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Por que não guardo o sábado?

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Por que não guardo o sábado?

O verdadeiro significado do descanso sabático

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A questão da guarda do sábado tem sido ao longo da história um dos temas mais controversos entre as mais variadas correntes cristãs. Desde o início do cristianismo o assunto divide opiniões, tanto de teólogos e eruditos renomados, quanto de pessoas simples e anônimas, como você e eu.
Algumas denominações defendem veementemente a obrigatoriedade da observância do sétimo dia como sendo válida ainda para os dias atuais, uns inclusive, alegando ser a prática (de guardar o sábado) ponto inexorável de salvação, como é o caso da Igreja Adventista do Sétimo Dia.
Em uma de suas obras literárias mais conhecidas, a famosa escritora Ellen G. White (1827-1915), tida como profetisa pelos adventistas, preconiza categoricamente a importância do quarto mandamento (guarda do sábado) para o cristão.

“Santificar o sábado ao Senhor importa em salvação eterna”. ( Testemunhos seletos, volume 3, página 23).

Não obstante, a grande maioria das igrejas cristãs comunga de uma visão completamente oposta quanto à observância do sétimo dia. Creem que com o advento da nova aliança, confirmada pelo sangue do Senhor Jesus Cristo, toda a lei mosaica, incluindo os dez mandamentos, foi abolida (aperfeiçoada), dando lugar a uma lei muito mais excelente, gravada não em pedras, mas no coração do homem.

Mas e então… Quem está com a razão? Devo ou não guardar o dia de sábado? Muitos têm feito essas perguntas, seja por inexperiência na vida cristã, no caso dos novos convertidos, ou até mesmo por falta de leitura bíblica. Devo confessar que por longo tempo fiz essas mesmas indagações.

* O que a Bíblia diz?

Nas linhas que se seguem estarei compartilhando com os irmãos aquilo que pela misericórdia de Deus tenho aprendido (na Bíblia) no tocante ao verdadeiro descanso sabático, e respondendo com base nas escrituras, à pergunta título desta postagem: POR QUE NÃO GUARDO O SÁBADO, pelo menos não da maneira que os sabatistas o guardam.
Há várias referências no antigo testamento que deixam bem claro que a guarda do sábado era uma ordenança direcionada exclusivamente ao povo judeu do antigo pacto, dentre as quais podemos citar Êxodo 31:12-18, Deuteronônio 5:1-3,12, Ezequiel 20:10-12, etc…
Alguns tentam argumentar que desde a criação Deus ordenou a guarda do sábado, afirmando inclusive que Adão e Eva já o guardavam. Todavia esse argumento é fraco e infundado, além de não ter a menor base nas escrituras, haja a vista que Deus, na criação, embora tenha cessado sua obra no sexto dia e descansado no sétimo, em momento algum orientou Adão e Eva a guardá-lo. A única ordem expressa dada por Deus ao homem no jardim do Éden, segundo o relato bíblico, foi de que não comessem do fruto proibido. Se realmente já houvesse, naquela ocasião, um mandamento referente à guarda do sábado, será que Deus não advertiria Adão e Eva quanto a não o desobedecerem? É um caso a se pensar.

* Ilustração do pai e seus filhos

Para uma melhor compreensão vejamos uma pequena ilustração. Digamos que um pai está conversando com seus dois filhos, um de seis e outro de oito anos de idade. Num dado momento o pai diz para eles: Vou dormir, pois já são oito horas da noite.
Agora vem a pergunta: Será que o fato de o pai ter comunicado a seus filhos que já iria dormir significa que eles também teriam que ir dormir naquele mesmo horário? Claro que não! A não ser que ele dissesse: Vamos dormir, pois já são oito horas da noite. Aí sim o pai estaria ordenando seus filhos a irem para a cama na mesma hora em que ele.
Antes que alguém me julgue, quero deixar bem claro que esse exemplo é apenas uma ilustração. Todos sabemos que Deus não dorme, assim como sabemos que Ele jamais se cansa. Quando a Bíblia diz que no sétimo dia Deus descansou, está dizendo simplesmente que Ele cessou sua obra, ou seja, concluiu a criação.
Voltando à ilustração, assim como o fato de o pai ter ido dormir às oito horas da noite não significa que os filhos deveriam ir dormir no mesmo horário, o fato de Deus ter descansado no sétimo dia não significa que Ele estava ordenando a Adão e Eva a também descansarem.
Além de tudo isso há um número considerável de versículos no novo testamento que provam cabalmente que na nova aliança, tanto os cristãos gentios quanto os judeus que aceitam a Cristo, estão completamente desobrigados de guardar o sábado, bem como de observar qualquer outra ordenança da lei mosaica. Vide: Efésios 2:14-15, Gálatas 3:24-25­, Romanos 7:4-7, 2 Coríntios 3:6-11, Colossenses 2:16-17. Esses são só alguns poucos versículos. Há muitos outros.

* O que é uma sombra?

