Vós, porém, não sereis chamados mestres, porque um só é vosso Mestre, e vós todos sois irmãos (Mt 23:8)
Muitos esquecem que é Cristo, o Cabeça da Igreja (Ef 1:22;4:15). A Igreja em si não pode fazer nada sem o cabeça. Por isso a Igreja não é de nenhuma família específica, nem de algum papa, santo, padre, apóstolo, mestre, profeta ou pastor denominacional.
Diz a palavra do Senhor :
E a ninguém na terra chameis vosso pai, porque um só é o vosso Pai, o qual está nos céus.Nem vos chameis mestres, porque um só é o vosso Mestre, que é o Cristo. O maior dentre vós será vosso servo. E o que a si mesmo se exaltar será humilhado; e o que a si mesmo se humilhar será exaltado.(Mt 23:9-12)
Existem muitos “donos de igrejas”, que vivem atrelados a um legalismo e ativismo religioso achando que apenas o que fazem é válido. Muitos desses “vivem da obra” e ficam presos a seus títulos e cargos eclesiásticos, por isso, existem muitas igrejas que não possuem um presbitério legitimamente formado, porque querem controlar tudo. Existem também aqueles que tem um presbitério, mas que mais parecem ser uma classe diferenciada da Igreja. Tudo isso pela altivez. Muitos que gostam de ser chamados por seu cargos e seus títulos esquecendo que são conservos de Cristo , ou seja, ” servos juntamente com outros” no serviço do Senhor. Diz as Escrituras que assim como os homens, os anjos são conservos dos crentes (Hb 1:14; Ap 22:8-9).
Sendo assim, se os próprios anjos tem a consciência que não devem ser adorados ou bajulados, quanto mais os homens, quer eles líderes ou não.
Aliás nas Escrituras o próprio Senhor Jesus admoesta a igreja de Pérgamo que tinha alguns que sustentavam a doutina dos nicolaítas. A doutrina dos nicolaítas consistia em uma classe que se achava superiora aos demais crentes. Era composta de pessoas que líderes que “dominavam o povo”, por isso o nome “nicolaítas”. Exerciam poder sobre os demais mas introduziam ensinos heréticos que ressaltavam a a soberba e torpe ganância.
Diz as Sagradas Escrituras que Deus “odiava” essa “obra”. Muitas obras como essas são feitas também hoje na Igreja do Senhor e características como essas existem muitas por aí.
É um bispo arrogante que fala o quer e debocha de seus seguidores sem que percebam. É uma cantora que se nega a louvar por nada a receber. É um pregador que trata mal o rapaz que cuida do som da igreja. É um pastor que não apascenta as ovelhas, antes se aproveita de suas lâs. É o obreiro que adora ser servido , se achando a “última bolacha do pacote”.
Tudo isso é o fruto da altivez eclesiástica que se vive em muitas igrejas, de homens que seguem a si mesmos. Como diz Judas em sua epístola são esses altivos que seguem a doutrina de Caim (inveja), de Balaão(ganância e feitiçaria) e Coré (rebeldia e insubmissão). (Jd 11-15).
E muitos que se levantam para alertar o povo sobre estas doutrinas estranhas são tidos como rebeldes, porque foram contra a autoridade constitúida.
Muitos desses profetas falsos e enganadores se utilizam muito do Salmos 105 que declara que não devemos tocar nos ungidos de Deus , nem maltrateis os meus profetas” (Salmo 105: 15). Isso serve também para ocultar os erros.de muitos.
É conveniente para muitos líderes altivos dizerem e citar esse salmo.
Que possamos verdadeiramente ver a atitudes desses “homens” e “mulheres” de Deus e comparar com as de Jesus. Foi Jesus mesmo que disse que pelo seus “frutos” conhecereis(Mt 7:16). E isso refere-se mais a “qualidade” do fruto. Jonathan Edwards certa vez escreveu que a “prática cristã é o verdadeiro sinal que podemos julgar os cristãos professos. Também diz que não é pelo que dizem, nem pelas sua experiências pessoais é que vemos os seus frutos, mas pelos frutos na prática cristã nos outros. Pois como diz as Escrituras:
Aquele que diz que está Nele, também deve andar como Ele andou(1 Jo 2:6)