O que significa gentios?

19
2438

A primeira coisa a se dizer a respeito dessa expressão é que ela não tem nada a ver com a palavra “gentil”, que significa generoso, amável, cortês, e da qual deriva a palavra gentileza. A expressão “gentio” tem outro significado como veremos a seguir.

Para entendermos bem essa expressão, precisamos olhar um pouco para o passado. Lá no Antigo Testamento vemos registrado que Deus escolheu um povo para ser o Seu povo. Esse povo deveria representar o Seu nome, e foi a esse povo que Ele deu as Sagradas Escrituras. Esse povo é bastante conhecido pelo nome de judeus.

A Bíblia também os identifica como hebreus, povo de Deus, israelitas, povo de Israel. Todas estas designações indicam o mesmo povo, os judeus. Temos alguns personagens muito famosos que eram deste povo, como Abraão, Moisés, Davi, Salomão, Jesus Cristo, Paulo, Pedro, etc.

Sendo assim, gentios são todas as pessoas que não são do povo judeu. Eu sou um gentio e provavelmente você também seja. Qualquer pessoa que não seja um judeu se enquadra como sendo parte do povo gentio. Na Bíblia o povo não-judeu é designado pelo nome de gentios.

Quando Paulo diz, por exemplo: “A mim, o menor de todos os santos, me foi dada esta graça de pregar aos gentios o evangelho das insondáveis riquezas de Cristo” (Ef 3. 8), ele está querendo dizer que foi dada a ele a graça de levar a palavra de Deus aos gentios, ou seja, aos que não são judeus.

19 COMENTÁRIOS

  1. Adorei a exposição do André Luiz. Suscinto e objetivo, mostra conhecimento das escrituras. Espero que ele continue nos alimentando cada vez mais abundantemente , pois queremos ser educadores espirituais, levando mensagens claras e verdadeiras dos mistérios do Deus que nos escolheu, para sermos seus fiéis dispenseiros. Amém!!!!
    Obrigada, em Nome de Jesus!!!

    • Fico feliz em saber q através da internet tenho encontrado pessoa como André Sanchez, q veio tirar um duvida q eu tinha em relação ao povo gentio, é q momentos antes qdo eu li sobre sobre o apostolo Paulo q deveria pregar ao povo gentio, principalmente q ainda não tinha ouvido falar e visto as manifestações de Cristo, e Paulo q ele teria passar pela Espanha, estou começando a exercitar a palavra de Deus e quero aprender muito e me comportar de acordo com os ensinamentos de Deus, para q eu possa dar testemunhos da minha transformação e conversão não só pela palavra, mas pela minha mudança de vida, q Deus abençoe a todos q se manifestam através da internet para nos ensinar a cada dia novas coisas.

  2. A meu ver, o que é eterno no VT , são os 10 mandamentos.Os demais registros,expressam o pensamento de homens,embora inspirados, sujeitos às suas mazelas.Deus é pai de todos,brancos,amarelos,negros,sem distinção. Ele não distinguiria somente u m povo, só o fez,pois este povo (Judeu) era ( eu disse era), o que na época o reconhecia com Deus único.Os outros eram politeistas e elegiam deuses. Paulo, grande Paulo, foi quem entendeu bem isto.

  3. Considero a melhor definição da palavra Gentios. Que Deus continue te abençoando André Luiz. Só gostaria de te pedir uma coisa: Que você falasse também que todos nós como povo gentios, não precisamos observar práticas judaicas obrigatórias, direcionadas ao povo Judeu como: Dar Dizímos, guardar o Sábado, se abster de certos alimentos e bebidas entre outros. Use mais uma vez a sua, a nossa fé, pois também sou cristão, e vamos passar a verdade para nossos irmãos evangélicos que continuam escravos e não sabem.

    Que Deus te abençõe.