E para desmistificar de vez a questão da observância do dia sétimo como dia de repouso para o cristão, quero usar aqui mais uma ilustração, não minha, mas que se encontra justamente em um dos versículos citados no parágrafo anterior, (Colossenses 2:16-17), onde o apóstolo Paulo instrui os cristãos da cidade de Colosso a não se preocuparem com as acusações daqueles que os julgavam pelo fato de não cumprirem os rituais e cerimônias da lei (mosaica).
O texto diz: “Ninguém, pois, vos julgue por causa de comida e bebida, ou dia de festa, ou lua nova, ou sábados, porque tudo isso tem sido sombra das coisas que haviam de vir; porém o corpo é de Cristo.” (Colossenses 2:26-27).
Apesar do texto se referir a uma série de ordenanças, quero me ater ao nosso foco, que por hora é a guarda do sábado. Pois bem, apesar de parecer à primeira vista, não é tão difícil entender o que Paulo estava querendo dizer quando afirmou que tudo aquilo (as ordenanças da antiga aliança) vinham sendo sombra das coisas futuras, assim como também não é tão difícil entender o que ele queria dizer com: “porém o corpo é de Cristo”. Para entendermos tudo isso basta observarmos bem o contexto e prestarmos bastante atenção.
Mas o que seria então essa sombra? Ora, para que haja uma sombra é indispensável a presença de um corpo material, seja uma árvore, um carro, uma casa, uma pessoa, enfim… não tem como aparecer uma sombra onde não existe um corpo. E o que vemos quando olhamos, por exemplo, para a sombra de uma pessoa? É possível ver perfeitamente como a pessoa realmente é através de sua sombra? Evidente que não! Tudo que conseguimos enxergar é a silhueta, ou seja, o contorno da pessoa. Esse contorno nos dá uma ideia de como a pessoa é, porém não reproduz sua imagem perfeita. A sombra é só um reflexo, o corpo, porém, é a realidade.

* Explicando…

Talvez você esteja se perguntando: Mas o que tudo isso tem a ver? Ora, quando Deus ordenou a guarda do sábado ao povo de Israel, ele estava demonstrando a eles a sua misericórdia, dando-lhes um dia de repouso para que pudessem lembrar-se do Criador, pois aquele povo ainda era tão carente de discernimento espiritual que precisava de uma lei solene para aprenderem a honrar a Deus. Todavia a função principal do sábado era apontar aos filhos de Israel o verdadeiro sábado, o Messias, aquele que lhes daria o verdadeiro descanso, o descanso que eles tanto esperavam. O sábado semanal era apenas uma sombra do repouso pelo qual todo ser humano suspira, e que só Jesus pode dar; um símbolo que apontava para o descanso que hoje podemos encontrar em Cristo. A lei do sábado não foi inútil, muito pelo contrário, ela foi aperfeiçoada, ganhando um novo sentido, ou melhor, o seu real sentido, que é espiritual. Assim como os judeus descansavam ao sétimo dia da jornada dura de trabalho, nós descansamos das nossas más obras, a saber, dos nossos pecados, em Jesus Cristo, nosso redentor. Foi Ele mesmo que disse: “Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.” (Mateus 11.28-30).

* Conclusão:

O cristão verdadeiro não guarda tão somente um dia da semana, mas guarda sua fé todos os dias para não cair em tentação, e repousa tranquilo nos braços do Senhor Jesus, pois sabe que Ele (Jesus) é o verdadeiro sábado (descanso).
Um grande abraço a todos, e que Deus os abençoe superabundantemente em nome do
Senhor Jesus.

Erismar Oliveira Silva

"As opiniões ditas pelos colunistas são de inteira e única responsabilidade dos mesmos, as mesmas não representam a opinião do Gospel+ e demais colaboradores."


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Comentários via Facebook

9 comentaram, comente você também!

  1. Concordo com o senhor Erismar.Se entrar no texto que a Welfany escreveu(O sabado para o judeu,o Domingo para o cristão), e que esta disponivel noutro link aqui na sua pagina mesmo.Vai ver varios enxertos que fiz para provar que muito antes do governo de Constantino I que começou em 309 DC aprox, os primeiros cristãos já guardavam o Domingo por ser o dia da ressureição de Cristo Jesus.
    Além disto,vc pode bem imaginar que os primeiros cristãos são pessimos seguidores de Cristo se comparados com Elen White e seus apoiadores.

    Contudo,não adianta falar isto pros sabatistas.Sempre vão dizer que é invenção da “Igreja que veio de Roma”. E te lembrar que Jesus e os apostolos guardavam o sabado tambem.

    Eles esquecem que so faz sentido guardar o Domingo após a Nova Pascoa que é a ressureição de Jesus.Se os apostolos descansassem antes disto,seria o mesmo que um hebreu guardar a Lei Mosaica antes de Moises nascer.

