Título gozado né? Mas quero que primeiro leia esta história antes de começar a falarmos sobre o assunto:
“Um dia, quando Jacó estava cozinhando um ensopado, Esaú chegou do campo, muito cansado, e foi dizendo: Estou morrendo de fome. Por favor, me deixe comer dessa coisa vermelha aí . Jacó respondeu: Sim, eu deixo; mas só se você passar para mim os seus direitos de filho mais velho. Esaú disse: Está bem. Eu estou quase morrendo; que valor têm para mim esses direitos de filho mais velho? Então jure primeiro, disse Jacó. Esaú fez um juramento e assim passou a Jacó os seus direitos de filho mais velho. Aí Jacó lhe deu pão e o ensopado. Quando Esaú acabou de comer e de beber, levantou-se e foi embora. Foi assim que ele desprezou os seus direitos de filho mais velho.”
Com essa pequena história de Esaú e Jacó, podemos tirar um exemplo de alguém que trocou a maior bênção que um filho poderia ter, que era a primogenitura. Segundo a Bíblia, o direito de primogenitura, dava ao filho mais velho, o privilégio de herdar uma porção dobrada dos bens paternos, depois da morte destes; também dava o direito de exercer o sacerdócio sobre a família e, no caso de Esaú, por ser ele o primeiro neto de Abraão, a primogenitura ainda incluía o direito de ficar na genealogia direta do Messias. Mas Esaú rejeitou tudo isso, pois chegando ele de uma caçada estava faminto e cansado, ou seja, sua carne estava necessitada, então cuidado, pois quando se está com fome, geralmente se diz que comemos até um boi, pois parece que qualquer coisa que nos apresente é pouco, e se não comermos logo, achamos que vamos morrer, muitas vezes comemos até o que não gostamos. Estando Esaú assim, trocou todas essas bênçãos, por um prato de lentilha.
A história parece bizarra, onde já se viu trocar uma bênção dessas por causa de um momento de fome e necessidade, Esaú poderia ter esperado um pouco mais ou ter feito seu próprio gizado, ou outra coisa, mas ele desprezou seu direito, olha o que ele diz na parte B Vs 34 “…Foi assim que ele (Esaú) desprezou os seus direitos de filho mais velho.”
E nós hoje, quantas vezes trocamos a bênção que o Senhor tem para nós por prazeres passageiros que satisfazem nossa carne, achando que não vamos conseguir aguentar. Em meio a dificuldade pensamos “Será que vale a pena negar todo esses prazeres pela minha salvação” ou ” O que isso me adianta se estou doente, em crise familiar, desempregado etc” e muitas outras desculpa. Muitas vezes não sabemos esperar as promessas e cedemos as pressões por achar que de nada adianta essas promessas, pois no momentos elas não nos pode ajudar, realmente ser primogênito naquela hora não iria matar sua fome, porque ele só iria usufruir depois que seu pai morresse, ele nem pensou nisso na hora, não deu o mínimo valor para o grande plano que Deus tinha para ele. Nós também tantas e tantas vezes não valorizamos o que Deus tem prometido para nós, ficamos murmurando e reclamando. Mas eu lhe pergunto o que adianta por um prazer passageiro perder a paz, o sono e até mesmo nossa vida eterna. Esaú matou sua fome sim. Mas quando chegou a hora de receber aquela promessa, ele já tinha rejeitado, e Jacó acabou tomando sua benção. Esaú se arrependeu profundamente, olhe o que diz em Gn 27: 36 -38
“Esaú disse: Esta é a segunda vez que ele me engana. Foi com razão que puseram nele o nome de Jacó. Primeiro ele me tirou os direitos de filho mais velho e agora tirou a bênção que era minha. Pai, será que o senhor não guardou nenhuma bênção para mim?
Isaque respondeu: Eu já dei a Jacó autoridade sobre você e fiz com que todos os parentes de Jacó sejam escravos dele. Também disse que ele terá muito trigo e muito vinho. Agora não posso fazer nada por você, meu filho. Porém Esaú insistiu: Será que o senhor tem só uma bênção? Abençoe também a mim, meu pai. E começou a chorar alto.” Esáu se fez de vítima dizendo que Jacó o enganou, realmente Jacó usou de malandragem para com Esáu e sofreu as consequências depois, mas Esaú aceitou a proposta, poderia ter rejeitado se valorizasse as coisa de Deus, Esaú chorou e Isaque seu pai nada poderia fazer, ao contrario, ainda amaldiçoou Esaú dizendo que ele que iria servir a Jacó. E essas promessas se cumprem até hoje, pois de Esaú veio o povo islâmico, que hoje uma boa parte se concentra na Palestina, a qual ainda não conseguiu se tornar estado.
Enquanto seu irmão deu origem ao povo judeu que hoje é Israel, tem muito mais apoio e abundância. Veja que uma decisão em um momento bobo, mudou toda a história. Veja o que diz Hebreus 12 : 16-17
“E tomem cuidado também para que ninguém se torne imoral ou perca o respeito pelas coisas sagradas, como Esaú, que, por causa de um prato de comida, vendeu os seus direitos de filho mais velho. Como vocês sabem, depois ele quis receber a bênção do seu pai. Mas foi rejeitado porque não encontrou um modo de mudar o que havia feito, embora procurasse fazer isso até mesmo com lágrimas.”
O autor da carta aos Hebreus, nos exorta a não sermos igual a Esaú, pois ele só se arrependeu quando viu o que perdeu, muitos só vão se dar conta do que fizeram com sua vida quando estiverem diante de Deus dando contas de si, mas aí será tarde. Volte para seus caminhos, confesse a Deus seus erros, e ele lhe restituirá tudo o que é seu de novo, principalmente o seu nome no livro da vida. Depois disso aguente firme a provação, não desanime e nem ceda, pois vale apenas esperar o tempo certo para Deus nos recompensar, e quando você estiver diante de Deus você então ouvirá uma frase linda:
“Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuir por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;”
Mateus 25: 34
Creia!! Não desista!! não importa a luta que você enfrente, Deus tem algo muito grande para àqueles que perseverarem até o fim. Que Deus lhe abençoe.