“Nós sabemos que já passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos; aquele que não ama permanece na morte.” (1 João 3:14)
“Ainda que eu tenha o dom de profetizar e conheça todos os mistérios e toda a ciência; ainda que eu tenha tamanha fé, a ponto de transportar montes, se não tiver amor, nada serei.” (1 Coríntios 13:2)
O que se afirma nestes dois textos é que sem amar não somos reais. Sem o amor em nós nada somos. Por que isto?
Porque fomos criados para sermos como Deus em santidade e em amor. Deus é o eterno Eu Sou porque é amor.
Então é o amor de Deus em nós que nos torna reais, porque é somente assim que podemos existir em conformidade com o seu propósito eterno em relação a nós. Sem este amor somos apenas uma pálida e evanescente imagem daquilo que deveríamos ser.
Não é muito difícil aceitar ou entender esta verdade, porque onde o amor não reina, o que reina é a morte e a destruição – destruição de bons sentimentos, de bons pensamentos, de bons propósitos, de relacionamentos harmônicos, enfim de tudo o que é verdadeiramente bom e permanente.
Então afirma o apóstolo João que aquele que não ama permanece morto espiritualmente – morto para Deus, morto para a possibilidade de viver em união com todos os demais que também amam.