  2. Estudo maravilhoso e esclarecedor.
    Que o Senhor continue abençoando e abrindo o nosso entendimento.
    Amém!

  3. Irmão,

    Creio que este assunto não esteja esgotado… Por qual motivo foi que Jesus falou que é Senhor do Sábado? Para explicar aos Judeus que Ele deixou o sábado para o homem descansar e não idolatrar o sábado como os JUdeus faziam, pois como bem sabes, os Judeus fizeram inumeras leis em cima da Lei de Deus para tornar a Lei como um fardo, mas Jesus veio para abolir a Lei? Não! Ele veio para cumprir a Lei, conforme Mateus 5-17 e em Tiago 2:10 menciona parte dos 10 Mandamentos e diz que quem tropeçar em um só ponto, é culpado de todos. Ou seja, se eu guardar os 9 mandamentos e me esquecer de 1 deles (o sábado por exemplo), serei culpada de todos. E o que dizer daquele jovem rico que perguntou a Jesus o que faria para herdar o reino dos céus? Ele falou que dava o dízimo e guardava os mandamentos e se ele estivesse errado, Jesus diria claramente que ele estava errado. Contudo, Jesus viu que o seu coração estava no dinheiro. Em suma, as leis cerimoniais como sacrifício de animais foi abolida sim, pelo sangue de Jesus, que é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, mas a lei moral não, se assim fosse, Jesus deixaria escrito expressamente: vamos deixar de guardar o sábado para guardar o domingo ou outro dia qualquer! O fato é que, para quem abre o coração para a verdade, verá que o NT tem inumeras referencias sobre a guarda do sábado… O próprio Jesus guardava o Sábado, pois ia à Sinagoga ensinar no Dia Santificado pelo seu Pai. QUem quer abrir os olhos, leia Lucas 4:16 e outras passagens. O fato é que, se a Lei do Decálogo foi abolida, então posso roubar, matar, adulterar e não será pecado, correto?

  4. Alexandra Freitas disse:

    Amados irmãos, muitos no nosso meio tem se embaraçado com coisas sem muita valia e principalmente por não buscarem a verdade na Palavra de Deus.
    Na Sua Palavra existem direcionamentos, instruções e promessas específicas para Israel.
    Ora, podemos perceber que a maioria dos milagres que JESUS fez em Seus dias como homem na terra, foram em dia de sábado. Será que foi por acaso?
    Ele cumpriu toda a lei em Si e nos fez uma Nova Aliança com 2 e não mais 10 mandamentos. É bem verdade que esses dois englobam muito mais que 10 ordens a seguir.
    Nos esforcemos em aprofundarmos mais no conhecimento das Sagradas Escrituras.

    • Sem comentários, mas o que JESUS quer dizer em Mt 12:1 ao 8…Mc 2:23…Lc 4:16…Lc 13:14 ao 17…Lc 14:1 ao 6…Jo 5:10 e 11..Jo 7:23…Jo 9:14,15,16…portanto eu não falo, mas Jesus fala, e quem duvidar de sua palavra que duvide, e se você está guardando o sábado para louvar ao Senhor tudo bem, mas se vc guarda o sábado porque não está confiando na palavra de Jesus, aí é grave a sua situação,esses versículos, deixa muito claro a palavra de Jesus dizendo que o sábado é um dia como os outros, “LÊ A BÍBLIA E JESUS TE ENSINARÁ” 1Jo 2:27 Jr 31:33 e 34..Jo 6:45— AMÉM!!!

  5. Parabéns!

    Porém que isto não nos transforme em cristões ladrãos!
    Não guardo o sábado, e creio também na nova aliança. Porém, vejo muitos cristãos sem um pingo de vergonha na cara não guardar o sábado e nenhum outro dia. Não dar o dízimo e nada do que pode!

    E usam isso como desculpa para não fazer!

    O Senhor, não é Senhor só do sábado, mas de todos os dias. Quem vive pela revelação do Espírito tem vida com Deus todos os dias e entende que a guarda do sábado era tão fraca perto do que Deus tinha como propósito. Mas que a um povo sem possibilidade de receber o Espírito Santo, sem Sangue, sem nova aliança era o mínimo que Deus pedia a eles…e msm assim, muitas vezes falhavam.

    Não vivemos mas a sombra, mas de fato!
    Não vivemos mas por trás do véu, mas, ele se rasgou!

    Viva a plenitude de Deus!

    Parabéns pelo doc. Muito bem explanado.

  6. antonio jose ribeiro neto disse:

    O QUE VOCE PRECISA SABER SOBRE O SÁBADO DOS ADVENTISTAS

    Estou lhe enviei esses textos do meu livro que estou preparando para ser publicado até no final deste ano, como resposta da critica que você fez ao erismar.

