O Vaso Orgulhoso

0

Mas quem é você, ó homem, para questionar a Deus? “Acaso aquilo que é formado pode dizer ao que o formou: ‘Por que me fizeste assim? ’ “
Romanos 9:20

“Ai daquele que contende com seu Criador, daquele que não passa de um caco entre os cacos no chão. Acaso o barro pode dizer ao oleiro: ‘O que você está fazendo? ’ Será que a obra que você faz pode dizer: ‘Ele não tem mãos? ’
Ai daquele que diz a seu pai: ‘O que você gerou? ’, ou à sua mãe: ‘O que você deu à luz? ’ “
Isaías 45:9,10

Vocês viram as coisas de cabeça para baixo! Como se fosse possível imaginar que o oleiro é igual ao barro! Acaso o objeto formado Pode dizer àquele que o formou: “Ele não me fez”? E o vaso poderá dizer do oleiro: “Ele nada sabe”?
Isaías 29:16

Certa vez enquanto estava ministrando na C.C.U (Comunidade Cristã Universitária) um ministério evangelístico que tínhamos dentro da UEL (Universidade Estadual de Londrina) falando a respeito das leis e dos princípios de Deus para nós e de como temos a Bíblia como o manual do criador às suas criaturas e que Seus princípios e leis são como conselhos e diretrizes de um pai amoroso que quer o bem para o seus filhos, ouvi de um dos universitários, uma moça que estava se formando em arquitetura de boa família e muito culta: “Quem Deus pensa que é para nos dizer Oque pode e oque não pode fazer sem ao menos nos provar e nos explicar o porque?” respondi com os textos acima.

Logicamente a moça não aceitou e muito pelo contrario se sentiu ofendida com tal afirmação do criador, então comecei a me perguntar porque tamanha raiva ou indignação? A primeira explicação que me veio em mente foi a questão da sabedoria ou mais precisamente a falta dela. Como uma pessoa que diz crer em Deus tem a falta de inteligência de questiona-lo, afinal de contas ela já estava no alto dos seus 21 anos de idade com uma bagagem de vida muito grande um conhecimento teórico a respeito das coisas completo que a credenciava a questionar e debater na mesma altura com aquele que era que é e que há de vir, é a mesma coisa que sermos obrigados a explicar física quântica para uma criança ou melhor astrologia a uma formiga, é impossível! Na verdade mesmo que ela, a moça, tivesse seus 300 anos de vida não se compararia com a experiencia de toda eternidade do criador, até mesmo por ser uma simples criatura, e também nossa mente binaria e limitada pela química, biologia ao tempo e ao espaço, as informações limitadíssimas que recebemos e que podemos armazenar, tudo isso e muito mais nos tornam totalmente incapacitados a fazermos tal coisa, e isso creio que para todos que raciocinam e creem em Deus parece ser uma coisa óbvia e é por isso que esta escrito que “o temor do Senhor é o principio da sabedoria.”(Pv 1:7)

Então porque mesmo assim teimamos em duvidar e as vezes até mesmo a questionar os valores, princípios e orientações de Deus para nós? É então que chegamos na conclusão mais óbvia não é falta de inteligência, é o ORGULHO! o pecado original, aquele que fez Satanás mesmo perante a glória manifesta de Deus 24Hrs por dia, se é que podemos dizer assim rs, lá na eternidade acreditar que ele, uma mera criatura, poderia se tornar semelhante ou até mesmo superior a Deus e o diabo não é burro ou falto de conhecimento muito pelo contrario ele é muito astuto era o querubim ungido cheio de sabedoria e de poder, porém o orgulho superou a lógica a ambição superou a sabedoria e é desta mesma maneira que ele caiu, e é assim que ele deseja nos derrubar também, com o orgulho e a presunção plantadas em nosso coração pelo pecado original, que insiste em nos levar a fazer aquilo que sabemos que no fim dará errado que esta provado por a + b que terá um fim danoso e que nos faz desviar do alvo e do propósito que é o significado de pecado, por uma mera sensação falsa de prazer edonista ou enganosa ambição desenfreada que no fim não nos levará a lugar nenhum a não ser a perdição eterna.

Mas precisamos negar isso e resistir a esta tão danosa tentação e para isso só a uma cura, a humilhação, um tema que no mundo contemporâneo ocidental capitalista é completamente repugnante a nossa alma e a nossa cultura antropocêntrica porém é o único remédio que nos trará cura e salvação “Portanto, humilhem-se debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele os exalte no tempo devido.”(1 Pe 5 :6) “Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra.”(2 Cr 7:14)

Que esta seja a nossa decisão diária para a cada dia possamos desfrutar com sabedoria do melhor de Deus o criador para nós, sua amadas criaturas, que sejamos vasos moldáveis nas mão do oleiro. AMÉM!

Pr Matheus Simões


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here