A Recompensa Ilusória do Ímpio

PROPAGANDA
PROPAGANDA

Provérbios 11.18: O ímpio recebe um salário ilusório; mas o que semeia justiça recebe galardão seguro.

Por maior que seja a remuneração que é auferida por um ímpio, pode ser dita da mesma que é ilusória, porque não há nela qualquer recompensa ou favor embutidos, já que não trazem consigo a aprovação de Deus, uma vez que vive na prática da impiedade, e o único salário real e duradouro para o pecado é a morte.
É lamentável que o mundo atual considere um sinal de grande prosperidade e bênção da parte de Deus, que alguém tenha alcançado posições e cargos elevados nos quais são auferidas grandes remunerações.

Quão ilusório é isto, alerta-nos a Palavra do Senhor. Pois a glória do ímpio passará como a flor da erva e não pode subsistir para sempre, nem trazer o verdadeiro contentamento que é decorrente de uma boa consciência para com Deus e com todos os homens.
Não há maior recompensa do que aquela que é concedida ao que tem um bom nome – o nome de crente fiel ao seu Deus. Este terá uma recompensa estabelecida sobre um firme fundamento que jamais poderá ser removido.

A maior parte dos provérbios consiste em apresentar as diferenças que existem entre os justos e os ímpios, destacando suas ações e o fruto do seu proceder, notadamente quanto ao juízo final divino que será diferente para ambos.
Pode parecer um tema anacrônico para muitos, num mundo em que tem havido tanto avanço na criação de leis e organismos que visam promover a justiça, porém nunca é demais lembrar que a corrupção, e os atos de violência e impiedade são uma constante em nossos noticiários cotidianamente.

Este é um mal do qual a humanidade jamais será curada, a não ser pela conversão a Jesus Cristo e prática dos seus mandamentos.
Tudo o mais tem se mostrado ineficaz, sejam programas educativos, sejam investimentos em informação e desenvolvimento de processos tecnológicos, ainda que importantes para outros fins, pois a corrupção é algo que está inerentemente ligado ao coração humano, bastando que encontre as condições e vantagens que lhe sejam favoráveis, e logo se manifestará, especialmente naqueles que ocuparem cargos em que têm a possibilidade de ingerir em assuntos financeiros.

O que está acontecendo no Brasil, e em muitas outras partes do mundo em nossos dias atesta completamente que os alertas de provérbios não são anacrônicos, mas um tema mais atual do que nunca, pois jamais se falou tanto de escândalos financeiros e prática criminosas de todo o tipo como agora. Nunca, tantos lucraram injustamente à custa da exploração de outros.

PROPAGANDA
PROPAGANDA

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here