    Antonio Jose ribeiro neto
    SHABAT: O SÁBADO QUE OS ADVENTISTAS NÃO GUARDAM

    É importante o amigo leitor ficar sabendo algo sobre o sábado dos adventistas como de outros sabadistas. Também é importante você saber que o sábado chamado de shabat na lei e no idioma hebraico não é o mesmo sábado do calendário gregoriano católico. Esse livro “O que você precisa saber sobre o sábado dos adventistas” desvenda varias dúvidas que os adventistas e mais os outros sabadistas põem na cabeça de muita gente evangélica por aí. Mas antes de prosseguir lendo essa obra, de uma olhada para o calendário que está pendurado na parede da sua sala, lá você vai ver que os nomes dos dias da semana são puramente católicos. Os nomes “feira” para cada dia da semana; o nome domingo e o nome sábado o de origem do latim litúrgico o “sabbatum” são tudo invenção do catolicismo romano. Você viu que lá tem um dia da semana com o nome “sábado” é aquilo que já tenho dito; não é o verdadeiro sábado. E se esse sábado está lá nesse calendário é porque foi a igreja católica que o colocou lá certo? Esse sábado não foi parar lá sozinho, é lógico que teve todo o encaminhamento dos padres e bispos quando a igreja católica criou o calendário eclesiástico. Foi nessa época que foi criado o sabbatum litúrgico o domingo que vem de “dies Dominica” e os dias com o nome de “feira”, por exemplo: segunda-feira, terça-feira, quarta-feira, quinta-feira e sexta-feira. Como de fato já falei e provei que existem dois sábados; o sábado da lei chamado de shabat, e o sábado do calendário gregoriano que tem o vocábulo no latim litúrgico de “sabbatum” e é justamente esse sábado que os adventistas usam como dia de descanso corporal. Ou seja, eles usam o falso sábado. Isso demonstra que eles não guardam o verdadeiro sábado chamado de shabat.
    Não quero e não estou fazendo um julgamento de suas religiosidades e nem de suas crenças e convicções e nem tão pouco difamando. Afinal de contas eles tenta guardar um dia como se fosse o verdadeiro sábado o shabat. Porém eles não guardam o verdadeiro sábado, porque o verdadeiro sábado sempre será o shabat, e nunca o sabbatum litúrgico que foi criado pela igreja católica.
    O estou apenas trazendo esclarecimento sobre o tema e revelando a verdade de que eles não guardam o verdadeiro shabat, o sábado que o povo judeu Observam e guardam literalmente conforme Deus ordenou na lei. E isso esta escrito em LV.23.2-44.
    Afinal de contas eu tenho vários amigos que são adventistas e tenho muita estima por eles. O que na verdade estou afirmando neste comentário, é com base na comparação do shabat dos judeus com o sábado que eles dizem que guardam.
    Que se realmente averiguarmos e se acompanharmos o modo que o povo judeu guarda e repousam o shabat, com o modo e sistema dos adventistas e dos outros sabadistas; veremos que eles não guardam e sim apenas folgam no sábado gregoriano; o sábado do calendário gregoriano que é um calendário pagão e católico que presumivelmente é o sabbatum o sábado do latim litúrgico.
    E por ser o sábado que os adventistas usam como dia de descanso apenas corporal pode denominar de o sábado de folga dos adventistas e dos outros sabadistas. E por eles terem optado pelo sábado gregoriano e rejeitado o shabat do decálogo.
    O sábado gregoriano foi introduzido no calendário eclesiástico, e cujo sábado atualmente se encontra inserido no atual calendário, que todos nós usamos no nosso dia-a-dia na nossa vida social e econômica e cotidiana, ou seja, o calendário gregoriano católico.
    E é justamente o sábado que se encontra neste calendário que eles tanto falam comenta e pregam, e até batem no peito que guardam “os mandamentos de Deus” só porque eles folgam seus corpos socialmente neste suposto sábado do calendário gregoriano.
    E mandamento de Deus não é isso que eles falam por aí. Eles falam tanto em mandamentos de Deus que nem mesmo eles que se dizem portadores da lei de Deus não à guardam como O próprio Deus manda.
    Na verdade quem deu origem no sabbatum litúrgico foi realmente a igreja católica, essa religião criou o sabbatum litúrgico no latim litúrgico, a língua oficial da igreja católica, cuja língua muito usada no passado cujo idioma ainda é usado nas celebrações litúrgicas.
    Pois digo sem medo de errar; esse é o sábado dos adventistas e dos outros sabadistas das outras seitas que professam o sabadismo latino. Eu digo que eles não guardam o shabat da lei, porque o shabat da lei não está no calendário gregoriano, o shabat da lei ou do decálogo, está originalmente no calendário hebraico.
    O shabat é o verdadeiro sábado ordenado por Deus com as cerimônias descritas em LV.23.2-4. E que foi entregue por Moisés diretamente com exclusividade ao povo de Israel.
    Porque nós como leitores da bíblia basta a gente comparar, e se vê que eles desviam desses versículos, de LV.23.2-44. E é justamente nesses versículos onde diz que o sábado do sétimo dia é chamado de cerimônia. Então onde estão as cerimônias que estão vinculadas no sábado, que é mandamentos de Deus,
    Cujos mandamentos vieram de Deus para Moisés escrever no livro de levítico e no livro de êxodos?Estão escritos em vários textos desde o livro de êxodos até ao livro de deuteronômio. Nestes textos bíblicos falam literalmente de cerimonialismo e esses cerimonialismos foram ordenados como mandamentos de Deus ao povo de israel. Esses versículos bíblicos estarei mostrando nos próximos capítulos.
    Atualmente os adventistas dizem que o sábado que eles dizem que guardam, é um mandamento moral. Mas o amigo leitor vai conhecer logo adiante em outros capítulos deste livro; onde estarei provando que o shabat do decálogo não é mandamentos moral.
    A invenção e imitação do sabbatum litúrgico frente ao shabat da lei foram usadas para não distanciar muito dos preceitos bíblicos do velho testamento, cuja artimanha é procedente do catolicismo romano.
    Porém essa imitação ou clonagem foi apenas no nome. O amigo leitor pode até comparar sábado; sabbatum e shabat são vocábulos que aparentemente tem os mesmo significados nos nomes, porém na prática há procedimentos diferentes. Se você estudar o significado de shabat vai descobrir que shabat tem o nome sábado na língua portuguesa.
    Também da mesma forma acontecem com o sabbatum litúrgico católico copiado do shabat com o nome de sabbatum no latim litúrgico católico. O sabbatum foi transliterado para a língua portuguesa também tem o nome “sábado” No entanto se você pesquisar a fundo você vai ver que literalmente na prática o shabat da lei é diferente do sábado do calendário gregoriano.
    O sábado deste calendário é o mesmo sabbatum que veio do calendário eclesiástico da igreja católica. Eu descobri que quando o sabbatum litúrgico foi copiado do shabat do primeiro (antigo) testamento somente foi copiado apenas no nome.
    Esse sábado chamado de sabbatum no latim não tem as cerimônias ordenadas por Deus, como tem no shabat, do decálogo como está escritos em LV. 23.2-4.

