I Cr 4: 9, 10: “E foi Jabez mais ilustre do que seus irmãos; e sua mãe deu-lhe o nome de Jabez, dizendo: Porquanto com dores o dei à luz. Porque Jabez invocou o Deus de Israel, dizendo: Se me abençoares muitíssimo, e meus termos ampliares, e a tua mão for comigo, e fizeres que do mal não seja afligido! E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido.” Este é um ano de muita oração, é um ano de oração com respostas imediatas!
Há uma força no cristão que, quando liberada, é forte e avassaladora como um vulcão. Os vulcões são uma força incontrolável, que causam impacto ao meio ambiente. Porém, os vulcões têm seu lado bom: todos os países que têm vulcões são países famosos, e são alvos da atenção do homem. Você sabia que no Brasil tem um vulcão adormecido? Ele se localiza na cidade do Rio de Janeiro, em Nova Iguaçu.
A partir do momento que tenho um vulcão dentro mim, as atenções são voltadas para mim pela força avassaladora e pela transformação que ele vai causar na minha vida. Milagres passam a acontecer e eu me torno um agente de milagres! As pessoas começam a se aproximar de mim por causa daquilo que Deus vai fazer através da minha vida! Tudo o que eu tocar vai ser abençoado, tudo o que eu falar vai acontecer, a resposta que você está buscando, há anos, vai chegar!
Jabez era um homem de guerra, e tinha sobre si o peso do significado de seu nome, que quer dizer aquele que causa dor, sofrimento . Ter este nome era como que ter uma maldição proferida pela própria mãe, que o chamou desta forma.
Muitos nomes bíblicos tinham significado ruim, como por exemplo Jacó (o usurpador ), e por isso Deus muitas vezes se levantou mudando o nome de homens os quais Ele queria mudar a sorte. Jacó, que passou a se chamar Israel, proferiu a seu filho Judá a respeito daquele que viria, e que pertenceria a sua descendência, e por isso é relatado na Palavra que Jesus é o Leão da tribo de Judá. Jabez era da descendência de Judá, mas Jabez carregava consigo a maldição do significado de seu nome; porém, no meio de tantos homens antes já abençoados, Deus levantou Jabez como alguém que clamou e fez com que as mãos Dele se estenderem.
Aceitar Jesus não apaga a minha família, o lugar onde moro, não apaga fatos concretos da vida. Os conquistadores precisam decidir, tomar posição! Jabez tinha tudo para ser um homem traumatizado! Mas Deus está liberando uma palavra: “Você nasceu para vencer, prosperar, conquistar”! Deus tem bênçãos para nós, pois somos filhos de Deus, mas muitas coisas do passado nos impedem de clamar a Deus. Você não deve ficar baseando os seus sonhos de acordo com o seu passado, de acordo com aquilo que você já viveu! Sonhe de acordo com os sonhos de Deus! Você é coitadinho? Não, você é um bem-aventurado, povo de Deus!
Gl 5:1 diz: “Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Permanecei, pois, firmes e não vos submetais, de novo, a jugo de escravidão”. Portanto, você foi salvo de verdade, foi salvo para viver uma vida em abundância com Cristo.
Para despertar o vulcão que há em você é preciso orar, sem oração não há vulcão. “O vulcão vai acordar, ora que ele acorda”! Jabez fez uma oração e, seja qual for o seu pedido, existem três segredos:
1 – Senhor me dá a Tua benção : a benção do Senhor é plena e perfeita (Pv 10:2);
2 – Ampliação (da visão, crescimento, entendimento… ser bom, o melhor no que faço)
. …. Isa 54:2-3;
3 – Intimidade : nossa intimidade com Deus significa santidade e livramento; estas coisas ……estão totalmente vinculadas.
A Presença de Deus livrou Jabez de todos os males e aflições. “E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido”.
Irmão, Deus vai atender a sua oração; Ele vai despertar o teu vulcão”!