O que significa circuncisão?

18
8392

Você tem ideia do que significa a palavra circuncisão mencionada tanto no Velho, quanto no Novo Testamento?

A circuncisão foi instituída por Deus nos tempos de Abraão. Circuncisão era a cerimônia onde era cortada a pele que cobre a cabeça do órgão genital masculino, também chamada de prepúcio. Algo bem parecido com a cirurgia de fimose realizada em nossos tempos. Era realizada nos meninos ao oitavo dia de vida.

“Esta é a minha aliança, que guardareis entre mim e vós e a tua descendência: todo macho entre vós será circuncidado. Circuncidareis a carne do vosso prepúcio; será isso por sinal de aliança entre mim e vós. O que tem oito dias será circuncidado entre vós” (Gn 17. 10-12)

Seu significado era bem mais profundo do que um corte visível feito na carne. A circuncisão mostrava que aquela criança fazia parte da aliança de Deus feita com o povo de Israel.

A circuncisão também era realizada nos escravos que não tinham o sangue Israelita, mas que faziam parte do povo. “todo macho nas vossas gerações, tanto o escravo nascido em casa como o comprado a qualquer estrangeiro, que não for da tua estirpe. Com efeito, será circuncidado o nascido em tua casa e o comprado por teu dinheiro; a minha aliança estará na vossa carne e será aliança perpétua.” (Gn 17. 12-13)

No Novo Testamento, a palavra circuncisão era usada para apontar para aqueles que eram Israelitas (judeus). O termo, porém, ganha um significado mais profundo nas cartas de Paulo, onde ele introduz o conceito de “circuncisão do coração”, que significa uma conversão genuína, baseada na fé e na obediência a Jesus Cristo. Deus não requer mais de nós um sinal feito na carne, mas sim um sinal feito no coração de homens e mulheres.

“Pelo contrário, o verdadeiro judeu é aquele que é judeu por dentro, aquele que tem o coração circuncidado; e isso é uma coisa que o Espírito de Deus faz e que a lei escrita não pode fazer…” (Rm 2. 29 – NTLH)

Veja a versão com imagens nesse link

18 COMENTÁRIOS

  1. Excelente explicação! Eu tenho dúvidas ao ler a bíblia não entendo tudo tenho muito a aprender peço a sabedoria de Deus, é muito bom ter alguém assim como você que se preocupa em ensinar aqueles que estão em busca de entendimento mais claro nos dias de hoje, tirei as duvidas que eu tinha. Muito Obrigada!

    • Jamilene ; quão bom e saber que você gostaria de entender a palavra de Deus { A Bíblia ]. Se você soubesse, quantas dificuldades a Bíblia passou para que pudesse chegar até as nossas mãos ,você não faz ideia . Grassas ao { Espirito Santo de Deus ] hoje a temos traduzida e em linguagem fácil de entender . Embora escrita por homens ,{ inspirados porem ] tem como seu autor { O Todo Poderoso Jeová .] o criador dos céus e da terra e tudo em que a vida e com a confirmação daquele que diz { Salmos cp 40 verc 8 Agradei-me de fazer a tua vontade ó meu Deus ] O salmista referindo-se ao [Senhor Filho de Deus Jesus Cristo ] nosso Rei . OK ? Se houver interesse da sua parte em querer aprender mais sobre a Bíblia !!!! entre em contato com as{ Testemunhas de Jeová da sua localidade e obterás as respostas gratuitamente ]

  2. Interessante, eu nunca operei a fimose, mas quando tinha 15 anos, acordei com o penis ereto e senti uma estranha “cóssega” na cabeça do pênis, assustado, corri para o banheiro para ver o que era, surpresa, a cabeça estava toda para fora, até hoje, nunca mais a pele cobriu a cabeça, penso que talvez, seja porque a cabeça de meu penis, seja bem grande!

    • Incrível como chega ao ponto a falta de respeito do cidadão, você não precisa ser religioso o acreditar em Deus porque ele deu , Liberdade de escolha para vc que é um imbecil, agora com certeza ninguém está interessado em saber o tamanho do seu orgão genital, mas deve ser maior que seu cérebro.

  3. De acordo com sto. Agostinho, a circuncisão e o prepúcio, representam os judeus e os gregos; dos judeus as primícias, gregos ou gentios de um modo geral, a plenitude!!!!!!!!!!!!!

  4. Maravilhosa a resposta, pois entra em fusão com três pontos:
    1- a aliança de Deus com o seu povo;
    2- a aliança de Jesus pela sua graça circundando o coração do homem;
    3- a comprovação da ciência –
    DEUS É DEUS DOS MÉDICOS E DE TODA CIÊNCIA.

  5. Preciso tirar uma dúvida se dízimo e no tempo da lei e hoje vivemos pela graça isso quer dizer que não precisamos dar dízimos e sim ofertar com alegria? Tira essa minha dúvida por favor

DEIXE UMA RESPOSTA