    Essas são uma das grandes diferenças salientadas neste livro que era importante o amigo leitor conhecê-la. Outra diferença é o jeito e a maneira do judeu guardar e observar o shabat, a diferença de eles praticarem o sábado chamado de shabat, é porque os israelitas fazem do modo que o Altíssimo Deus mandou no livro de levítico 23.2-44.
    Observa que os atuais sabadistas não guardam o sábado gregoriano como os judeus a observam o shabat. Por quê? Porque eles não receberam de Deus esse sábado gregoriano. Fica demonstrado que o shabat foi dado mesmo como sinal para o povo de Israel com exclusividade.
    Pois de fato o shabat era e é mais uma festa cerimonial comemorada e usada no sétimo dia da semana do calendário hebraico como dia de repouso solene.
    Bem já tenho mostrado as diferenças entre sábado, sabbatum e shabat. E as origens do sabbatum litúrgico e a procedência do atual sábado da língua portuguesa o qual está hoje no calendário gregoriano. E como foi que chegou até nós apenas com o nome de sábado?
    Foi apartir da criação do calendário eclesiástico ou litúrgico devido a tantos trabalhos religiosos e expansões promovidas pela igreja católica dentro do império romano, foi apartir dai que surgiu a criação deste calendário eclesiástico.
    A idéia de ter um tipo de sábado parecido com o shabat dos judeus, foi de incorporar um sabbatum litúrgico. Esse plano acabou pegando força até ser incorporado dentro das liturgias da igreja católica pelos padres, bispos e teólogos da mesma.
    A entrada do sabbatum litúrgico criado pela igreja católica nessa época veio para sufocar e abafar o shabat dos judeus e suas cerimônias, cujas cerimônias são mandamentos de Deus, e essas cerimônias nunca foram separadas do shabat.
    O sabbatum foi inventado dentro do latim litúrgico e introduzido no calendário eclesiástico, e era composto de rezas e jejuns nos sistema católico, não era um dia guardado, o dia inteiro como folga ou descanso corporal oficializado pela igreja católica.
    Eles ao agirem assim acabaram criando um tipo de sábado fora dos padrões bíblicos como era e é o shabat do povo judeu, que vem do tempo, em que a lei era vigente. No entanto a mesma foi cravada na cruz por Cristo, CL.2.14-17.
    No entanto o sabbatum litúrgico nesse tempo (Nos meados do segundo para o terceiro século) estava somente introduzido no calendário eclesiástico católico. O sabbatum do latim litúrgico só veio a ser introduzido no calendário Juliano no concilio de Nicéia no ano 325 dC.
    Quando Flavio Constantino o imperador de Roma se prontificou a realizar o concílio Nicéia,o o papa dessa época era são silvestre I, que era o pontífice da igreja católica. No calendário Juliano não existia a semana de sete dias.
    O que realmente nesse calendário tinha eram as calendas as nonas e os idos que realmente eram as três divisões principais do mesmo.
    Quero salientar que é por esse motivo que escrevi esse livro, para que através dessa obra venha trazer respostas para muitas pessoas que tinham muitas dúvidas a respeito do sábado por causa do proselitismo que os adventistas e os outros sabadistas fazem sobre os menos esclarecidos das igrejas evangélicas.
    O objetivo desta obra também é mostrar a verdade sobre a origem e a procedência do sábado e quem inventou tal sábado que os adventistas usam como dia de folga e descanso e social físico de seus corpos.
    Bem então já foi revelado que a origem do sábado dos adventistas e dos outros sabadistas se origina e se procede do sabbatum litúrgico católico denominado de sábado gregoriano. (inclusive tem um site na internet de um judeu que também chama esse sábado de gregoriano)
    Apartir de agora o amigo leitor verá toda a trajetória do sabbatum litúrgico, e como esse sabbatum passou a ser e se transformou no sábado de hoje não para Por aí. Esse sábado teve seu prosseguimento, para ter conseguido chegar até aos nossos dias, a sua trajetória foi do calendário eclesiástico até introduzido no calendário gregoriano. Vamos começar pelo imperador Constantino; o imperador Constantino, se converteu ao cristianismo católico.
    E pelo motivo desta conversão ele passou a ser um homem cristianizado dentro do catolicismo romano. Ele também fez algumas mudanças no império, como também deu ordem para que se fizessem reforma no calendário Juliano. Já tenho dito até mesmo em outros livros de minha autoria; o calendário Juliano, era composto pelas calendas, pelas nonas e pelos idos.
    Eram as três divisões que tinham nele a qual o povo romano faziam uso. Vê-se então que não tinha a semana de sete dias no calendário Juliano. Nesse tipo estranho de divisão desse calendário romano não existia nem mesmo sabbatum, e muito menos o shabat. Você amigo leitor precisa saber disso: os adventistas costumam dizer que o sábado nunca foi interrompido desde que fora criado.
    Se os adventistas estiverem se referindo ao shabat, certamente não deve ter sofrido nenhuma interrupção durante a sua trajetória até aos dias de hoje. Porém isso se refere ao shabat, e não ao sábado gregoriano.
    No entanto o sábado (o shabat) só veio aparecer entre o povo de Israel, já em plena pós-escravidão lá do outro lado do mar vermelho. É provável que esse silencio ou essa não menção do shabat desde Gênesis até êxodos,16.23. Pode apontar para uma provável interrupção, ou talvez não. Isso não importa.
    Os adventistas não guardam mesmo o shabat dos judeus. Já tenho dito que quem conhece e guardam o shabat é os judeus. E quem conhece como que é o sábado dos adventistas somos nós, pois eles somente descansam no sábado do mesmo calendário que nós usamos que é o calendário gregoriano católico.
    O sábado dos adventistas é conhecido de todos nós por ser um sábado do calendário que todos nós usamos, é paganizado o dono desse calendário é a igreja católica, e não tem também dentro da bíblia nada sobre esse sábado gregoriano. E por que não tem na bíblia no primeiro e nem no segundo testamento? Porque não é o shabat do decálogo. O que tenho dito dá uma certeza de que eles não guardam mesmo o shabat do sétimo dia escrito em, LV,23.2-4.
    Agora voltando ao assunto anterior; se existia ou não um sábado chamado de sabbatum, antes das calendas, nonas e idos no calendário juliano, não temos no momento essas informações. Não há esses dados concretos.
    No entanto é mais certeza que não existia. Pois já tenho argumentado que não existia e nem existiu o shabat do decálogo no calendário juliano, usei neste livro como base e referencias os comentários e estudos de calendaristas que estão nos sites da internet.
    O que realmente passou a existir no calendário juliano foi o sabbatum do latim litúrgico juntamente com os outros dias de feiras litúrgicas e quem o introduziu nesse calendário esse suposto sábado, foi os bispos e padres da igreja católica, sob a tutela do imperador Constantino.
    Primeiramente o imperador Constantino convocou os prelados da igreja católica juntamente com os padres e bispos católicos para a realização de um concílio. O concílio de Nicéia.
    Cujo objetivo; fazer a reforma política e religiosa dentro do império.
    No embalo desse concílio iria ser feita a reforma do calendário juliano. Sob sua ordem introduziram o sabbatum litúrgico no calendário juliano eliminando de vez as calendas, as nonas e os idos. E no lugar das calendas, das nonas e dos idos, foram introduzida a semana de feiras litúrgicas da igreja católica.
    É bom o amigo leitor saber que antes do sabbatum do latim litúrgico ser introduzido pela igreja católica pelo papa silvestre I e sob a ordem do imperador Constantino no concílio de Nicéia, esse sabbatum do latim litúrgico passou primeiro pelo calendário eclesiástico usado pela igreja católica em suas liturgias.
    Ela o usava esse calendário para definir e marcar as datas e os dias de festas e trabalhos litúrgicos. É lógico que se não existia a semana de sete dias, também não existia sabbatum. A liberdade religiosa começou aos poucos quando Constantino decretou o édito de Milão, em 321 dC.
    Nessa época a igreja católica se encontrava no seu auge e crescimento dentro do império romano. Tão logo passou a ser religião oficial do estado romeno. No entanto varias religiões foram surgindo.
    Com isso seria uma ameaça devastadora para o catolicismo romano. Com o incentivo de bispos e o apoio e favorecimento do imperador para a igreja católica e os problemas políticos acontecendo no império, Constantino achou o momento oportuno de se convocar um concílio, e de ser realizado na cidade de Nicéia. E realmente foi concretizado esse evento eclesiástico e político na data marcado a qual ocorreu no ano 325 dC. Volto a repetir:
    Foi realmente nesse concílio que foram tomadas varias decisões religiosas favorecendo a igreja católica e varias decisões políticas favorecendo o governo imperial de Constantino.
    Foi apartir desta reforma que a mudança no calendário Juliano os dias dos meses passaram a ser divididos em semanas de sete dias. Foi apartir daí é que se sabe que o sabbatum litúrgico foi introduzido, juntamente com os outros dias de feiras litúrgicas.
    Anteriormente o sabbatum tinha o nome de sétima-feira, no concílio de Nicéia já veio com o nome de sabbatum Herdado do calendário eclesiástico para o calendário Juliano. O sabbatum do latim litúrgico, dentro do calendário eclesiástico já tinha finalidades litúrgicas.
    É por esse motivo que o sabbatum tem o nome de “litúrgico” Porque o mesmo já era usado nos trabalhos de liturgias católicas. Principalmente as rezas e os jejuns. O sistema de sete dias semanais no calendário juliano, já era oficializado no calendário católico, cujo calendário muito usado para definir datas e dias de eventos liturgicamente comemorativos dentro do sistema católico.
    E que agora no concílio de Nicéia teve não só a aprovação dos bispos participantes, como também foi oficializado pelo papa são silvestre I.
    Mesmo estando ausente, devido a problemas de saúde o papa são silvestre I aprovou o que foi decidido nesse concílio. (Ver os sites na ultima página)
    Os assessores de Constantino participantes do concílio e mais os bispos e teólogos católicos, aprovaram a introdução, da semana de feiras litúrgicas e mais o sabbatum no concílio de Nicéia. A essa altura dos fatos se compreende que o sabbatum litúrgico é uma cópia do shabat do calendário judaico.
    Se o sabbatum litúrgico não tivesse sido revestido das liturgias católicas, e se acaso fossem transferido as mesmas cerimônias da lei e do Pentateuco que estão incorporadas no shabat, com certeza a imitação seria mais parecida com o verdadeiro shabat da lei.
    Porém não foi assim que realmente ocorreu. O que na verdade os bispos católicos fizeram foi apenas copiar do nome shabat, do hebraico fazendo assim, uma transliteração para o latim litúrgico formando desta forma o sabbatum; língua muito usada nas liturgias católicas.
    A finalidade de dessa incorporação da copia do shabat com o nome de sabbatum mais os dias de feiras litúrgicas, foi justamente para se eliminar o paganismo que estava religiosamente bem alicerçado na cultura romana. Ao acompanhar essa trajetória do sabbatum litúrgico, se percebe que o sabbatum não é o shabat do decálogo.
    Devido toda essa deturpação, o shabat continua a ser o verdadeiro sábado da lei. Enquanto que o sábado do calendário gregoriano é simplesmente uma copiam deturpada desfigurada e adulterada e clonada, na qual podemos até usar esse termo; pirateada, ou seja, um sábado pirateado. E por que isso aconteceu?
    Porque os bispos, e os que fizeram essa clonagem sem se quer copiar as cerimônias que acompanham o shabat do decálogo, erraram muito ao agir assim. E quais são as cerimônias? Aquelas ordenadas por Deus em LV,23.2-4.

