“Amados, agora somos filhos de Deus , e o que seremos ainda não foi dado a conhecer Mas sabemos que, quando ele aparecer -seremos como Ele, porque O veremos como Ele é” (1 João 3:2-3)
Vamos nos esforçar para realizar a filiação presente; que irá produzir. . . ousadia para ir ao seu trono da graça, contrição diante da Sua cruz; confiança na Sua Palavra; amor à Sua pessoa; contentamento com a nossa sorte, vitória sobre o mundo, zelo pela Sua glória; e encorajamento em todas as nossas provações e dificuldades! Ou somos filhos de Deus – ou inimigos de Deus! Todo filho de Deus.
Lamenta pelo pecado, foge para o Salvador, e afasta-se da iniquidade! Deus é agora seu pai. Todas as promessas são dele. A herança eterna é sua. Vamos olhar de volta para a rocha de onde fomos cortados, e para o buraco do poço de onde fomos cavados: Quão baixa a nossa origem – o pó! Quão degradada a nossa condição – escravos do pecado e de Satanás! Quão temeroso nosso caráter – inimigos de Deus! Quão terrível a nossa condenação eterna – no lago que arde com fogo e enxofre! Contrastemos isso com nossa relação atual – filhos de Deus, nossa posição elevada – nos lugares celestiais em Cristo; nosso glorioso privilégio – justificados de todas as coisas, nosso destino permanente – estarmos para sempre com o Senhor!
E a quê esta surpreendente mudança deve ser atribuída? Ao amor – ao amor de Deus em Cristo Jesus! “Quão grande é o amor que o Pai nos concedeu: – que nós sejamos chamados filhos de Deus e de fato o somos!” (1 João 3:1)
Que grande mistério de misericórdia é isto! Mas se não somos crentes – então nós somos inimigos de Deus, filhos da ira, sob a maldição, em perigo iminente! Satanás é o nosso pai! O pecado é o nosso elemento! O inferno é a nossa porção eterna!
Texto de James Smith, traduzido e adaptado por Silvio Dutra.
(Oh amados, Jesus morreu por nós, carregando sobre Si mesmo todos os nossos pecados para que pudesse nos livrar de toda esta condição que é resultante da nossa falta de fé nEle, que impede que entreguemos nossas vidas em Suas mãos para que sejamos tornados filhos amados de Deus, e não mais seus inimigos por causa do pecado.
Isto é oferecido inteiramente pela graça, e obtido somente por fé, com a promessa da nossa transformação mediante o amor de Deus operando em nossos corações. Corramos para os braços de Jesus porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito para ser o nosso Salvador e Senhor!
Que grande mistério é este: Jesus sendo Deus, tendo a natureza divina, não tomou a natureza dos anjos, mas tomou a natureza humana, de modo que nós pudéssemos, por meio da nossa união espiritual com Ele, tomar também a natureza divina.
Por isso afirmam as Escrituras que aquele que está em Cristo forma um só espírito com Ele, e isto é feito por meio da habitação em nós do Espírito Santo, a terceira pessoa da trindade divina, que foi o dom de Jesus em Sua morte e ressurreição para aqueles que creem no Seu nome.
Tomemos então com a mão da fé esta nova natureza celestial, espiritual e divina, que nos está sendo oferecida inteiramente pela graça, com o perdão de todos os nossos pecados e toda a nossa culpa diante de Deus. A nossa dívida foi completamente quitada por Jesus na cruz do Calvário, e este benefício é alcançado por todos aqueles que se apropriam dele, unindo-se a Jesus, que é o nosso Grande e Único Fiador. – nota do tradutor)