  4. Concluir que os gentios não precisam de lei, seria admitir que eles não pecam, não precisam de revelação, não precisam de Deus. E se os gentios que não conheceram a lei, dispensam-na e se julgam pela consciência – como querem alguns – também, pelo mesmo raciocínio, os gentios que não conhecem o evangelho podem dispensá-lo pelas mesmas razões. Por aí se vê a debilidade do argumento.

    Nada, absolutamente nada prova que a lei fora dada exclusivamente os judeus, mas o que a Bíblia claramente revela é que Deus de modo especial honrou a Israel fazendo daquele nação Seu povo escolhido e depositário de Sua lei. (Romanos 9:4). Era objetivo de Deus que Israel tornasse conhecida a Sua vontade expressa na lei, a todas as demais nações. Leia ainda Deuteronômio 4:6 a 8; Romanos 3:1 e 2. E quando os gentios aceitaram a religião de Israel, também se sujeitaram à Lei de Deus. (Números 15:15 e 16; Isaías 56:6 a 8).

    Deus proferiu Sua lei santa, no monte Sinai, ao seu redor estavam os judeus. Também ao redor de Cristo, no sermão do Monte, só havia judeus… Mas as bênçãos da Lei e do Evangelho se estenderam aos gentios. Graças a Deus, pelo Seu Dom inefável!

    Por onde se vê a citação de Romanos 2:14 saiu às avessas, porque Paulo prova justamente o contrário, a validade da lei e sua extensão aos gentios. Dizem que “pregar a lei ao povo remido é um insulto e uma ofensa à igreja de Deus”! Calma, gente. Então que grandes insultadores foram Cristo, Paulo Tiago e João!!! E Wesley, Moody, Barnes, Clarke e outros. E Taylor, que disse ser “uma bênção se cada púlpito trovejasse a voz divina ao Decálogo, porque a lei é o aio que conduz a Cristo”? E os milhões de cristãos obedientes ao divino padrão? – O nosso zelo nos leva a afirmar: insultadores, na verdade, são os que desprezam a Lei de Deus, pisam os seus preceitos, ou os que o negam deliberadamente. Examine-se cada um a si mesmo e as Escrituras.
    Que Deus esteja com vc´s !

    • Entendi, fiquei um pouco triste porque o que me parece é que cristo não veio para os gentios e em seus tempos não tratava com os gentios veio para os Judeus e eles não o receberam, o chamado do Aposto Paulo mais tarde seria pregar o Evangelho para os gentios se então Jesus Cristo por algum outro motivo divino resolvesse ir para os gentios então digo para todo os povos então também receberiá-mos esse TITULO irmãos de cristo, é certo dizer assim.

    • Bem amigos , se estudassem as. Sagradas escrituras de coração , e pedindo a Ao nosso Deus Criador qui enviasse o seu espirito santo p lê da entendimentos assim como tive , seram pessoas realmente livre em Cristo Jesus , olha amigos vamos da graças a Deus por ter nus enviado Jesus , p nus fazermos parte da família de Israel , pois antes nem orar a Deus os gentios podiam pois , somente o povo de Israel através dos sacerdotes xegaria , os pedidos do seu povo , na quelha época antes de Cristo quem entre os gentios ouvia pelomenos falar de Deus , então , vamos parar de criticar e obedecer as leis morais qui Deus. Dexou p seu povo de Israel e agora p seu povo em Cristo os gentios qui p Deus se tornou uma família Israel. Leis serimonias foram compridas com a morte de Cristo as morais Jesus fala em Mateus , o qui acontece com quem tirar um só j ou til dos mandamentos de Deus , vá em Mateus e lê, e tire a conclusão vc mesmo , qui Deus tenha misericórdia de todos nos,

    • Parabéns pelo seu comentário! de certo ,jesus e seus apóstolos nunca acabaram com a lei, pelo contrario, quando Jesus veio a terra foi justamnete resgatar o que o povo avia deixado de lado: A LEI E OS PROFETAS, só não concordo com o comentario que vc fez de que nada prova que a lei foi exclusivamente dada aos judeus, FAREI UMA NOVA ALIANÇA COM A CASA DE ISRAEL E A CASA DE JUDÁ,TIRAREI O TEU CORAÇÃO DE PEDRA E COLOCAREI UM DE CARNE, EM TEU CORAÇÃO COLOCAREI MINHAS LEIS, ELE NÃO DISSE COM OUTROS POVOS,PORTANTO SÓ FARÁ PARTE DAS BENÇÃO AQUELES QUE AMAM E RESPEITAM O POVO JUDEU!

