Eu posso olhar agora pela janela e dizer: “que dia bom, está sol!”, porém alguém que está no outro lado da sala pode no mesmo momento olhar para o mesmo sol e dizer: “droga, está sol!”.
Na verdade o que acontece é que o eu estou de costas para o sol, ele está levemente aquecendo o ambiente e iluminando a minha visão, é agradabilíssimo! Já esse alguém do outro lado da sala está de frente para o sol, ele o enfrenta, o cega.
Isso se chama ponto de vista, no sentido literal. Estamos em um ponto onde enxergamos as coisas de certa forma, mas se mudarmos de lado poderemos enxergar de uma forma totalmente diferente.
No relato dos Reis de Israel temos uma história que nos exemplifica bem os pontos de vista.
Moabe, que outrora servia a Israel, havia se rebelado contra Israel e foi lhe atacar. Quando soube disso Acazias, que era o rei de Israel, procurou a ajuda de Josafá, rei de Judá, para irem juntamente com o rei de Edom à luta contra esse povo que tentava destruir Israel.
Josafá, como era de seu costume, disse que iria se consultassem ao Senhor antes, o que fizeram consultando Eliseu. Eliseu disse que o vale, onde seria a guerra, ficaria cheio de água onde rebanho e outros animais beberiam. Também disse que o Senhor daria Moabe nas mãos dos israelitas.
Então aconteceu algo interessante:
“Ao se levantarem na manhã seguinte, o sol refletia na água. Para os moabitas que estavam defronte dela, a água era vermelha como sangue. Então gritaram: ‘É sangue! Os reis lutaram entre si e se mataram. Agora ao saque, Moabe! Quando, porém, os moabitas chegaram ao acampamento de Israel, os israelitas os atacaram e os puseram em fuga.” 2Re.3:22-24
Os moabitas e os israelitas olharam para a mesma água, do ponto de vista de Israel aquela água era providência divina, que alimentaria seus rebanhos e lhes serviria como sinal para vencer a batalha. Os moabitas olharam como sangue da destruição do povo de Israel e se animou a atacá-los.
Perceba comigo, não é o sol que narrei no começo ou a água que são ruins para uns e bons para outros, mas sim o lugar onde nos posicionamos que faz com que pensemos de uma ou outra forma.
Isso se aplica à nossas vidas, se eu tenho dificuldades em alguma área de minha vida, pode ser que a situação não seja ruim, mas sim que eu esteja no lugar errado para enfrentar tal situação.
Uma guerra é boa se estamos no lado que vence, mas é péssima se estamos do lado de quem perde. Um relacionamento pode ser ótimo se a pessoa nos corresponde, mesmo que não amemos tal pessoa, porém é péssimo se somos nós os não correspondidos em amor.
Sobre isso também sou obrigado a dizer algo com relação à Cristo que é Salvação se olharmos de certo lugar, mas é condenação se olharmos de outra posição:
“Porque para Deus somos o aroma de Cristo entre os que estão sendo salvos e os que estão perecendo. Para estes somos cheiro de morte; para aqueles, fragrância de vida.”2Co. 2:15-16
Irmão e irmã, quando Cristo, o Sol da Justiça, a Água da Vida, se apresentar de que lado você estará? Você estará do lado contrário, contra o Sol, quando este te cega? Será que você estará do lado em que a água parece sangue? Ou você estará do lado onde o Sol é agradável e força para o dia e a Água é vida para você e seu povo?
Cuide para estar no lado onde a vista é agradável, cuide para ter o ponto de vista seguro. O ponto de vista seguro e agradável é aquele em que Cristo está ao seu lado e o lado em que Ele á a água da vida para a Salvação de todos aqueles que nEle crêem.
Esteja do lado onde a vista é agradável, esteja do lado de Cristo.
Que Deus o abençoe!
—
Silas Klein | pequenomestre.wordpress.com