Estudos por VC

Predestinação. Fatalista ou condicional?

Previous Article
O Evangelho da Cruz
Comments (8)
  1. gostei de sua visáo a respeito da predestinaçáo.foi desta forma que aprendi quando estava na cristo vive.li 37 livros do ap. miguel ángelo e náo encontrei nenhuma contradiçáo.

  2. odinei p. oliveira disse:

    Realmente a predestinação ela é real e verdadeira, isto é indiscutível,ñ é pra ser pregada, justamente por ñ terem um conhecimento profundo como tinha Paulo,como assim, tudo que Ele falou ñ veio Dele, mas de Deus. E Ele falava direto aos eleitos como Deus queria.
    O fato de ñ pregarem nas igrejas, isso é notório, porque vai de encontro com os seus conceitos e seus ensinamentos.A biblia é pra ser lida e estudada por cada um, e ñ ser pregada, por isso toda essa confusão .

  3. elias nascimento disse:

    é impocivel afirmar que cavino não teve uma resposta satisfatoria ao que diz respeito a predestinação ,porque os proprios textos usados como referencias se auto esplicam, que é o caso dos verciculos 14 ao 25 de romanos 9.Que Deus possa dar o entendimento a cada um que deseja estudar o seu santo livro .

  4. Jeová Oliveira disse:

    Toda glória e honra ao nosso grande Deus, autor da nossa salvação. Os textos sagrados que falam a respeito da predestinação chegam quase a gritarem, são cristalinos e nos trazem temor e tremor diante de tais verdades. Já a algum tempo tais textos tinham me chamado a atenção, porém aqueles textos que parecem dar margem à interpretação do livre-arbítrio se tornariam um paradoxo às verdades tão contundentes da doutrina da predestinação e eleição,pelo simples fato de que nas escrituras não existem duas verdades,ou seja, a Bíblia não se contradiz.Creio que as dificuldades que existem, é de uma exegese não muito boa. Quando essa compreensão chega,tudo muda! Muda até mesmo a nossa maneira de orar e interceder pelas pessoas,porque a salvação não é mérito humano,mas é um ato deliberado da Graça e da Misericórdia Divina que reflete o Grande Amor para conosco.

  5. Jeová Oliveira disse:

    Toda glória e honra ao nosso grande Deus, autor da nossa salvação. Os textos sagrados que falam a respeito da predestinação e eleição chegam quase a gritarem, são cristalinos e nos trazem temor e tremor diante de tais verdades. Já a algum tempo tais textos tinham me chamado a atenção, porém aqueles textos que parecem dar margem à interpretação do livre-arbítrio se tornariam um paradoxo às verdades tão contundentes da doutrina da predestinação e eleição,pelo simples fato de que nas escrituras não existem duas verdades,ou seja, a Bíblia não se contradiz. Creio que as dificuldades que existem, é de uma exegese não muito boa. Quando essa compreensão chega,tudo muda! Muda até mesmo a nossa maneira de orar e interceder pelas pessoas,porque a salvação não é mérito humano,mas é um ato deliberado da Graça e da Misericórdia Divino, que reflete o seu Grande Amor para conosco.

  6. JORGE VIDAL disse:

    Sem entrar em efetiva consideração sobre o texto do estudo em apreço, mas considerando o Tema em si, sugiro a leitura do meu Blog sobre o mesmo assunto: DOUTRINA DA ILUMINAÇÃO DIVINA E PREDESTINAÇÃO ABSOLUTA VERSUS LIVRE-ARBÍTRIO  Endereço: http://www.iluminacaodivinaepredestinacao.blogspot.com … Só em nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo é que qualquer ser humano se torna de fato um ente espiritual por adoção, como nos explica Paulo em suas epístolas. Se em Agostinho existe o pressuposto de um enorme vazio carente de Deus em todo ser humano ─ seria isto retórico e de homilia e se Calvino ampliou isto para predestinação absoluta, não quer dizer que seja verdade. Porque fato é que o indivíduo humano ser um ente social. Por este motivo “Deus amou o mundo de tal maneira” e o seu Filho Jesus diz indistintamente a todos os humanos ─ que não são cristãos ou religiosos compulsórios, e se muitas pessoas precisam de gurus, isto é outra coisa ─, de maneira simples e enfática: Venham a mim todos os que estão cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei.
    Atenciosamente JORGE VIDAL

  7. José Barboza Castro disse:

    PREDESTINAÇÃO
    Que a predestinação existe é fato indiscutível.
    O que se discute, ou se deveria discutir mais ampla e publicamente, é, qual o modelo, dentre os já defendidos, é mais coerente com a proposta do evangelho de Cristo. Se a teologia tem contribuído para a definição do conjunto de dogmas que pautam a doutrina cristã evangélica, a predestinação, apesar de ser parte da doutrina que trata da “eleição dos santos”, não tem sido tratada com a importância merecida. Evidentemente que num assunto tão polêmico e de interpretações bíblicas divergentes, aquele que se posicionar quanto a uma ou outra, será tido por herege.

