A fala é a principal forma de comunicação entre os seres humanos. A oração é a principal forma de comunicação com DEUS!
Uma das coisas mais importantes na vida do cristão é a oração. Oração é falar com Deus. É a forma mais direta de nos comunicarmos com o Rei do Universo. É uma atividade tão natural e ao mesmo tempo tão sublime, que é mais fácil que conversar com um melhor amigo. Ok, pode até não parecer, mas para mim é assim que funciona, e se você tem (ou quer ter) um relacionamento íntimo com Deus, sabe do que estou falando.
Sabe, hoje eu estava pensando a respeito da oração, e cheguei a algumas conclusões, e uma delas é o que perdemos por não dar à devida importância a atividade mais exclusiva (instransferível: ou seja, o famoso 6-ora por mim não vale… risos) do cristão: ORAR. Não falo de exclusiva porque apenas os cristãos podem orar, claro que não, qualquer pessoas pode orar. Mas, ter a certeza que podemos ter Jesus como melhor amigo, e único mediador entre nós e Deus, e ainda saber que ELE está com os ouvidos sempre atentos para ouvir o nosso clamor, é exclusividade e privilégio apenas para mim e para você, que somos cristãos.
Orar é simplesmente falar com Deus, abrir o coração, sem medos ou receios, reconhecendo que o que nos aproxima do Seu trono é a Sua Graça. Quando oramos, reconhecemos a nossa pequenez diante de um grande Deus, nos colocamos em posição de dependência e, ao obedecermos, nos colocamos em lugar de submissão. Dependência e submissão, dois dos requisitos que agradam o coração de Deus.
Algumas barreiras são criadas por pensarmos que não sabemos orar como convém. Mas, e quem disse que Deus está interessado nisso? Ele não está a procura de uma oração bonita e eloquente. Não, senhor: Deus olha e busca um coração quebrantado e contrito e, a este, Ele promete que não despreza. Pelo contrário, Ele presta atenção em corações assim.
Perdemos por não orar com mais fé e ousadia, perdemos por não fazer da oração a nossa maior prioridade. Deus deseja participar de cada área de nossas vidas e, quando temos o hábito de orar, Ele usa as mais diversas situações e maneiras para nos transformar, moldar e nos fazer crescer.
Só quem ora diante de todas as circunstâncias consegue entender os ventos contrários como benéficos para mudar as rotas de nossa vida. Quem não ora, fica perdido, desorientado e se desespera. A oração é a convicção de que se Deus não interferir em nossas vidas nada de bom vai acontecer. Quando oramos concedemos a Deus a liberdade de agir da maneira que lhe aprouver. Ao orarmos, tiramos o foco de nós mesmo e colocamos o foco no Senhor.
Orar é tornar nossos sonhos, planos, desejos, conhecidos de Deus, mas não que Ele já não soubesse, claro, e sim colocá-lo diante de sua perfeita vontade. Orar é servir a Deus do jeito dEle. Orar é saber que Deus tem o seu jeito, e também tem seu tempo que, muitas vezes, tanto o tempo como o modo de agir diferem dos nossos. Orar: essa deve ser a prioridade máxima de nossas vidas, como cristãos que querem conhecer E fazer a vontade de Deus!
O CHAMADO DE DEUS PARA INTERCESSÃO
O Apostolo Paulo era um homem de oração. Em Colossenses 1:9 ele diz: “por esta razão, nós também, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós, e de pedir que sejais cheios do conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e inteligência espiritual”. Paulo reconhecia a importância da intercessão e não abria mão dela em sua caminhada.
Uma das perguntas mais freqüentes em relação à oração é a seguinte:
_” Se Deus é bom, onipotente, onipresente e onisciente, se ELE sabe tudo o que eu quero, sabe o que eu preciso, por que eu preciso orar? A minha oração faz alguma diferença ou é apenas uma forma de nos sentirmos bem?”
