Para alguns a questão de um ego super desenvolvido pode ser um elefante na sala: ninguém menciona ainda que todos nós saibamos que está lá. Matt Redman exorta-nos a abrir os olhos e encarar o fato de que a humildade é algo que precisa ser trabalhada em todos nós.
Um dos antigos anciãos do Deserto, uma vez observou que “Os seres humanos precisam de humildade e do temor de Deus, assim como o fôlego de suas narinas.” E quando se trata de ser um líder de louvor e adoração, o padrão de um coração humildade é de uma excelência insubstituível.
Um coração humildade reconhece que só Deus pode fazer coisas poderosas e significativas. Por Sua graça, podemos envolver-se com tal ministério, mas estamos sempre os portadores e nunca com a causa. O coração humilde reconhece a diferença entre entrega e realização. É grande a tentação de pensar que temos algo a ver com um sucesso particularmente comovente do ministério. Pensamentos perigosos. Em seguida, estamos orando menos, nos preparando menos e, em geral, menos dependentes. Como Darlene Zschech sabiamente coloca:
O momento pode ser seu melhor amigo. É como o sopro de Deus fazendo com que um dia seja mais valioso que mil, faz valer a pena. . . Mas você pode abusar do momento se você parar de buscar pelo tesouro que ganhou no princípio. O momento pode lhe dar uma falsa sensação de segurança. . . “Nós podemos fazer isso”. . . . Mas a que custo? Antes que se dê conta, abusa do privilégio e perde de vista a maior chamada.
Às vezes, temos uma imagem incompleta em nossas mentes sobre como uma pessoa humilde realmente se parece. A humildade é mais do que uma mansa e suave resposta “Oh não, não-não fui eu, foi o Senhor” quando alguém te elogia em seu louvor. Falsa humildade é uma tentadora roupa para se vestir, mas mesmo que isso envolva pensar sobre si mesmo. No final do dia, é simplesmente outro disfarce para orgulho. Humildade só realmente floresce quando paramos de pensar em nós mesmos completamente e começar a fixar o olhar em outro lugar.
Um ex-senador dos Estados Unidos, uma vez comentou:
A humildade é uma forma, um ponto de vista, uma coisa abrangente. . . . A humildade é expressa por ações. . . Pode ser demonstrada simplesmente por parar e ouvir alguém. Sua essência é colocar os outros antes de si mesmos. . . . Um verdadeiro teste de humildade é como você lida com as críticas. A reação natural é ficar na defensiva imediatamente, uma desculpa rápida, uma rebatida espontânea. A maneira humilde para lidar com as críticas é tentar compreender as razões pelas quais foi criticado, ver o que de verdade pode haver na crítica.
Esse grande “insight” do mundo da política aponta para o nosso papel como ministros de louvor e adoração em nossas igrejas. A humildade não é apenas como você se comporta em um palco na frente das pessoas. Nem mesmo a forma como você mexe o rosto quando dizem coisas boas para você. A verdadeira humildade começa muito antes de chegarmos até a frente da igreja, e toca todas as áreas de nossas vidas. Buscamos colocar os outros em primeiro lugar antes de nós mesmos?
Gastamos tempo com as pessoas, preferindo-as e ouvindo-as? Ou somos bons apenas com multidões? E quando a pessoa oferece algumas críticas construtivas de como ministramos uma canção que nós mesmos compomos? Como é que vamos responder na profundeza de nossos corações? Estes os melhores testes quando tratamos da excelência insubstituível da Humildade.
A humildade é catar o lixo quando ninguém vê, só porque você quer servir sua comunidade. A humildade é deixar alguém usar a sua idéia. E depois não dizer a ninguém que originou de você. A humildade é ouvir o outro, mesmo quando você mesmo tem muito a dizer. Humildade se expressa em atos de bondade realizada dia após dia, somente para os olhos de Deus – atos invisíveis, somente com você e Deus como testemunha. Estes são alguns dos sinais de um coração humilde.
No final do dia, a verdadeira humildade nunca pode ser erguida ou aprendida por esforço. É o instinto do coração de alguém que viu a grandeza de Deus. A pessoa humilde pensa em Deus, e graças a Ele, nos outros também. E como CS Lewis escreveu uma vez, se você conhecer alguém que é verdadeiramente humilde, “ele não vai pensar em humildade: ele não vai pensar de modo algum em si mesmo”.
Por Matt Redman
Retirado de “´InsideOut Worship: Matt Redman e Amigos”, publicado pela Survivor.
Fonte: www.kingsway.co.uk / Adorando