    O amigo leitor pode ver mais de perto e faça uma comparação como os judeus guardam o shabat composto de cerimônias, e como os adventistas folgam no sábado do calendário gregoriano católico que não tem cerimônias da lei, o que o torna um dia normal e comum e igual aos outros dias.
    Amigo leitor neste livro está escrito muita coisa sobre “o que você precisa saber sobre o sábado dos adventistas” principalmente sobre a diferença entre o shabat da lei e o sábado do calendário usado como descanso corporal pelos adventistas é enorme. E a diferença é esta: os judeus guardam rigorosamente o shabat.
    Enquanto que os adventistas e mais os outros sabadistas de outras seitas simplesmente folgam no sabbatum litúrgico, que realmente é o sábado que está no calendário gregoriano.
    Aí está uma prova contundente que: os adventistas e os outros sabadistas não guardam o shabat, ou seja, eles não guardam o sábado da lei da mesma maneira como o povo de Israel guarda, porque o sábado deles não é o shabat.
    Bem vamos dar seqüência ao assunto da trajetória do sábado do calendário gregoriano, chamado de sabbatum litúrgico. Esse favor de ter um dia chamado de sábado os adventistas devem ao imperador Constantino e também a igreja católica de eles ajudarem na mudança e transferência de um suposto sábado o sabbatum, do calendário eclesiástico católico para o calendário juliano que posteriormente levou o nome de gregoriano.
    Esse foi o caminho do atual sábado que está atualmente no calendário que nós usamos inclusive os adventistas mais os outros sabadistas.
    Amigos leitores quero expressamente aqui deixar bem claro: Os dias da semana que temos atualmente no nosso calendário, entraram no lugar dos dias das calendas, nos dias das nonas, e nos dias dos idos. Vocês leitores já sabem que essas divisões pertencia ao calendário juliano.
    Hoje não temos mais esse tipo de divisão no calendário gregoriano. O que realmente temos são os sete dias da semana chamadas de feiras litúrgicas, que tem no atual calendário na qual foram introduzidos por padres e bispos.
    No entanto quero levantar uma questão: o amigo leitor talvez não saiba, os atuais sabadistas devem um grande favor para o imperador Constantino e para a igreja católica.
    Favor para um imperador romano! Por quê? Porque se não fosse o imperador Constantino e a igreja católica, talvez não existisse o sábado das liturgias católicas no calendário gregoriano hoje. Esse sábado que se encontra hoje introduzido na semana de feiras litúrgicas no calendário gregoriano, não foi sozinho para lá.
    Alguém o colocou. E esse alguém foi o imperador Constantino e a igreja católica no concílio de Nicéia. E é justamente esse sábado, o sábado dos adventistas e dos outros sabadistas.
    O fato de se incorporar o sabbatum litúrgico catolizado no calendário Juliano, foi com certeza, para banir toda a ação pagã no sistema calendarista do povo romano e talvez se opor ao shabat judaico. Na cultura romana existia a semana pagã que era composta de nomes de deuses astros.
    E esses nomes eram: o sol; a lua; marte; mercúrio; júpiter; Vênus e saturno. Segundo a historia os dias dos astros eram adaptados a cada dia da semana. E cada dia da semana astrológica correspondia aos sete dias da fase da lua.
    Essa semana de sete dias, não tinha ainda no calendário juliano. Os especialistas em calendários antigos e os historiadores afirmam que a maneira de como foi mesmo dividido os dias da semana nos calendários antigos, não ficou registrado em nenhum pergaminho ou livro antigo para ser trazer até nós a informação do mesmo.
    Segundo se sabe sobre os registros dos atuais dias organizados no atual calendário, o gregoriano (antigamente calendário Juliano) tem sua procedência na igreja católica do segundo século pra cá. O que provavelmente foi usado o sistema do calendário judaico.