Bom, vamos por partes. A sua oração faz uma diferença significativa tanto em seu próprio coração quanto no reino espiritual. Calma, vou explicar:
1) A oração é uma eficaz forma de você se sentir bem, porque quando oramos nós estamos mudando a nós mesmos, e abrindo um canal para que a vontade de Deus se realize em nossa vida. É um meio de harmonizar os nossos pensamentos com os pensamentos (vontade e plano) de Deus. É Impossível abrir um dialogo com Deus e não ter algo dentro de nós profundamente tocado, quebrantado e transformado.
2) A oração é uma arma infalível e insubstituível no reino espiritual. Ela é poderosa e eficaz, tanto no reino material quanto no espiritual. A oração pode não mudar de imediato as situações, mas é certo que ela é eficaz para desencadear bênçãos para nossas vidas e das pessoas por quem oramos. #creia
Os resultados da oração
Os resultados da oração, como eu já disse, nem sempre ocorrem no reino material ou de forma imediata. Nem sempre temos resultados visíveis e palpáveis mas, uma coisa é certa: SEMPRE temos resultados, ainda que não sejam os resultados que almejamos!
Por nem sempre termos resultados visíveis daquilo que pedimos a Deus, desanimamos, deixamos de levar adiante um propósito de oração. Quem nunca agiu assim? Não obstante, falhos que somos, visamos apenas aquilo que é palpável, nos esquecemos da importância da oração, em relação ao reino espiritual, que é o mais importante, entretanto, muitas vezes é ignorado por nós.
Se as cortinas que cobrem nossos olhos espirituais se abrissem nem que fosse por um minuto, veríamos a guerra que é travada contra nós constantemente. E, como diz em Romanos, a nossa luta não é contra carne ou sangue, mas contra os principados, potestades e dominadores desde mundo tenebroso. Observe: existe um conflito entre o bem e o mal. É uma batalha que os nossos olhos não podem ver, mas nem por isso é menos real. Nesta batalha titânica entre as forças do bem e do mal, nossa força humana é insuficiente, ineficiente e inócua. Precisamos da força sobrenatural de DEUS. E a oração é uma arma poderosa que nos foi outorgada justamente para este tipo de batalha, para nos levar à vitória. Senão vejamos:
“… eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus”. (Mt 18:18)
Oração, a escolha é sua:
Deus não viola o nosso direito de escolha, e quer eu ore quer não, ELE deseja abençoar a nossa vida e nossas famílias. Quer eu ore, quer não, há uma medida de proteção pelo qual Deus preserva a nossa vida diariamente. Contudo, quando oramos, abrimos meios para a Sua atuação, e o Senhor faz por nós o que não poderíamos fazer por conta própria. Orar é colocar as mãos de Deus a nosso favor! #entenda
“E esta é a confiança que temos nele, que, se pedirmos alguma coisa, segundo a SUA vontade, ele nos ouve. E, se sabemos que nos ouve em TUDO o que pedimos, sabemos que alcançamos as petições que lhe fizemos”. 1 João 5:14-15
Este texto, da Primeira Epístola de João, está longe de ser um apelo para oração. De outro lado, ele é claro em mostrar o que acontece quando oramos. A nossa confiança não pode estar em nossas orações, mas naquEle que a escuta. Quando oramos, estamos falando com DEUS, falando com o Único que pode nos ajudar nas horas mais difíceis da vida. Ainda temos o privilégio de sermos veículos de Deus na vida das pessoas, e isso acontece quando oramos por alguém. Através de nossas orações Deus pode derramar rios de águas vivas na vida de alguém.
E, sabe o que é mais interessante? Quando oramos por alguém, nós também somos abençoados. Na oração, reconhecemos que ELE está no controle da situação, e abrimos caminho para Deus realizar Seu propósito em nossa vida, e na vida das pessoas pelo qual temos orado. Quem nunca orou na vida – na verdade, quem nunca cultivou uma vida de oração -, não sabe o que está perdendo!
A oração é a forma mais direta de nos comunicarmos com DEUS, e a SUA promessa, feita originalmente aos filhos de Israel, continua sendo verdadeira e eficaz:
“E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra”. (2 Cr 7:14)
Quem luta suas batalhas de joelhos, permanece de pé, ou seja, é vencedor.
Raíssa Bomtempo no blog Desafiando Limites e Vencendo Barreiras. www.wallysou.com