    • Muito boa sua observação Cristo ele não veio abole a lei mais sim para cumprir a lei se fosse assim só era pra existe o novo testamento e o velho testamento devia ser rasgado e queimado valeu Charles que Deus esteja com todos nós ouvir de tudo e reter o que é bom

  5. André, Deus te abençoe e continue te usando com graça. Creio que somos um povo (Israel) assim que aceitamos ao Senhor Jesus Cristo e obedecemos as escrituras Novo e Velho testamento. Principalmente ter um coração adorador ao Soberano Deus e amar ao nosso irmão como a nós mesmos. Não creio em obra onde não impre o AMOR!!! Graça e paz!!!!

  6. A Palavra de Deus nos diz em Gênesis, cap. 10, vs. 05: “Por estes foram repartidas as ilhas dos gentios nas suas terras, cada qual segundo a sua língua, segundo as suas famílias, entre as suas nações”; A Palavra está dizendo que os filhos de Jafé: repartiram as terras dos gentios, ou as suas nações, que tinham suas línguas; aliás, não existe nação sem território e sem língua própria. Portanto, está claríssimo que estes povos (gentios): são prê-adâmicos, porque os filhos de Adão nessas alturas, tinham morrido no dilúvio, ou não? E como os filhos de Jafé ao imigrarem para o ocidente, já encontraram nações estabelecidas, com línguas e tudo mais?

  7. Porquanto não há diferença entre judeu e grego; porque um mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam.
    Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.
    Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue?
    E como pregarão, se não forem enviados? como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam o evangelho de paz; dos que trazem alegres novas de boas coisas.
    Mas nem todos têm obedecido ao evangelho; pois Isaías diz: Senhor, quem creu na nossa pregação?
    De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.
    Mas digo: Porventura não ouviram? Sim, por certo, pois Por toda a terra saiu a voz deles,E as suas palavras até aos confins do mundo.
    Mas digo: Porventura Israel não o soube? Primeiramente diz Moisés:Eu vos porei em ciúmes com aqueles que não são povo,Com gente insensata vos provocarei à ira.
    E Isaías ousadamente diz:Fui achado pelos que não me buscavam,Fui manifestado aos que por mim não perguntavam.
    Mas para Israel diz:Todo o dia estendi as minhas mãos a um povo rebelde e contradizente.

    Romanos 10:12-21

  8. Bom dia! Veja se estou certa, pelo que entendi os gentios são povos que ainda não foram evangelizados, assim que o são passam a fazer parte do povo judeu.

  9. JUDEU E GENTIOS TEM MUITO PASTOR QUE TEM QUE ESTUDAR MAIS, E CRITICAM OS ADVENTISTAS DOS SETEIMO DIA, CHAMANDO-OS DE SEITA ANTI CRISTÃ, POR QUE ELES GUARDAM O SÁBADO EM VEZ DE DAR UMA EXPLICAÇÃO COMO ESTA. QUE ESCLARECE E NÃO CRIA PRECONCEITO

  10. 1 cor 5 17 diz que aquele que esta em Cristo é nova criatura,e as coisas velhas ja passaram misso inclui tudo,hoje não me considero um gentio,por causa deste versiculo “Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio,” (Efésios 2 : 14) e por causa deste outro–“Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;” (I Pedro 2 : 9) Pr Celio

DEIXE UMA RESPOSTA