    Os cristãos, mormente os evangélicos, e dentre estes, os pentecostais e neopentecostais têm dificuldade para aceitar a interpretação de um tema quando ele aponta para a severidade do juízo divino, por exemplo: Mateus 5:22, aonde qualquer que, sem motivo, chamar seu irmão ou amigo de louco, será réu do fogo do inferno. Com esse melindre, haveremos de aceitar que Paulo aos Romanos 9: 21, 22, não afirmava, mas apenas especulava a possibilidade de que Deus em sua soberania tivesse feito vasos previamente destinados à destruição?

    Por motivos semelhantes, o modelo de predestinação que mais agrada a maioria entre os estudiosos da bíblia, o que é uma pequena parcela dentre os cristãos evangélicos, é aquele em que, praticamente não admite predestinados, uma vez que, em tal modelo, todas as pessoas estão igualmente predestinadas à salvação, bastando que se arrependam e se convertam a Cristo.

    Entendo que este modelo é muito mais consoante com o imensurável amor e a infinita misericórdia de Deus, e ele muito me agrada. Contudo, ainda me pergunto se de fato existe predestinação e se este é de fato o modelo que reflete a realidade do projeto e propósito divinos do ponto de vista que ressalta a sua soberania no sentido mais amplo da palavra.

  8. José Roberto Italo De Lucia disse:

    Caríssimo irmão em Cristo.
    Me interessei por este assunto quando comecei a evangelizar meu pai acometido de câncer e a beira da morte. Como um grande católico e admirador de Santo Agostinho, ele se deixou levar pela doutrina dea eleição, a qual merece o título de aleatória. Uns foram escolhidos para o céu, e quer queiram quer não, assim entender, outros escolhidos para o inferno. Foram dias muitos difíceis para mim tentar demonstrar através da riqueza doutrinária das próprias escrituras e não de Paulo ou Apolo, Calvino ou Armínio, que Deus ama igualmente à todos e que a sua vontade é que todos se salvem. O choro de meu pai e sua angústia por não se considerar um escolhido ou eleito era assustador. Eu, como você, nunca havia me aprofundado nesse assunto de eleição e também não me interessava, pois o conhecimento das escrituras na sua totalidade e principalmente seu encerramento no Livro de Apocalípse 2:17 nunca me deixaram dúvidas de que Deus na sua soberania e justiça havia dado ao homem, não o poder de se salvar mas, sim de decidir à respeito de aceitar ou não a graça de Deus. Para minha alegria e maior ainda do meu pai, o Espírito Santo abriu os olhos dele e lhe deu o entendimento correto de que a salvação não é mérito humano, mas, que Jesus morreu por todos e todo aquele que nele crê pela fé tem a vida eterna. (dezenas de versículos citam essa verdade). Uma vez seguro da sua salvação e certo de que jamais poderia perdê-la, seu pranto agora se tornou em choro de alegria. Após essa experiência comecei a ntar que muitos que eram expostos à doutrina da eleição fatalista e aleatória, como ato único e soberano de Deus, tinham na hora da morte o mesmo sentimento do meu pai em relação à sua escolha. Comecei a estudar o assunto, buscando a maioria dos livros que tratavam o mesmo em especial os favoráveis a esta deplorável doutrina. Em resposta às minhas orações e resolvendo buscar as respostas única e exclusivamente na Palavra de Deus (As escrituras sagradas), fazendo a seguinte indagação: ” Já que está bem claro nas escrituras que Deus elegeu os salvos, qual foi critério?” Que maravilha! A resposta estava bem ali diante dos meus olhos. Em Efésios 1:3-14. o apóstolo enfatiza e reenfatiza, pelo menos oito vezes que a nossa eleição foi feita em Cristo Jesus. Sim antes da fundação do mundo, quando a trindade divina tratava do sublime plano de salvação e redenção do homem, eles estabeleceram que todos os que viessem a crer nEle estavam eleitos para gozarem a vida eterna. É como que se um Rei construisse um lindo castelo para seu unico filho e determinasse que, a noiva que ele escolheria e que aceitasse a se casar com ele, iria morar juntamente com ele para sempre nesse Castelo. Nós os que cremos somos a noiva de Cristo, Ele morreu por nós, e ele mesmo nos trouxe essa maravilhosa notícia: “todo aquele que vive e crê em mim tem a vida…) Ele é o critério da eleição. Efésios 1.3 “em Cristo”, 1.4 “nos escolheu nele, antes da fundação do mundo”, 5 “para a adoção de filhos por meio de Jesus Cristo”6 “sua graça que nos concedeu no Amado” 9 “propusera em Cristo” 10 “fazer convergir Nele” 11 “nele, digo, no qual, fomos também feitos herança, predestinados segundo o propósito daquele…conforme o conselho da Sua vontade (Soberana) 12 “os que de antemão esperamos em Cristo”. 13″depois que ouvistes a Palavra (pela qual vem a fé), o evangelho da vossa salvação, tendo NELE também CRIDO (escolha), fostes selados com o Espírito Santo”
    É pena que os teólogos em obediência à doutrina que abraçaram, nas faculdades que estudaram, jamais se dobrarão à essa verdade, que põe fim a toda e qualquer discussão sobre o assunto da eleição.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

O Estudos Gospel+ é um espaço onde se coloca estudos bíblicos, voltado ao público cristão.

Aproveite o conteúdo e compartilhe o conhecimento através das redes sociais.