profetas,
os teus santos
e os que temem o teu nome,
tanto pequenos
como grandes,
e de destruir
os que destroem a terra”.
19 Então foi aberto o santuário de Deus nos céus, e ali foi vista a arca da sua aliança. Houve relâmpagos, vozes, trovões, um terremoto e um grande temporal de granizo. – Há uma menção que diz “saraiva”, pedras de fogo.
Arrebatamento – Ao final da tribulação será o segundo arrebatamento, sobrenatural, transformação dos corpos para a existência no Reino Milenar.
Há outra teoria ( a mulher e o dragão) que daria a ideia de que existem dois Arrebatamentos, um arrebatamento territorial, deslocamento dos cristãos de uma zona de perigo para uma de refúgio, primeiro arrebatamento, na metade da tribulação.