    Tudo o que se encontra a respeito das divisões dos dias da semana no calendário Juliano, continuou posteriormente o nome de gregoriano após a reforma deste em 1582 pelo então papa Gregório XIII.
    As informações ajuntadas para argumentar e comentar neste livro conseguí fazendo pesquisas em livros dos sites e blogs da internet, para a fim de trazer informações verídicas para os amados leitores e tirar as dúvidas sobre o sábado que muitos têm por esse Brasil a fora.
    Pois de fato os sites que pesquisei são de grande credibilidade, se acaso as afirmações descritas nos meus livros que trata sobre o sábado forem falsas, então as informações nesses sites é que seriam falsas. Na verdade são esses sites é que estariam faltando com a verdade e não eu.
    Cujos sites se encontram no final das páginas deste livro. O que foi informado neste livro em especial neste capítulo: o que você precisa saber sobre o sábado dos adventistas.
    O título que escolhi foi realmente para trazer informações uteis especialmente para os menos esclarecidos, que acabam caindo nas garras dos adventistas e de outros sabadistas, que muitas vezes vem fazendo proselitismo entre os evangélicos sobre o sábado.
    Porém quando pregam sobre o sábado gregoriano, eles nunca falam que é o sábado gregoriano, eles procuram citar êxodos 20 mostrando que o sábado tem nos dez mandamentos. Como muitas pessoas não sabem qual é o sábado da lei, acabam sendo enganados. Porque na verdade o sábado da lei e todos os sábados que é falado em toda a bíblia sempre se referem com exclusividade sobre o shabat.
    No entanto os adventistas não guardam o shabat da lei. Como de fato acontecem assim. fiz por donde escrever esse livro trazendo alume esses esclarecimentos de que o sábado dos adventistas não é o sábado da lei o shabat, e sim o sabbatum litúrgico do calendário gregoriano.
    Não deixe de pesquisar esses sites, cujos sites serviram de fonte de inspiração para mim escrever vários livros sobre o sábado.

