Você e eu temos que comer para sobrevivermos, e para comer precisamos de um salário, de algo que nos dê o necessário para comprar o alimento e não desfalecermos. Alguns trabalham e com seu salário sustentam suas famílias, outros são sustentados por pais e ainda outros receberam uma grande soma de dinheiro e com isso se sustentam até o final de suas vidas.
Desde o caso mais comum até o mais raro, existe um jargão que define bem essa situação, aquilo que nos dá o sustento, aquilo que nos faz termos condições de viver é o que dizemos que “vivemos daquilo”.
Por exemplo, se eu trabalho para me sustentar digo que “vivo do trabalho”, se eu me sustento através do dinheiro de meus pais eu digo que “vivo do dinheiro dos meus pais”, se ainda me sustento devido a uma herança recebida eu digo que “vivo da herança”.
Essa expressão: “vivo de tal coisa”, é bem adequada, porque sem esse alimento, sem esse sustento, sem a proteção dada por tais coisas, nós não conseguiríamos sobreviver. Então podemos dizer que o que nos mantém vivos são essas coisas.
Sem o trabalho eu não conseguiria viver, pois não teria como comprar alimentos e morreria. Sem o dinheiro dos meus pais – em outra situação – eu não conseguiria ter alimento e proteção, eu morreria. Sem a herança – em um caso mais raro – eu não conseguiria ter alimento e proteção também, eu morreria.
Então essas situações, essas coisas nos permitem viver, essas coisas que nos dão condições de nos mantermos sãos e prosseguirmos com nossas vidas.
Mas se nossa vida carnal depende do alimento, que é dado pelo trabalho e de outras formas, de que depende nossa vida espiritual? Vivemos de que, espiritualmente falando? O que nos faz sobreviver espiritualmente? O que nos dá condições de prosseguir? O que nos protege da morte espiritual?
Sobre isso que gostaria de rapidamente meditar.
“Os sacerdotes levitas e todo o restante da tribo de Levi não terão posse nem herança em Israel. Viverão das ofertas sacrificadas para o Senhor, preparadas no fogo, pois está é a sua herança. Não terão herança alguma entre os seus compatriotas; o Senhor é a sua herança, conforme lhes prometeu.”Dt.18:1-2
Os levitas, aqueles que eram separados para o serviço do Senhor – que compreendia não somente o louvor, mas desde o guardar as portas do templo, até montar o templo, vigiá-lo, carregar os utensílios sagrados, entre outras coisas – viviam das ofertas que recebiam. Assim como eu e você talvez vivamos do trabalho, eles dependiam para viver das ofertas.
Você pode pensar que isso não tem nada a ver com você, a maneira como uma tribo de um povo do oriente médio vivia há 2500 anos atrás. Mas, na verdade sua vida espiritual depende de você entender isso.
Sabemos, pela primeira carta de Pedro, que somos nação santa, sacerdócio real. Então podemos dizer que, na dimensão espiritual, esses levitas somos nós.
Sendo como esses levitas, espiritualmente falando, podemos dizer que vivemos das ofertas sacrificadas ao Senhor, também.
Mas que oferta é essa? Que alimento é esse que recebemos para viver? Quem nos dá esse alimento espiritual para que prossigamos vivos? Como saber se estamos comendo desse alimento espiritual ou não?
“Pois vocês sabem que não foi por meio de coisas perecíveis como prata ou ouro que vocês foram redimidos da sua maneira vazia de viver, transmitida por seus antepassados, mas pelo precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem mancha e sem defeito, conhecido antes da criação do mundo, revelado nesses últimos tempos em favor de vocês.”. 1Pe.1:18-20
e
“Portanto, sejam imitadores de Deus, como filhos amados, e vivam em amor, como também Cristo nos amou e se entregou por nós como oferta e sacrifício de aroma agradável a Deus.” Ef.5:1-2
Houve somente um sacrifício por mim e por você, somente um sacrifício agradável a Deus. Esse foi o sacrifício de Jesus Cristo, que veio ao mundo e morreu por nossos pecados.
Ele foi o único Cordeiro sem defeito, o único homem sem pecado que surgiu na terra e Ele se entregou e morreu por mim e por você, para que através dEle nós pudéssemos viver.
Agora, hoje, assim como os levitas viviam das ofertas, assim como eram as ofertas que os alimentavam e que lhes davam chance de viver. Somente por Cristo eu e você podemos viver, somente crendo que Ele veio em forma de homem e morreu pelos meus e seus pecados e ressuscitou, nos redimindo, lançando nossas ofensas e delitos no mar do esquecimento de Deus, os quais nunca mais nos pedirão conta.
Por meio de Jesus que somos salvos, por meio de Jesus que vivemos e sem Jesus nós morreríamos de fome, não nos sustentaríamos e teríamos uma morte espiritual eterna. Mas Ele hoje te dá a chance de se alimentar dessa fonte espiritual, Ele te dá a chance de viver por meio dessa oferta agradável ao Senhor, basta crer em seu nome.
Assim como aos levitas, não é por prata e ouro, não é por dinheiro, não é por merecimento, mas você recebe esse alimento espiritual pela misericórdia de Deus, derramada sobre sua vida.
Nós não trabalhamos para recebermos uma herança o homem rico a dá a quem quiser, a quem ele amar. Da mesma forma o Senhor Jesus, o mais rico de todos, não te dará essa herança por algum trabalho, por alguma coisa que você fez, mas te dará essa herança porque Ele simplesmente te ama e assim quis que você a recebesse.
Você só precisa aceitar essa herança que o Senhor preparou para você com amor, para aceitá-la você precisa assinar um documento, mas não em papel, esse documento é o seu coração, você tem que assinalar nele que crê no Senhor Jesus, assim você viverá eternamente por essa herança.
Você vive de quê? Viva de Cristo e assim você viverá eternamente!
Que Deus o abençoe!