    http://WWW.searadaciencia.ufc.br

    http://WWW.calendario.cnt.br/cal_romano03
    http://www.calendario.cnt.br/cal_romanos05.htm

    http://WWW..portalsaofrancisco.com.br
    http://www.ahistoriadaigreja.org/site/page21.aspx
    riksaint.spaces.live.com/blog/cns
    mundoestranho.abril.com.br/cotidiano/pergunta_287767.shtml
    conhecimentoantigo.wordpress.com/
    http://www..raizesportugal.com.br/cgomes/natal.htm
    virtaliaomanifesto.blogspot.com/…os-dias-da-semana.html
    http://www.alage.orge/b19.dc
    br.geocites.com/…/asorigenspagasdonossocalendario.htm
    http://www.uranometria.pro.br/…portugues.htm
    http://www..desenredo.com.br http://www.desenredo.com.br/…/calendario%20II.htm-
    http://www.calendariodapaz.com.br/
    http://www..calendariocnt.br/intro_calendaro1.htm
    http://www.calendario.cnt.br/cal_romanos05.htm
    http://www.htmlstaff.org/
    jeoacaz.wordpress.com/category/datas/
    jeoacaz.wordpress.com/2009/02/25/
    jeoacaz.wordpress.com/2009/osdias-da-semana/
    pt.wikipedia.org/wikicalendario_romano-
    pt.wikipedia.org/wiki/
    pt.wikipedia.org/wiki/férias
    http://www.calendario.cnt.br/
    profzanon.blogspot.com/
    http://sites.uol.com.br/agnus.dei.2002/1niceiao.
    Argavivo.com/arqueo/…/martin-debraga.htm
    http://Www.veritatis.com.br/

    Se querer me responder sobre o assunto esse é o meu email:[email protected]

  7. Paz a bíblia nos ensina a não sermos religiosos demais o que mata o crente e ele viver placa de igreja pois em I coríntios: 1:10 que temos que andar em uma mesma coisa pois JESUS e um só não temos direito de julgar nem a nós mesmos quanto mais os outros o que se vê hoje na mídia é igreja contra igreja escandalizando a palavra de DEUS se todos nós estivermos unidos o diabo não estaria prevalecendo na vida de muitos crentes. em João 8:32 temos que conhecer a verdade e ela nos libertara. o único caminho e JESUS em João 14:6. Quando JESUS fala que ele e o SENHOR do sábado ou outro dia importante que o SENHOR é maior que tudo. leia Lucas 13:10 a 17 fica na paz

  8. Guardo o sabado, na expressao exata da palavra, como judeu que sou e praticante da Torah e conhecedor do Novo Testamento. Sinceramente nao vejo motivo nenhum para qualquer cristao guardar Sabado. Bastando olhar a dois fatos 1) Ressureicao de Yeshua e 2) Pentecostes. Olhe a equacao; penta = 5 e s/multiplos, lgo 50 dias apos a Festa da Colheita. 7 sabados sao 49 dias.
    quinqugesimo dia, o dia 50 foi Pentecostes. Joel cap 2 At 2 narra e conta do cumprimento. Teria que sue ser o proximo dia para completar os 50. pois 7X7 49 + 1 = 50, o Primeiro dia da Semana que veio a receber o nome nao do deus pagao alusivo a sol. Visto que em algumas culturas o nome relaciona-se a AD > Domini – do Senhor.(nao somente quer dizer Ano Domini, dia tambem) .
    Nao vejo, como ja disse, razao para quem se dia cristao(se bem que na minha pobre otica Adventista nao tem muito com cristao. Whitianismo…sim)
    Os amo e espero que estas coisas nao embacem ainda mais a visao espiritual. Deixem os judeus com seus dias, epocas e festas dado que o veu ainda nao foi rasgado para muitos.

    Eli Cohen

    

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